1. Primeira exibição em Manaus

O filme de abertura do Festival Olhar do Norte será “A Terra Negra dos Kawa”. A produção é o terceiro longa-metragem da carreira de Sérgio Andrade (“A Floresta de Jonathas”  e “Antes o Tempo Não Acabava”), único diretor amazonense a ter produções lançadas em circuito comercial nos cinemas brasileiros nesta década. Rodada na região metropolitana de Manaus, “Kawa” mostra os anciãos Uçana e Turyná como os principais responsáveis pelo comando das principais terras locais. Pertencentes à etnia Kawa, eles tornam-se motivo de interesse para cientistas escavadores que descobrem grandes poderes energéticos e sensoriais naquelas que são chamadas de “terras pretas”.

O elenco conta com com atores indígenas da mesma família – o pajé Severiano Kedassare, a esposa dele, Emerlinda Yepario, e os filhos Kaya Sara e Anderson Kary-Bayá – e intérpretes nacionais como Mariana Lima (“Quem é Primavera das Neves?”), Marat Descartes (Quando Eu Era Vivo) e Felipe Rocha (Como Nossos Pais). Esta será a primeira exibição do filme em Manaus após passagens pelo Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


2. Causa indígena em evidência

Ganhador de três prêmios no Festival de Brasília 2018, “Entre Parentes” será exibido antes de “A Terra Negra dos Kawa”. O curta-metragem vindo do Distrito Federal dirigido por Tiago Aragão se passa durante a maior mobilização indígena no 14ª edição do Acampamento Terra Livre e foca na dificuldade deles de se fazerem ouvir dentro do Congresso Nacional em meio aos conchavos políticos da bancada ruralista.


3. Oficina de Assistência de Direção

Com vagas esgotadas em pouco mais de 24 horas, a oficina de assistência de direção ministrada por Ismara Antunes inicia nesta sexta-feira, a partir das 8h. O encontro pretende proporcionar conhecimentos técnicos, práticos e básicos como a decupagem do roteiro, análise técnica, montagem do plano de filmagem, ordem do dia, entre outras funções da equipe de direção. Ismara trabalhou na função nas séries ficcionais “Os Konsiderados”, do diretor Gustavo Godinho (produtora Greenvision); “Sacoleiras S/A”, do diretor Roger Elarrat (Visagem Filmes); “BOTO”, dos diretores Rafael RamosDiego Bauer e Victor Kaleb (Artrupe).


4. FESTA DE ABERTURA

Não é só de cinema que vive o Festival Olhar do Norte: música boa amazonense marca a noite de abertura. As bandas Luneta Mágica e The Stones Ramos junto com o Dj Melka se apresentam no Espaço Cultural Curupira, localizado Av. Sete de Setembro, 1710, Centro de Manaus, a partir das 22h.


5. GRÁTIS!!!

Tudo isso é de G-R-A-Ç-A! Programação completa você confere aqui!