De “Duna” a “Spencer”, Caio Pimenta apresenta 10 filmes para você ficar atento durante o Festival de Veneza entre 1 a 11 de setembro.

THE HAND OF GOD   

O último Oscar conquistado pela Itália veio das mãos do Paolo Sorrentino com “A Grande Beleza”. Em Veneza, o diretor lança o aguardado “The Hand of God” na mostra competitiva.   

Com produção da Netflix e novamente ao lado do incrível Toni Servillo, o diretor volta à infância para tratar sobre o impacto da chegada de Maradona ao Napoli na vida de um garoto na cidade do sul da Itália.   

Vale lembrar que, na adolescência, o diretor perdeu os pais por conta de um acidente com o sistema de aquecimento da casa de verão da família. O Sorrentino só não morreu junto porque ele decidiu ficar em Napóles para assistir a um jogo do Maradona.  

THE POWER OF THE DOG 

A Jane Campion será outro importante nome na briga pelo Leão de Ouro. Ela lança “The Power of the Dog” em Veneza. 

O Benedict Cumberbatch e o Jesse Plemons são dois irmãos donos da maior fazenda da região de Montana. Os dois são completamente diferentes: um mais durão, até cruel, enquanto o outro é a bondade em pessoa. A situação degringola quando o bonzinho se casa com uma viúva, interpretada pela Kirsten Dunst, para desgosto do irmão. 

A diretora da Nova Zelândia já tem história com Veneza: ela ganhou o prêmio do júri por “Um Anjo em Minha Mesa”. 

LA CAJA 

Em 2015, o Lorenzo Vigas trouxe o Leão de Ouro pela primeira vez para a América do Sul com o venezuelano “De Longe, Te Observo”. 

Agora, ele retorna a Veneza com “La Caja”. A história mostra um adolescente saindo para coletar os restos mortais de seu pai. Porém, ele acaba sendo cooptado pela indústria manufatureira da região. 

O filme é falado em espanhol e uma coprodução México/EUA. 

MADRES PARALELAS 

Pedro Almodóvar só disputou uma vez o Leão de Ouro: foi em 1988 com o clássico “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”. O espanhol se sagrou vencedor em Melhor Roteiro. Quem sabe agora não chega a hora de vencer o festival italiano? 

Em “Madres Paralelas”, o Almodóvar está novamente ao lado da Penélope Cruz em uma história de duas mães de idades, experiências e objetivos diferentes que dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. A maternidade irá criar um forte laço entre as duas. 

Meu palpite é que “Madres Paralelas” parta como o favorito ao prêmio e, caso consiga, o torna um candidato em potencial ao Oscar 2022. 

ANOTHER WORLD

Diretor e roteirista de elogiados filmes como “O Valor de um Homem” e “A Vida de uma Mulher”, o Stéphane Brizé chega ao Festival de Veneza com “Another World”. 

A história mostra um executivo de sucesso lidando com uma série de crises.

Do ponto de vista pessoal, a esposa quer o divórcio pela forma como ele se dedica mais ao trabalho do que ao relacionamento deles. Já no profissional, os chefes pedem tarefas que ele não consegue mais lidar.

Essa crise existencial guiará a produção. 

SPENCER 

Katharine Hepburn, Bette Davis, Vivian Leigh, Ingrid Bergman, Sophia Loren, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Tilda Swinton, Juliette Binoche, Catherine Deneuve, Julianne Moore, Helen Mirren, Cate Blanchett, Emma Stone, Olivia Colman e Vanessa Kirby. 

Ufa! Essas foram algumas estrelas que venceram o prêmio de Melhor Atriz em Veneza. Em 2021, a Kristen Stewart chega como potencial favorita por “Spencer”. 

No projeto do Pablo Larraín, ela interpreta a icônica princesa Diana. “Spencer” se passa justo no período em que o casamento dela com o príncipe Charles está prestes a ruir e a história mostra o momento da definição pelo divórcio. 

DUNA 

O Festival de Veneza está atraindo cada vez mais produções de Hollywood pela proximidade com a temporada de premiações. Muitos estúdios optam por iniciar as trajetórias dos seus candidatos por lá.  

Neste ano, a Warner, por exemplo, lança o aguardado “Duna” fora de competição. 

Adiado desde o ano passado, a ficção científica do Denis Villeneuve leva a Veneza um grande elenco liderado pelo Timothee Chalamet, efeitos visuais incríveis e uma expectativa de superar a adaptação contestada de David Lynch para abrir caminho a um universo com mais um longa e um spin-off para a HBO Max. 

“Duna” deve representar ao Festival de Veneza o que foi “Coringa” em 2019 com uma grande repercussão de mídia. 

O ÚLTIMO DUELO 

Também fora de competição estará o Ridley Scott. O diretor chega a Veneza com “O Último Duelo”. 

Roteirizado pela dupla vencedora do Oscar por “Gênio Indomável”, Ben Affleck e Matt Damon, o épico acompanha o último duelo mortal pela honra entre um cavaleiro e seu escudeiro, acusado de estuprar a esposa do patrão. Além do Damon, o elenco conta com o Adam Driver e a Jodie Comer. 

Além de lançar “O Último Duelo”, o Ridley Scott irá receber um prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Veneza. 

CENAS DE UM CASAMENTO 

Não só de filmes viverá o Festival de Veneza: a HBO aproveita o evento para lançar “Cenas de um Casamento”, minissérie protagonizada por Oscar Isaac e Jessica Chastain. 

Adaptação moderna da clássica série do Ingmar Bergman, o projeto traz a Jessica Chastain como uma executiva de tecnologia ambiciosa e confiante de que não se sente satisfeita com seu casamento, e o Oscar Isaac sendo um professor de filosofia, desesperado para manter seu relacionamento intacto. 

O lançamento de “Cenas de um Casamento” acontece na HBO Max no dia 12 de setembro. 

7 PRISIONEIROS 

O Brasil se fará presente também no Festival de Veneza com “7 Prisioneiros”. Produção da Netflix dirigida pelo Alex Moratto, o suspense será exibido na categoria competitiva Orizzonti Extra. 

Na trama, o Christian Malheiros interpreta um jovem que sai do interior para ir trabalhar em um ferro velho em São Paulo comandado pelo personagem do Rodrigo Santoro. Porém, chegando lá, ele viverá em um regime análogo à escravidão. 

Vamos torcer para “7 Prisioneiros” sair forte de Veneza para, quem sabe, chegar ao Oscar. É possível, especialmente, com o apoio pesado da Netflix. 

Obra de Dráuzio Varella volta a ganhar as telas no documentário ‘Encarcerados’

As experiências de Drauzio Varella no sistema prisional de São Paulo ganharam um novo capítulo. Nesta quinta-feira (26/08), será lançado "Encarcerados", documentário de Claudia Calabi, Fernando Grostein e Pedro Bial, baseado no livro "Carcereiros", lançado por Dráuzio...

Cidade do México ganha destaque em ‘Toda La Sangre’, nova série do Starzplay

O Cine Set acompanhou a coletiva de imprensa virtual que marcou o início das gravações do seriado mexicano "Toda La Sangre". Baseada em uma série de livros de Bernardo Esquinca, a produção comandada pelo showrunner (e vencedor do Emmy Internacional) Zasha Robles terá...

‘Balada Sangrenta’: da Jamaica para o mundo

https://open.spotify.com/album/4oxdKcC9epGo9viy1j8fN7?si=mFbELJ-WT8qiP-guSyuWAw&dl_branch=1 Em 1972, o mundo não poderia esperar por um filme que combinasse a propulsão e o senso épico do western, uma história clássica de ambição desviada para o crime, uma...

Remake de sucesso argentino, ‘Dois + Dois’ aborda swing com mais romance e menos sexo

Em seu primeiro trabalho na direção, Marcelo Saback, roteirista de sucessos do cinema brasileiro como "De Pernas pro Ar" e "Loucas pra Casar", resolveu se aventurar na missão de conduzir o remake da comédia argentina "Dois + Dois" (2012). A adaptação homônima tem...

Incêndio na Cinemateca Brasileira serve de prenúncio para o pior da era Bolsonaro

“O risco de um novo incêndio é real”.  Esta frase aparece no segundo parágrafo, quarta linha do manifesto dos trabalhadores da Cinemateca Brasileira divulgado no dia 12 de abril de 2021 - leia abaixo.   Naquele momento, a instituição com o maior acervo audiovisual da...

Cine Set fará cobertura especial do Festival de Locarno 2021

Perto de completar sete anos, o Cine Set dá um belo presente de aniversário para você, leitor do site: a cobertura do Festival de Locarno. O evento na Suíça está previsto para ser realizado entre os dias 4 e 14 de agosto deste ano.  Por conta da pandemia da COVID-19 e...

HBO Max lança ‘Os Ausentes’, primeira série brasileira do streaming

Grande novidade do streaming no país em 2021, a HBO Max prepara a estreia da primeira série brasileira da plataforma. “Os Ausentes” traz a rotina de uma agência homônima especializada em investigar desaparecimentos. Criada pelo ex-policial Raul Fagnani (Erom...

Festival de Cannes 2021: 10 Filmes para Ficar de Olho

Chegou a hora do Festival de Cannes 2021: de 6 até 17 de julho, o foco do mundo do cinema estará na Riveira Francesa. Por isso, Caio Pimenta traz, agora, 10 filmes que disputam a Palma de Ouro para você ficar atento.  https://www.youtube.com/watch?v=OOpbBQQghTg...

‘Friends – The Reunion’: o melhor e o pior do reencontro

Tanto em números quanto em popularidade, ‘Friends’ continua sendo uma das maiores séries na história da televisão mundial: se em 2004, a produção obteve o recorde de episódio final com maior público, 17 anos depois, um único episódio especial foi capaz de atrair...

‘Colônia’ resgata macabra história brasileira de pessoas abandonadas pela sociedade

O desejo de trazer uma história que nunca foi contada na ficção brasileira. Com esse sentimento, a equipe da série “Colônia” participou de uma coletiva de imprensa relatando as suas experiências durante a produção do projeto. A obra lançada no Canal Brasil retrata a...