A Escola Itaú Cultural tem inscrições abertas para o curso Crítica de cinema de 6 de julho, às 9h, ao dia 13 de julho, às 18h. Com aulas de 8 de setembro a 15 de dezembro, às quartas, das 19h às 22h, a formação aborda em viés teórico e prático diversas formas de crítica cinematográfica, com enfoque na produção audiovisual não hegemônica e não comercial – em especial no trabalho de mulheres, pessoas não brancas, LGBTs+ etc.

Em 14 aulas, profissionais estabelecidos no audiovisual brasileiro proporcionam debates sobre história da crítica e as mídias e estilos em que esse gênero se desenvolve, além de trazer diálogos sobre o cinema brasileiro. Os alunos deverão entregar ao final da formação um trabalho prático.

A coordenação pedagógica do curso é da cineasta e professora Moira Toledo. Lecionam Bernardo Oliveira (pesquisador, crítico de música e cinema), Carol Almeida (doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco), Cleber Eduardo (curador, professor e pesquisador), Heitor Augusto (curador e cofundador do instituto Nicho 54), Kênia Freitas (crítica e curadora de cinema), Juliano Gomes (editor da revista Cinética) e Sophia Pinheiro (doutoranda em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense).

São 45 vagas, com possível lista de espera. Para se inscrever, cadastre-se na Escola Itaú Cultural e acesse a página do curso, em que está disponível o edital. Será preciso preencher o formulário e enviar um comentário crítico sobre um filme, entre sete sugeridos, todos esses disponibilizados na plataforma Itaú Cultural Play. Os selecionados, além de receber a confirmação por e-mail, serão anunciados na plataforma da escola em 17 de agosto. Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail [email protected]

com informações de assessoria

Olhar de Cinema 2022: ‘A Censora’, de Peter Kerekes

Dirigido por Peter Kerekes, “A Censora” aborda o dia a dia de uma penitenciária feminina em Odessa, cidade ucraniana. Misturando documentário e ficção, o filme tem como personagem principal Lesya (Maryna Klimova), jovem que recentemente deu à luz ao primeiro filho,...

Olhar de Cinema 2022: ‘O Trio em Mi Bemol’, de Rita Azevedo Gomes

Um casal de ex-amantes discute o passado e futuro de sua relação. A amizade e companheirismo que restaram sustentam os incômodos e ciúmes que surgiram? Um diretor em crise com seu novo filme discute com seus atores quais rumos a obra deve tomar. Eles serão capazes de...

‘Spiderhead’: algoritmo da Netflix a todo vapor com filme esquecível

“Spiderhead” é o novo filme da Netflix e, do ponto de vista de marketing, possui elementos ótimos para a equipe de “Promos” do streaming vender aos seus assinantes: dois nomes em alta graças ao sucesso de “Top Gun: Maverick”, o ator Miles Teller e o diretor Joseph...

Olhar de Cinema 2022: ‘Garotos Ingleses’, de Marcus Curvelo

É preciso coragem para utilizar o humor para tratar de temas violentos. Primeiro porque a comédia em si é um gênero geralmente visto (de forma equivocada) com um pé atrás, fazendo-se necessário um uso exemplar de suas possibilidades. Segundo, porque a tentativa de...

‘Arremessando Alto’: carta de amor de Adam Sandler ao basquete

A parceria Adam Sandler/Netflix permanece intacta. Desde que o ator e comediante assinou contrato com a plataforma, a produtora Happy Madison concebeu uma considerável safra de comédias com boa audiência no streaming. “Arremessando Alto” é a aposta da vez.  No papel...

‘RRR’: épico indiano dá aulas em extravagância fílmica

Já virou certo clichê entre a parcela ocidental da crítica cinematográfica a comparação entre “RRR” e os blockbusters hollywoodianos. Hollywood, dizem os críticos, deveria voltar sua atenção às terras ao leste do globo, porque “RRR” os deixa no chinelo em termos de...

‘Aline – A Voz do Amor’: tudo o que ‘Bohemian Rhapsody’ não é

“Um ficção livremente inspirada na vida de Céline Dion”. A história da cantora imortalizada por ser a intérprete de "My Heart Will Go On", a canção-tema de "Titanic", chega aos cinemas pelas mãos e na figura de Valérie Lemecier, também canadense como a sua retratada....

‘Amigo Secreto’: a força do jornalismo investigativo contra os abusos da Lava-Jato

Uma frase convencional é de que toda arte é política. Embora seja um clichê para produtores culturais progressistas, é preciso concordar quando a mente por trás do projeto é Maria Augusta Ramos. Responsável por produções como “O Processo” e “Juízo”, a cineasta expõe...

‘Lightyear’: luta em vão da Pixar contra fantasma de si mesma

Aqui vai uma história trágica: o estúdio que, outrora lar para verdadeiros artesãos que laboravam arduamente em suas narrativas, completamente alheios às pressões do mundo exterior, hoje se desvanece pouco a pouco, aparentemente corrompido pela influência de sua...

‘Ilusões Perdidas’: tratado sobre o deslumbre do homem

Em uma sociedade em que há divisão de classes entre burguesia e proletários, pobres e ricos, desigualdades sociais, intelectuais, culturais e patrimoniais, nunca haverá de fato um território democrático. O histórico da sociedade nos diz muito sobre ela mesma: é um...