Quem acredita que o amor é um fluxo contínuo? Qual é o nosso impulso vital? A cineasta francesa Charlize Bourgeois-Tacquet se viu instigada a fazer um filme sobre uma personagem movida pelo desejo. O mais primordial, trivial, que a leva em direções opostas em vários momentos, em especial quando acaba de completar 30 anos, terminou um namoro, está sem trabalho e prestes a ser despejada, sem saber como levar a tese adiante ou prosseguir. Mas o desejo a move sempre, na busca de liberdade – inclusive sexual – e é na satisfação de casa ímpeto que o destino dela vai se desenhando. 

“Os Amores Dela”, no caso, a jovem parisiense Anais, é um filme que não promete nada e entrega tudo. A jornada dela, uma “Frances Ha” sem filtro ou grandes arroubos filosóficos, se conforma no gênero da comedia romântica, daquelas bem cheias de coincidências, confusões, paixões e frustrações – mas também de um bem-vindo erotismo. 

“She’s got Bette Davi’s eyes” 

A mulher branca, magra e de penetrantes olhos escuros vai levando todos na lábia, homens e mulheres que atravessam o seu caminho, seja o ex-namorado, o irmão (que foi largado pela namorada mochileira e cria afinidade com um lêmure?), a locatária do apartamento, o chefe no departamento acadêmico, a dona da pousada onde se hospeda, o pobre funcionário que deveria tê-la como ajudante e até seu atual amante. Vivido pelo comediante Denis Podalydès, Daniel, o amante é um típico homem de meia idade insosso em crise e que quer ter uma jovem para transar, mas sem nenhuma complicação emocional. O que se sucede é uma oportuna e nada gratuita guinada na orientação sexual de Anais, que se torna obcecada pela escritora Emilie Ducret, casada com Daniel. 

Bourgeois-Tacquet faz sua estreia em longas com esse filme, distribuído pela Imovision no Brasil, cuja protagonista é vivida por Anais Demoustier (ganhadora do César em 2020), que é a personagem de mesmo nome, personificando os dramas de uma mulher balzaca sem grandes perspectivas ou planos de forma extremamente relacionável e charmosa. O objeto cristalino do desejo de Anais, Emilie Ducret, é vivido pela maravilhosa Valeria Bruni Tedeschi, que dá todo um ar de realeza e diligência para a personagem, também uma mulher libertária, mas que opera num registro muito distinto da jovem que a quer. 

Quando a escritora se dá por seduzida e, trajando um esfuziante vestido azul que contrasta lindamente com o vestido vermelho curtinho de Anais, a convida para dançar, “Os Amores Dela” entrega uma das cenas mais apaixonantes do cinema recente. Tanta vida e beleza em cena é rompida, mas sem grandes ruídos, no tom adotado por Bourgeois-Tacquet ao tratar da mãe de Anais com câncer, acrescentando mais uma nuance à protagonista, que não é tão descontraída e inconsequente quanto se quer fazer crer. 

UM FILME SOLAR 

“Os Amores Dela” se torna um agradável, sedutor e por vezes melancólico retrato millenial, ainda contendo algumas metáforas sobre a arte e a vida, a necessidade de deixar sua voz ser ouvida e não desistir de buscar seus sonhos – Anais estuda literatura e muito do encanto por Emilie também se traduz numa vontade em ser ela ou manifestar uma voz própria.  

Na cena em que Emilie declara, durante o colóquio, que gosta de “escrever sem se deixar limitar, percorrendo os gêneros de acordo com o que se deseja” Anais assiste a ela e chega a passar a língua suavemente pelos lábios. Ou mesmo o evocativo sobre a autoria feminina na arte, quando elas assistem no cinema a Gena Rowlands em “Noite de Estreia” – talvez a mais fenomenal atuação daquela época -, boquiabertas e acariciando as mãos. 

Após ficarem juntas e haver o confronto sobre quem Anais disse que era e quem realmente é, Emilie apela a ela que faça algo com o que tem, com toda aquela vivacidade.  

Em 1h30 de projeção a montanha russa de emoções fugazes e outras profundas que Anais experencia aquecem o peito – até seu talvez happy end com a amada, o dissabor do final aberto. Como são vitais filmes assim: curtos, saborosos e solares! 

PS: Pra quem for assinante do Reserva Imovision ou quiser conferir o melhor do cinema francófono e também brasileiro na plataforma de streaming está agora está disponível nos canais Prime Channel. Neste mês inclusive estreou a série Paris ETC. que acompanha as histórias de romance vividas por cinco mulheres na idade parisiense; Bruni Tedeschi e Demoustier estão no elenco.