Se você é fã do Queen, da Rihanna ou de Rod Stewart, seu destino só poderá ser na Cidade do Rock curtindo os shows desses artistas no Rock in Rio ou vendo pela televisão as apresentações deles no festival, que começa nesta sexta-feira (18). Se você também gosta de acompanhar o trabalho dos ídolos da música em outras mídias, o Cine Set mostra aqui as investidas na tela grande de alguns dos artistas do ‘lineup’ do festival. Seja com trilha sonoras, documentários ou até estrelando filmes, tem para todos os gostos!

Astro do cinema

Recém-saído dos elogios – os primeiros em muitos anos – pela atuação em “Black Mass”, Johnny Depp se apresentará no RiR em uma das noites dedicadas ao rock mais pesado. Junto a Alice Cooper e ex-integrantes do Guns and Roses, ele fará as vezes de guitarrista da banda “Hollywood Vampires”. Bom, acho que não precisa falar da carreira do Depp no cinema, né?

Trilhas sonoras & cenas memoráveis

Muita gente associa “Bohemian Rhapsody” não aos vocais de Freddie Mercury e à melancolia da teatral canção do Queen, mas à divertida cena em que Mike Myers e Dana Carvey entoam a música em “Quanto Mais Idiota, Melhor”. A banda liderada por Mercury também é lembrada pela trilha de “Highlander”. No filme do “guerreiro imortal”, os músicos emplacaram os sucessos “Who Wants to Live Forever” e “A Kind of Magic”, que com certeza serão entoadas a plenos pulmões pelos fãs no Rio de Janeiro. Outra trilha que contou com os acordes da guitarra de Brian May, além dos vocais de Mercury e da cozinha precisa de John Deacon e Roger Taylor foi a de “Flash Gordon”.

No domingo, Elton John sobe ao palco do Rock in Rio para a sua segunda apresentação na edição brasileira do festival. O cantor é outro que tem uma extensa relação com o cinema. Não dá para falar nele sem lembrar de “The Circle of Life”, “Hakuna Matata” e “Can You Feel The Love Tonight”, memoráveis canções que compôs para “O Rei Leão”, de 1994. É de Elton a música que embala um dos momentos mais bonitos do cinema nos últimos anos, a viagem de ônibus em “Quase Famosos”, ao som de “Tiny Dancer”.

Antes de Elton, o público poderá conferir o show de Seal, cantor que teve em “Kiss from a Rose” um de seus maiores sucessos. A canção fez parte da trilha sonora de “Batman Eternamente”, de 1995. No palco Sunset, quem se apresenta é John Legend, que venceu o Oscar de melhor canção original neste ano pela emocionante “Glory”, do injustiçado “Selma”.

Falando em Oscar, um forte candidato à estatueta do ano que vem – se formos considerar o sucesso de Adele que ele vem emulando – também se apresenta no RiR. No dia 26, o público poderá ouvir as chorosas, porém belas canções de Sam Smith. Será que ele apresenta logo a canção do novo James Bond, “Spectre”? Pouco provável, mas não custa nada sonhar. Candidatos ao prêmio da Academia alguns anos atrás com a canção “Real in Rio, da animação Rio, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes reeditam a parceria no palco Sunset, horas antes do show de Smith.

Participações/filmes temáticos/documentários

Atração principal do dia 19, o Metallica é outra banda com presença forte na telona. Há dois anos, um show da banda foi o pano de fundo para “Through the Never”. O filme fala sobre um ‘roadie’ que vive uma série de desafios sobrenaturais durante uma apresentação de James Hettfield e companhia.

Um dos nomes mais esperados do festival, Rihanna também tem passagem pelas telonas. Pouca gente lembra, mas ela tentou a carreira de atriz no fracasso “Battleship – A Batalha dos Mares”. É, acho que ela leva mais jeito cantando hits como “Diamonds” e “Bitch Better Have My Money” no palco mesmo.

O último dia de festival começa com show do Cidade Negra. O vocalista Toni Garrido já deu suas investidas no cinema, com direito a protagonizar “Orfeu”, de Cacá Diegues. Ele participou ainda de “Deus é Brasileiro”, do mesmo diretor, em 2003.

Quem encerra o evento, no dia 26, é Katy Perry. Ao contrário da amiga Rihanna e de outras popstars como Beyoncé e Madonna, ela ainda não tentou a sorte na telona como atriz. No entanto, ganhou dinheiro nas bilheterias em 2013 com o documentário “Part of Me”, que mostra os bastidores de uma turnê sua – tem registro do show da cantora no Rock in Rio, inclusive.