No calor das eleições, o Festival de Finos Filmes reforça seu perfil de evento de curtas-metragens, política e sociedade, reunindo nomes e temas protagonistas do debate público nacional.

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Festival de Finos Filmes chega à nona edição e leva quatro sessões-debates ao recém-inaugurado Cineclube Cortina. Onze curtas e um longa premiados e exibidos em festivais como Cannes, Locarno, Vision du Réel, Clermont-Ferrand, Brasília, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro servirão de ponto de partida para debates com figuras de relevo como Sônia Guajajara, Nabil Bonduki, Manuela Carneiro da Cunha, Márcia Lima, Carlos Juliano Barros e outros.

Os recursos arrecadados com a venda de ingressos para os quatro eventos presenciais serão revertidos integralmente para instituições vinculadas a causas sociais, identitárias, indígenas e/ou culturais. Dentre as organizações e/ou projetos estão: Cozinha Solidária, Anmiga, Uneafro, Nós por Nós, FICA e a Astúcia Filmes.

Os filmes do festival estarão disponíveis gratuitamente no streaming À La Carte – do cinema Petra Belas Artes de São Paulo.

A direção do festival está a cargo de Felipe Poroger, cineasta, formado em Filosofia, mestre em Arquitetura, ambos pela USP. Felipe realizou sete curtas-metragens, que passaram por mais de 90 festivais, como Brasília, Rio, Gramado, É Tudo Verdade, Mar del Plata, Palm Springs, Olhar de Cinema, além de sessões especiais na Cinemateca de Paris, Harvard University. Como roteirista, assinou “Sob o Véu da Vida Oceânica”, dirigido por Quico Meirelles, vencedor de Melhor Curta Nacional no 25º AnimaMundi. Em 2020, co-dirigiu e co-roteirizou o podcast “Que Dia é Hoje?”, criado por Vinicius Calderoni. Articulista, já teve mais de trinta textos publicados em veículos como Folha Ilustríssima, Folha Ilustrada, CartaCapital e Nexo.

A lista de parceiros/apoiadores da 9a edição do Festival de Finos Filmes inclui Cineclube Cortina, Petra Belas Artes, MUBI, Fósforo Editora, MIS – Museu da Imagem e do Som – SP.

A abertura do Festival de Finos Filmes acontecerá no dia 31 de agosto, fechada para convidados, no Cineclube Cortina, que também sediará os dois dias de exibição presencial. O Cineclube Cortinal está localizado na Rua Araújo, 62, na República, e transformou um antigo estacionamento em um espaço multicultural no coração do centro de São Paulo, apostando no audiovisual como um instrumento cultural inclusivo e versátil.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL [3 e 4 de setembro]

Sábado, 3 de setembro

Cineclube Cortina [Rua Araújo, 62]

MESA #1 [Um país chamado trabalho] // 14h30

Exibição dos filmes, seguido de debate com:

  • Carlos Juliano Barros (jornalista e mestre em Geografia pela USP. Colunista do UOL, é um dos fundadores da Repórter Brasil).
  • Ediane Maria, pernambucana do Sertão, 38 anos, mulher negra, mãe solo de 4 filhos, diarista, bissexual, coordenadora estadual do MTST e coordenadora do Movimento Negro Raiz da Liberdade e candidata a deputada estadual/SP pelo PSOL.
  • [Mediação] Felipe Poroger, diretor do Festival de Finos Filmes, cineasta, formado em Filosofia e mestre em Arquitetura e Urbanismo.

>> Chão de Fábrica

direção de Nina Kopko, 24′

[​1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica do ABC Paulista. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo].

>> Fantasma Neon

direção de Leonardo Martinelli, 20′

[João é um entregador de aplicativo que sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical].

>> Madrugada

direção de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, 19′

[Daniel e Soninho não sabem se vão voltar para casa].

>> A Máquina Infernal

direção de Francis Vogner dos Reis, 30′

[Uma fábula sobre o apocalipse da classe operária]

Todos os recursos arrecadados pela venda de ingressos serão transferidos para o projeto Cozinha Solidária, voltado ao combate da fome da população em situação de vulnerabilidade social.

LINK PARA COMPRAR INGRESSO SOLIDÁRIO MESA#1:
https://www.sympla.com.br/evento/9o-finos-filmes-debate-um-pais-chamado-trabalho-curtas-sab-3-9-14h30/1686132

MESA #2 [Narrar a Cidade, Lutar pela Cidade] // 17h30

Exibição dos filmes, seguido de debate com:

  • Edna Matos (liderança da Associação Povo em Ação)
  • Nabil Bonduki (professor da FAU-USP, relator do Plano Diretor e ex-Secretário de Cultura de São Paulo)
  • Paula Monroy (arquiteta, pesquisadora e curadoria chileno-equatoriana radicada em São Paulo)
  • [Mediação] Simone Gatti (arquiteta e urbanista, doutora pela FAUUSP, presidente do FundoFICA e do FUA e professora de urbanismo da Escola da Cidade).

>> Mutirão: O Filme

direção de Lincoln Péricles, 10′

[Uma criança apresenta a construção da sua quebrada]

>> Fazer Muito com Pouco

direção de Katerina Kliwadenko e Mario Novas, 84′

[A prática de jovens arquitetos latino-americanos e a criação de novas diretrizes na forma de entender a prática profissional e a sua relação com a sociedade]

Todos os recursos arrecadados pela venda de ingressos serão partilhados entre o FICA (Fundo Imobiliário Comunitário de Aluguel) e a Astúcia Filmes, coletivo de produção e difusão audiovisual de quebrada.

LINK PARA COMPRAR INGRESSO SOLIDÁRIO MESA#2:
https://www.sympla.com.br/evento/9-finos-filmes-debate-narrar-a-cidade-lutar-pela-cidade-curtas-sab-3-9-17h30/1686451

Domingo, 4 de setembro

MESA #3 [Distopias do Presente] // 14h30

Exibição dos filmes, seguido de debate com

  • Keit Lima (mulher preta, nordestina, periférica, especialista em Gestão Pública pelo INSPER, graduada em Direito e Administração, ativista da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, da EDUCAFRO e da RENFA e candidata à Deputada Estadual em São Paulo, pelo PSOL);
  • Marcia Lima (professora do Departamento de Sociologia da USP e coordenadora do Afro-Cebrap – Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento);
  • [Mediação] Thaís Regina (repórter de cultura e sociedade, com colaborações na Time, Elle Brasil, UOL, Elástica, Glamour, Monkeybuzz e Noize. Tem uma coluna de ensaios na Revista Balaclava e estuda prisões, poder e resistência no Brasil).

>> Colmeia

direção de Maurício Chades, 15′

[Faz poucas horas que Huri saiu da prisão. Ela encontra com um amigo e pede que grave as histórias que tem para contar. Huri tira cartas de tarot para a humanidade]

>> Como respirar fora d’água, 16′

direção de Júlia Fávero e Victoria Negreiros

[Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada por policiais. Já em casa e livre de perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, também policial militar, com outros olhos].

>> Sideral

direção de Carlos Segundo, 15′

[Em Natal, Rio Grande do Norte, o primeiro lançamento de um foguete brasileiro está prestes a acontecer. Um casal mora com os dois filhos perto do centro espacial. Ele é mecânico, enquanto ela é faxineira. Porém, a mulher sonha com outros horizontes].

>> Céu de Agosto

direção de Jasmin Tenucci, 16′

[Enquanto na distante Amazônia a floresta queima, uma enfermeira grávida em São Paulo se vê cada vez mais atraída por uma igreja neopentecostal e sua comunidade].

Todos os recursos arrecadados pela venda de ingressos serão partilhados entre a Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora) e a Nós por Nós, rede de apoio de mulheres egressas e sobreviventes do cárcere, para e por mulheres egressas

LINK PARA COMPRAR INGRESSO SOLIDÁRIO MESA#3:
https://www.sympla.com.br/evento/9-finos-filmes-debate-distopias-do-presente-curtas-dom-4-9-14h30/1686449

MESA #4 [Memórias, Imagens e Lutas Indígenas] // 17h30

Exibição dos filmes, seguido de debate com:

  • Manuela Carneiro da Cunha (antropóloga, professora titular aposentada da USP e professora emérita da Universidade de Chicago);
  • Sônia Guajajara (defensora dos Povos Indígenas e dos biomas do Brasil. Nascida na Terra Indígena Arariboia, é hoje reconhecida como uma das principais vozes indígenas do país, e uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022, segundo a revista Time. Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e co-fundadora da ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade), é candidata a deputada federal por São Paulo);
  • [Mediação] Carol Santana (advogada indigenista, assessora jurídica do Opi – Observatório dos Direitos Humanos de Povos Indígenas Isolados, Doutoranda em Direito e Democracia na UnB).

>> Yaõkwa: Imagem e Memória

direção de Rita Carelli e Vincent Carelli, 21′

[O Vídeo nas Aldeias realizou com os índios Enawenê Nawê, durante quinze anos, extensos registros do Yaõkwa, seu mais longo ritual, em que os mestres de cerimônia puxam, durante sete meses, uma miríade de cantos, a fim de manter o equilíbrio do mundo terreno como mundo espiritual. Neste filme, outros quinze anos mais tarde, os Enawenê Nawê reencontram essas imagens e, com elas, parentes falecidos, costumes que caíram em desuso e preciosos cantos rituais]

>> Luta pela Terra

direção de Camilla Shinoda e Tiago Aragão, 29′

[Diversos povos indígenas se mobilizam em Brasília, Roraima e Amazonas frente a um importante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF)]

Todos os recursos arrecadados pela venda de ingressos serão transferidos para a Anmiga (Articulação Nacional Das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade)

LINK PARA COMPRAR INGRESSO SOLIDÁRIO MESA#4:
https://www.sympla.com.br/evento/9o-finos-filmes-debate-memorias-imagens-e-lutas-indigenas-curtas-dom-4-09-17h30/1686450

PROGRAMAÇÃO ONLINE [1 a 6 de setembro]

Os filmes abaixo estarão online do dia 1 a 6 de setembro, gratuitamente, no streaming À La Carte – do cinema Petra Belas Artes de São Paulo

>> Céu de Agosto

direção de Jasmin Tenucci

>> Chão de Fábrica

direção de Nina Kopko

>> Colmeia

direção de Maurício Chades

>> Como respirar fora d’água

direção de Júlia Fávero e Victoria Negreiros

>> Fazer Muito com Pouco

direção de Katerina Kliwadenko e Mario Novas

>> Luta pela Terra

direção de Camila Shinoda e Tiago Aragão

>> Madrugada

direção de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza

>> A Máquina Infernal

direção de Francis Vogner dos Reis

>> Mutirão: O Filme

direção de Lincoln Péricles

>> Sideral

direção de Carlos Segundo

>> Yaõkwa: Imagem e Memória

direção de Rita Carelli e Vincent Carelli

Mais informações: A programação oficial e detalhes do 9º Festival de Finos serão divulgados no instagram @finosfilmes ou em www.finosfilmes.com.br.

com informações de assessoria