A categoria mais fácil do bolão do Oscar 2023 se confirmou: “Avatar: O Caminho da Água” é o vencedor de Melhores Efeitos Visuais. 

Se o James Cameron nos enrolou por 12 anos para a continuação, foi justamente por conta deste setor. Para tornar o oceano de Pandora de crível, a equipe de efeitos visuais colocou a técnica de captura de movimentos também para debaixo d´água. Como se não bastasse, a equipe aliou o CGI com efeitos práticos usados para criar os cenários físicos e adereços.  

A WETA, empresa consagrada no setor após a experiência com Gollum em “O Senhor dos Anéis”, ainda aperfeiçoou a um outro patamar o sistema de animação facial dos personagens. Por fim, Cameron e equipe construíram um novo sistema de câmera de 3D estereoscópico de última geração. 

O resultado disso é visto em cada frame na tela. “Avatar: O Caminho da Água” torna verdadeiros dinossauros os efeitos visuais de qualquer superprodução de Hollywood atual, dando um novo passo para a tecnologia no cinema. A questão é saber se alguém irá seguir os caminhos de Cameron.