A Escola Itaú Cultural tem inscrições abertas para o curso Crítica de cinema de 6 de julho, às 9h, ao dia 13 de julho, às 18h. Com aulas de 8 de setembro a 15 de dezembro, às quartas, das 19h às 22h, a formação aborda em viés teórico e prático diversas formas de crítica cinematográfica, com enfoque na produção audiovisual não hegemônica e não comercial – em especial no trabalho de mulheres, pessoas não brancas, LGBTs+ etc.

Em 14 aulas, profissionais estabelecidos no audiovisual brasileiro proporcionam debates sobre história da crítica e as mídias e estilos em que esse gênero se desenvolve, além de trazer diálogos sobre o cinema brasileiro. Os alunos deverão entregar ao final da formação um trabalho prático.

A coordenação pedagógica do curso é da cineasta e professora Moira Toledo. Lecionam Bernardo Oliveira (pesquisador, crítico de música e cinema), Carol Almeida (doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco), Cleber Eduardo (curador, professor e pesquisador), Heitor Augusto (curador e cofundador do instituto Nicho 54), Kênia Freitas (crítica e curadora de cinema), Juliano Gomes (editor da revista Cinética) e Sophia Pinheiro (doutoranda em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense).

São 45 vagas, com possível lista de espera. Para se inscrever, cadastre-se na Escola Itaú Cultural e acesse a página do curso, em que está disponível o edital. Será preciso preencher o formulário e enviar um comentário crítico sobre um filme, entre sete sugeridos, todos esses disponibilizados na plataforma Itaú Cultural Play. Os selecionados, além de receber a confirmação por e-mail, serão anunciados na plataforma da escola em 17 de agosto. Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail [email protected]

com informações de assessoria

‘Jungle Cruise’: aventura pela Amazônia passa de ano raspando

No início dos anos 2000, a Disney adaptou famosas atrações de seus parques para o cinema, como a “Mansão Mal-Assombrada” (2003) e “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” (2003) - este último rendendo até uma grande franquia. Com a tentativa de alcançar este...

‘Velozes e Furiosos 9’: gasolina da série parece perto do fim

E lá se vão vinte anos de Velozes e Furiosos no cinema... A metamorfose pela qual passou essa cinessérie, desde o primeiro – e visto hoje, até humilde – filme de 2001, é uma das mais curiosas trajetórias de sucesso da Hollywood moderna. O que começou com rachas,...

‘Pig’: Nicolas Cage em estado de graça em filme intrigante

Que filme curioso e interessante é este Pig, dirigido pelo estreante Michael Sarnoski. É aquele tipo de produção em que você realmente não sabe para onde a história vai, não sabe se ri ou se chora e sua abordagem minimalista o afasta de outros tipos de filmes com os...

‘Verão de 85’: agridoce romance gay cai em velhas armadilhas do gênero

Ah, o primeiro amor. Tem coisa mais fascinante, impulsiva e intensa que um primeiro amor? É um sentimento que toma conta da alma, da pele. Transborda sensações, energiza e ressignifica o que é viver.  Sempre haverá o antes e depois de um primeiro amor. Em uma...

‘Space Jam 2: Um Novo Legado’: perdido na nostalgia e sem saber seu público

Confesso que dificilmente consigo ser fisgada pela nostalgia. Dito isto, este elemento pode até ser o grande fator de atração de “Space Jam 2: Um Novo Legado” ao lado dos easter eggs, mas não é o suficiente para segurar a trama. Somos convidados a embarcar com LeBron...

‘A Última Carta de Amor’: Jojo Moyes em adaptação de altos e baixos

Lançamento da Netflix, “A última carta de amor” é um romance baseado no livro da escritora britânica Jojo Moyes, que já possui outro livro adaptado para os cinemas, “Como eu era antes de você", de 2016. A autora inclusive também é uma das produtoras do filme....

‘O Sétimo Dia’: policial com terror fica longe de combinar em filme fraco

Uma das belezas do cinema de gênero é perceber como, às vezes, roteiristas e cineastas espertos conseguem criar combinações que, à primeira vista, podem parecer impossíveis de funcionar em conjunto, mas funcionam. Ora, Todo Mundo Quase Morto (2004) é uma...

‘Caros Camaradas’: a desintegração do comunismo soviético

A primeira coisa que você deve saber acerca de “Caros Camaradas” é que estamos diante de um filme forte, necessário e que ainda se apropria de causas hoje presentes estruturados em uma sociedade desigual. Dito isso, vamos ao filme. “Caros Camaradas” narra um momento...

Trilogia ‘Rua do Medo’: diversão rasa, nostálgica e descartável

Séries de TV têm sido um dos pilares fundamentais na consolidação global da Netflix como o maior serviço de streaming do mundo. Boas, ótimas ou ruins, vindas de diversas partes do mundo, não importa: sempre podemos contar com a produção serializada de TV como parte...

‘Viúva Negra’: o pior filme da Marvel em muitos anos

Durante muito tempo, os fãs das produções da Marvel Studios pediam por um filme solo da heroína Viúva Negra. A estrela Scarlett Johansson também queria fazer. Para quem deseja entender um pouco dos meandros de Hollywood e esclarecer porque o filme da Viúva não saiu,...