As inscrições para o 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte estão abertas de 12 de abril a 9 de junho de 2023 através do site oficial (clique aqui). O evento será realizado em Manaus no segundo semestre deste ano em datas e locais a serem anunciados em breve.

Neste ano, o evento organizado pela Artrupe Produções Artísticas com apoio do Cine Set amplia o campo de ação nesta edição ao estender a principal mostra competitiva para todos os Estados da Amazônia Legal. Desta forma, poderá concorrer obras realizadas ou dirigidas por artistas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As produções irão disputar os seguintes prêmios: Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.

Obras realizadas em todo o Brasil poderão se inscrever na Mostra Outros Nortes. Os filmes desta categoria disputarão os prêmios de Melhor Filme e até duas menções honrosas do júri a ser formado por integrantes do Cine Set.

A última mostra do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é Olhinho para filmes voltados para o público infanto-juvenil realizados em todos os Estados do Brasil.

COMUNICADO OFICIAL DA ORGANIZAÇÃO DO OLHAR DO NORTE

Nas primeiras conversas sobre a criação do Olhar do Norte, identificamos que a sua maior força estaria na reunião de filmes da Região Norte, num espaço interessado em mostrar as histórias, rostos, cenários, cores que vemos e vivemos nas nossas cidades, e que não estão reproduzidas no tipo de cinema que a maior parte da população tem acesso. A partir desse pensamento, inevitavelmente chegamos ao conceito de Amazônia, algo repleto de complexidades, e que não cabe dentro das divisões regionais do Brasil e da América do Sul. Nosso principal norte passou a ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, em um sentido amplo.

A grande variedade de realidades que a Amazônia representa nos torna capazes de distinguir nuances dentro da mesma cidade, no mesmo bairro, até em um mesmo rio. Não somos um bloco uniforme em um mapa, não temos necessariamente os mesmos hábitos, mas possuímos um forte vínculo que vai além de questões geográficas. Estamos num lugar de destaque no mundo, e neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial.

A partir desta 5ª edição o Olhar do Norte torna-se o Festival de Cinema da Amazônia. A mostra competitiva principal, Amazônia, exibe filmes de todos os estados que compõem a Amazônia Legal, incluindo assim Maranhão e Mato Grosso. Todos os demais estados do Brasil podem se inscrever na mostra Outros Nortes, e na mostra Olhinho, destinada para filmes voltados para o público infanto-juvenil.

Depois de quatro anos de festival, chegamos a 5ª edição com um sentimento de que o melhor está por vir, e que os retrocessos dos últimos anos darão espaço a um diálogo em que estaremos presentes exigindo o que é nosso e direito de todos: arte e cultura de qualidade produzida com dignidade nos lugares onde as pessoas vivem.

Esperamos vocês no 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.