O pensamento para o Cine Set se tornar um site era o sonho de milhões de brasileiros: ter a casa própria. Deixar tudo organizado do nosso jeito com um material fácil e acessível para os nossos leitores. Como sabem todos que já vivenciaram essa experiência, não é fácil, porém, o resultado é o mais prazeroso do mundo.

Para quem não sabe, a origem de tudo aconteceu lá em dezembro de 2007 quando entrava no ar, pela TV Ufam, o Set Ufam, programa de cinema produzido pelos alunos de Comunicação Social da universidade federal. Não vou negar, afinal era o diretor da parada, tratava-se de uma atração bem precária, tosca mesmo, porém, feita com muita dedicação e vontade por parte de todos os envolvidos. Como a internet se expandia em grande escala, o blog do Set começou em 2009 e passamos a produzir conteúdo para a web também. Nele, surgiriam as críticas, postagens das estreias da semana nos cinemas de Manaus, vídeos feitos para o blog, reportagens especiais sobre filmes locais, entre outras coisas. Parceiros importantes como César Nogueira e Diego Bauer (ambos da Artrupe), Renildo Rodrigues e Emanuelle Canavarro já estavam na equipe.

Quando entrei para a equipe de videorreportagem do D24AM em 2010 e, um ano depois, me tornei editor multimídia, pensei: por que não levar o Set Ufam para uma vitrine maior, como blog do portal do Diário do Amazonas? O nome, porém, precisava ser outro: deixar o passado universitário para trás (o programa na TV Ufam chegara ao fim, após 47 edições, em dezembro de 2010) e adotar nova identidade. Eis o Cine Set! 

Para formar esse novo blog, reencontrei uma pessoa especial com quem já trabalhara no Set Ufam na TV, Susy Freitas, e descobri um sujeito incrível apaixonado por cinema: Ivanildo Pereira. Além disso, contamos ainda com a presença de André Maués. Ao lado de Diego e Renildo, o Cine Set começava o seu caminho no D24AM.

E com isso, vieram as relações de amor e (principalmente) de ódio. Se, por um lado, conseguimos um respeito importante por sermos referência em crítica em uma cidade em que isso inexiste, fomos massacrados todas as vezes em que resolvemos não avaliar positivamente o filme da semana. Primeiro “Crepúsculo”, depois “Os Vingadores”, “Piratas do Caribe”, “Transformers”, “Rio”, por aí vai. Independente se podemos ser vistos como antipáticos ou chatos, o Cine Set não abre mão do pensamento de seus integrantes para buscar agradar a maioria, abrindo sempre espaço na área de comentários para divergências e pontos de vistas opostos com o respeito de sempre a todos.

Outra divergência comprada pelo Cine Set foi quanto às críticas de filmes amazonenses e matérias relacionadas à produção ou assuntos locais. Seria mais fácil servir de assessoria de imprensa e exaltar todo e qualquer trabalho feito em Manaus ou em cidades do interior do estado; pouparia uma série de indiretas via redes sociais e reclamações diretas mesmo. Porém, acredito que um site de cinema e jornalístico precisa comprar certas brigas, se posicionar e não apenas dizer como está tudo lindo. Que fique claro: se posicionar não significa assumir uma postura de certeza absoluta e, sim, que há um ponto de vista a ser ouvido e analisado. Acima de tudo, o objetivo é caminhar para a abertura de diálogo e espaço para todos, sem largar a nossa postura autônoma.

Tá aí ainda? Vamos continuar.

O crescimento do Cine Set dentro do D24AM acendeu a necessidade de expansão: estava na hora de buscar um salto maior, a tal da casa própria. Não mais um blog independente, não mais um blog de um grande portal: era chegada a hora do site. Surgia assim o cineset.com.br.

A entrada de novos membros como os queridos Camila Henriques, Gabriel Oliveira e Lucas Jardim, além da recente inserção de Danilo Areosa e o retorno de Emmanuelle à equipe, fez o conteúdo se expandir e manter o site ainda mais forte. Para tanto, mesas redondas de debate sobre cinema e cursos foram criados nos últimos meses para aumentar nossas ações.

Está tudo perfeito? Não
Há muito a melhorar? Evidente.

O Cine Set, porém, faz parte de novas possibilidades dentro do jornalismo amazonense, mais segmentado, em que é possível trilhar fora do mercado consolidado em Manaus. Caminho esse feito por sites como Amazonas Atual, Mapingua Nerd e blogs como Garota Esfomeada. Se é possível viver somente deles e se será duradouro, o tempo estará aí para dizer, mas, há espaço.

Dia 15 de setembro de 2016 estaremos aqui para comemorar 2 anos!

Muito obrigado a você, leitor! Feliz aniversário para você também!