A Escola Itaú Cultural tem inscrições abertas para o curso Crítica de cinema de 6 de julho, às 9h, ao dia 13 de julho, às 18h. Com aulas de 8 de setembro a 15 de dezembro, às quartas, das 19h às 22h, a formação aborda em viés teórico e prático diversas formas de crítica cinematográfica, com enfoque na produção audiovisual não hegemônica e não comercial – em especial no trabalho de mulheres, pessoas não brancas, LGBTs+ etc.

Em 14 aulas, profissionais estabelecidos no audiovisual brasileiro proporcionam debates sobre história da crítica e as mídias e estilos em que esse gênero se desenvolve, além de trazer diálogos sobre o cinema brasileiro. Os alunos deverão entregar ao final da formação um trabalho prático.

A coordenação pedagógica do curso é da cineasta e professora Moira Toledo. Lecionam Bernardo Oliveira (pesquisador, crítico de música e cinema), Carol Almeida (doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco), Cleber Eduardo (curador, professor e pesquisador), Heitor Augusto (curador e cofundador do instituto Nicho 54), Kênia Freitas (crítica e curadora de cinema), Juliano Gomes (editor da revista Cinética) e Sophia Pinheiro (doutoranda em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense).

São 45 vagas, com possível lista de espera. Para se inscrever, cadastre-se na Escola Itaú Cultural e acesse a página do curso, em que está disponível o edital. Será preciso preencher o formulário e enviar um comentário crítico sobre um filme, entre sete sugeridos, todos esses disponibilizados na plataforma Itaú Cultural Play. Os selecionados, além de receber a confirmação por e-mail, serão anunciados na plataforma da escola em 17 de agosto. Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail [email protected]

com informações de assessoria

‘Encanto’: agradável ainda que nada marcante animação Disney

Apropriada para o público infantil e com fácil apelo emocional, a temática sobre família constantemente é explorada nas animações da Disney e ‘Encanto’ não foge disso. Dirigido pelo trio Jared Bush (‘Moana’), Byron Howard (‘Zootopia’) e Charise Castro Smith, o filme...

‘Ataque dos Cães’: a masculinidade tóxica dissecada e descontruída

“Ataque dos cães” trata sobre masculinidade e poder em uma obra que flutua pela sensibilidade dos detalhes. Benedict Cumberbatch (“Doutor Estranho”) interpreta Phil Burbank, um típico vaqueiro dos filmes de faroeste, tratando sua frieza e brutalidade como prêmios. Ele...

‘King Richard: Criando Campeãs’: a filosofia de Will Smith com todos seus vícios e virtudes

Há alguns anos, o astro Will Smith explicou o motivo de ter recusado o papel de protagonista no sucesso Django Livre (2012), de Quentin Tarantino. A estrela afirmou que “o único jeito de fazê-lo seria se fosse uma história de amor, não de vingança”. Bem,...

‘Earwig’: fábula dark de incapaz de envolver o público

A vida de uma menina peculiar, um homem atormentado e uma garçonete em apuros se entrelaçam em "Earwig", novo filme da francesa Lucile Hadžihalilović (“Inocência”, “Évolution”). O longa, que teve estreia em Toronto e premiada passagem em San Sebastián, foi exibido no...

‘Ferida’: Halle Berry tenta, mas, não sai de fórmulas batidas

Ferida, estrelado e dirigido pela atriz Halle Berry – marcando sua estreia como diretora – é um filme igual à sua protagonista: sincero, mas errático; intenso, mas também disperso. A produção da Netflix busca contar um drama humano dentro do universo do MMA e, com...

‘Deserto Particular’: a solidão como companheira

A solidão que a gente carrega e que nos carrega também. “Deserto Particular” é um filme sobre espaços e tempo. Logo na abertura, Daniel (Antônio Saboia) corre de noite em meio a uma rua vazia, enquanto ouvimos uma narração do protagonista direcionada a alguém que ele...

‘Tick, Tick… Boom!’: Lin-Manuel Miranda dribla resistências ao musical em grande filme

Seja no cinema ou no teatro, não conhecer ‘Rent – Os Boêmios’ e muito menos ter se emocionado ao som de ‘Seasons of Love’ é algo extremamente difícil para quem gosta de musicais. A partir dessa prerrogativa, ‘Tick Tick... Boom!’ trata-se de uma grande homenagem a esse...

‘Um Herói’: o melhor filme de Asghar Farhadi desde ‘O Passado’

Um conto-da-carochinha com desdobramentos épicos é a força-motriz de "Um Herói", novo drama de Asghar Farhadi. O longa foi exibido no Festival de Londres deste ano após estreia em Cannes, onde levou o Grand Prix - o segundo prêmio mais prestigiado do evento. Escolhido...

‘Blue Bayou’: sobre pertencer e se identificar a um lugar

Antonio Leblanc (Justin Chon) mora em Nova Orleans há 30 anos, é casado, tem uma filha adotiva e a esposa está grávida de mais uma menina. Ainda assim, o sul-coreano corre risco de ser deportado mesmo que tenha sido adotado aos 3 anos de idade por um casal...

‘Benedetta’: Verhoeven leva sexo a convento em sátira religiosa

Paul Verhoeven (“Elle”, “Tropas Estelares”), está de volta - e continua em excelente forma. Seu mais novo filme, Benedetta, exibido no Festival de Londres deste ano após sua estreia em Cannes, vê o diretor holandês empregando sua verve cáustica à serviço de uma...