A 20ª edição tem quase cinco semanas de exibições e debates, a Cabine Livre será montada no CCBB para receber os filmes mais loucos e experimentais, e mostrará diariamente VídeoArtes exibidas em looping. A cereja no bolo de 20 anos de evento é uma oficina de VideoArte. Todas as atividades tem entrada franca.

A abertura do evento, na quarta (22), tem ilustres convidados, como a cineasta Paula Gaitán, de “Luz dos Trópicos” e o cineasta Walter Fernandes Jr., diretor do amazonense “A Estratégia da Fome“, ambos premiados na edição carioca deste ano. Além disso, serão exibidos dois curtas de Brasília: “Aves coloridas”, de Angelo Pignaton, e “Paisagem em chamas”, de Silvino Mendonça; o curta Um inferno sem lazer de Nilson Primitivo (em memória), o curta “Nenhuma fantasia”, de Gregorio Gananian e Negro Leo, e o média “A estratégia da fome”, de Walter Fernandes Jr, ambos premiados na MFL RJ, que aconteceu de setembro de 2023, com apoio da Riofilme.

No dia seguinte à abertura, os cineastas Paula Gaitán e Walter Fernandes Jr participarão de um debate, após a exibição do média-metragem Ostinato, de Paula Gaitán. O filme é com e sobre o artista Arrigo Barnabé.

Todas as regiões do Brasil estão na MFL, e os estados com mais filmes são: RJ, com 54 filmes, SP com 33, MG com 11, e CE com 8. Brasília conta com 5 filmes e outros 7 títulos foram feitos, por brasileiros, no exterior. A programação completa está em www.mostralivre.com.

com informações de assessoria