Hoje sou o incumbido de colaborar com essa coluna tão especial pro site. Como sempre é interessante observarmos os diferentes gostos, os diferentes motivos que levam as pessoas a elegerem seus filmes. Um momento difícil, época da vida, primeiro filme que assistiu na TV ou cinema, e então pumba temos um cinéfilo.

São pessoas de diferentes idades, com diferentes ocupações, algumas trabalham com audiovisual outras podem estar por trás da mesa de um escritório – pode ser que nem se conheçam – mas no fim das contas o que importa é o que elas tem em comum: A paixão pela sétima arte.

Ah, quer participar dessa seção do site? Manda uma inbox pro nosso Facebook! 


Diógenes Andrade
Filme Escolhido: Gênio Indomável

Nem vou ousar recortar o que Diógenes tem a dizer sobre filme premiado dirigido por Gus Van Sant. O administrador, demorou um pouco pra decidir qual filme citar, mas ao decidir não mediu palavras: “É um filme que me marcou demais, pois, trata sobre as expectativas que pessoas botam sobre você, o quanto isso pode prejudicar seu desenvolvimento e da importância de se encontrar um caminho que você considere o ideal pra si mesmo” desabafou. Falou tá falado.


Felipe Paiva
Filme Escolhido: Uma Noite Alucinante

Felipe é o irmão caçula de um certo colaborador do site (eu mesmo). Formado em Educação Física compartilha da paixão pela cultura pop igual o irmão. O filme da vida do rapaz é também um trauma: habituado a acompanhar as sessões de terror de madrugada comigo, o filme do Sam Raimi não apenas o marcou, como tirou suas noites de sono: “Foi o primeiro filme de terror que eu assisti do começo ao fim e que não aterrorizou apenas minhas noites de sono, mas despertou meu interesse pelo gênero”. O terror ganhou um fã e o irmão dele uma bronca da mãe por deixá-lo assistir a esse tipo de filme. 


Perseul Carvalho
Filme Escolhido: Watchmen – O Filme

Perseul é estudante e vive na correria como seu xará mitológico. E o filme da vida dele é a segunda adaptação de quadrinhos dirigida por Zack Snyder baseada na HQ de Alan Moore. “Marcou muito aquela época da minha vida, por ser sujo e real mesmo sendo sobre heróis ou no caso, vigilantes. Para mim, permanece sendo a adaptação mais fiel de uma HQ”.


Joyce Ipiranga
Filme Escolhido: “Clube da Luta”

Joyce é formada em direito, mas desistiu da carreira e atualmente trabalha como produtora de TV e repórter. Ela sabe que não pode falar sobre seu filme favorito porque é uma das regras, mas como é uma coluna especial, resolveu abrir uma exceção para nós. Como ela era menor na época e não podia assistir no cinema, acabou se deparando com o filme na TV a cabo,

“Clube da Luta mudou a minha vida e se tornou mais do que um filme preferido. Tornou-se uma reflexão permanente sobre a sociedade e a forma como vivo nela” defende. A verdade é que Joyce acabou se tornando muito fã de David Fincher e toda sua filmografia, “Eu gosto da estética e narrativa dos trabalhos dele” rebate.


Maik Prado
Filme Escolhido: Minority Report – A Nova Lei

Para Maik, “Minority Report” não é apenas um filme: o filme marcou o início de sua admiração pelo cinema e o senhor Spielberg ainda acabou ganhando mais um fã. “Virei fã de Steven e tenho todos os seus filmes em DVD” revela o bancário que em 2002 foi pego de surpresa pela adaptação do livro de Phillip K. Dick dirigida pelo diretor de Tubarão. Ele confidencia ainda ter gazetado cursinho e fugido para o cinema pra assistir. O que o encantou no filme foi a carga dramática diferente que ele não via em outros filmes de ação até então.


Luana Bastos
Filme Escolhido: Avatar

É difícil para Luana escolher o filme da sua vida, pois ela tem vários. “Cada filme tem uma parte da minha vida” justifica. Para essa seção, em especial, a terapeuta holística optou por Avatar, ficção cientifica e maior bilheteria da história do cinema dirigida pelo James Cameron, que traz uma mensagem sobre a importância de preservarmos nosso meio. Para ela, Avatar teve uma importância como uma espécie de despertar: “Me fez enxergar, o quanto somos um”.