De “Duna” a “Spencer”, Caio Pimenta apresenta 10 filmes para você ficar atento durante o Festival de Veneza entre 1 a 11 de setembro.

THE HAND OF GOD   

O último Oscar conquistado pela Itália veio das mãos do Paolo Sorrentino com “A Grande Beleza”. Em Veneza, o diretor lança o aguardado “The Hand of God” na mostra competitiva.   

Com produção da Netflix e novamente ao lado do incrível Toni Servillo, o diretor volta à infância para tratar sobre o impacto da chegada de Maradona ao Napoli na vida de um garoto na cidade do sul da Itália.   

Vale lembrar que, na adolescência, o diretor perdeu os pais por conta de um acidente com o sistema de aquecimento da casa de verão da família. O Sorrentino só não morreu junto porque ele decidiu ficar em Napóles para assistir a um jogo do Maradona.  

THE POWER OF THE DOG 

A Jane Campion será outro importante nome na briga pelo Leão de Ouro. Ela lança “The Power of the Dog” em Veneza. 

O Benedict Cumberbatch e o Jesse Plemons são dois irmãos donos da maior fazenda da região de Montana. Os dois são completamente diferentes: um mais durão, até cruel, enquanto o outro é a bondade em pessoa. A situação degringola quando o bonzinho se casa com uma viúva, interpretada pela Kirsten Dunst, para desgosto do irmão. 

A diretora da Nova Zelândia já tem história com Veneza: ela ganhou o prêmio do júri por “Um Anjo em Minha Mesa”. 

LA CAJA 

Em 2015, o Lorenzo Vigas trouxe o Leão de Ouro pela primeira vez para a América do Sul com o venezuelano “De Longe, Te Observo”. 

Agora, ele retorna a Veneza com “La Caja”. A história mostra um adolescente saindo para coletar os restos mortais de seu pai. Porém, ele acaba sendo cooptado pela indústria manufatureira da região. 

O filme é falado em espanhol e uma coprodução México/EUA. 

MADRES PARALELAS 

Pedro Almodóvar só disputou uma vez o Leão de Ouro: foi em 1988 com o clássico “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”. O espanhol se sagrou vencedor em Melhor Roteiro. Quem sabe agora não chega a hora de vencer o festival italiano? 

Em “Madres Paralelas”, o Almodóvar está novamente ao lado da Penélope Cruz em uma história de duas mães de idades, experiências e objetivos diferentes que dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. A maternidade irá criar um forte laço entre as duas. 

Meu palpite é que “Madres Paralelas” parta como o favorito ao prêmio e, caso consiga, o torna um candidato em potencial ao Oscar 2022. 

ANOTHER WORLD

Diretor e roteirista de elogiados filmes como “O Valor de um Homem” e “A Vida de uma Mulher”, o Stéphane Brizé chega ao Festival de Veneza com “Another World”. 

A história mostra um executivo de sucesso lidando com uma série de crises.

Do ponto de vista pessoal, a esposa quer o divórcio pela forma como ele se dedica mais ao trabalho do que ao relacionamento deles. Já no profissional, os chefes pedem tarefas que ele não consegue mais lidar.

Essa crise existencial guiará a produção. 

SPENCER 

Katharine Hepburn, Bette Davis, Vivian Leigh, Ingrid Bergman, Sophia Loren, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Tilda Swinton, Juliette Binoche, Catherine Deneuve, Julianne Moore, Helen Mirren, Cate Blanchett, Emma Stone, Olivia Colman e Vanessa Kirby. 

Ufa! Essas foram algumas estrelas que venceram o prêmio de Melhor Atriz em Veneza. Em 2021, a Kristen Stewart chega como potencial favorita por “Spencer”. 

No projeto do Pablo Larraín, ela interpreta a icônica princesa Diana. “Spencer” se passa justo no período em que o casamento dela com o príncipe Charles está prestes a ruir e a história mostra o momento da definição pelo divórcio. 

DUNA 

O Festival de Veneza está atraindo cada vez mais produções de Hollywood pela proximidade com a temporada de premiações. Muitos estúdios optam por iniciar as trajetórias dos seus candidatos por lá.  

Neste ano, a Warner, por exemplo, lança o aguardado “Duna” fora de competição. 

Adiado desde o ano passado, a ficção científica do Denis Villeneuve leva a Veneza um grande elenco liderado pelo Timothee Chalamet, efeitos visuais incríveis e uma expectativa de superar a adaptação contestada de David Lynch para abrir caminho a um universo com mais um longa e um spin-off para a HBO Max. 

“Duna” deve representar ao Festival de Veneza o que foi “Coringa” em 2019 com uma grande repercussão de mídia. 

O ÚLTIMO DUELO 

Também fora de competição estará o Ridley Scott. O diretor chega a Veneza com “O Último Duelo”. 

Roteirizado pela dupla vencedora do Oscar por “Gênio Indomável”, Ben Affleck e Matt Damon, o épico acompanha o último duelo mortal pela honra entre um cavaleiro e seu escudeiro, acusado de estuprar a esposa do patrão. Além do Damon, o elenco conta com o Adam Driver e a Jodie Comer. 

Além de lançar “O Último Duelo”, o Ridley Scott irá receber um prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Veneza. 

CENAS DE UM CASAMENTO 

Não só de filmes viverá o Festival de Veneza: a HBO aproveita o evento para lançar “Cenas de um Casamento”, minissérie protagonizada por Oscar Isaac e Jessica Chastain. 

Adaptação moderna da clássica série do Ingmar Bergman, o projeto traz a Jessica Chastain como uma executiva de tecnologia ambiciosa e confiante de que não se sente satisfeita com seu casamento, e o Oscar Isaac sendo um professor de filosofia, desesperado para manter seu relacionamento intacto. 

O lançamento de “Cenas de um Casamento” acontece na HBO Max no dia 12 de setembro. 

7 PRISIONEIROS 

O Brasil se fará presente também no Festival de Veneza com “7 Prisioneiros”. Produção da Netflix dirigida pelo Alex Moratto, o suspense será exibido na categoria competitiva Orizzonti Extra. 

Na trama, o Christian Malheiros interpreta um jovem que sai do interior para ir trabalhar em um ferro velho em São Paulo comandado pelo personagem do Rodrigo Santoro. Porém, chegando lá, ele viverá em um regime análogo à escravidão. 

Vamos torcer para “7 Prisioneiros” sair forte de Veneza para, quem sabe, chegar ao Oscar. É possível, especialmente, com o apoio pesado da Netflix. 

Formas de voltar para casa em ‘A Migração Silenciosa’ e ‘Retorno a Seul’

Há um filme do amazonense Rafael Ramos chamado “Formas de Voltar Para Casa” que explora de forma reflexiva, melancólica e catártica — dado as sensações pós-sessão — as maneiras como podemos retornar ao que consideramos casa. Pensei muito nele enquanto, em momentos...

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...