O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte prorrogou o período de inscrições para os realizadores audiovisuais de todo o Brasil. Agora, os interessados poderão submeter seus filmes através do site oficial (clique aqui) até o dia 16 de junho – inicialmente, o prazo terminava neste dia 9/6. 

Os realizadores podem inscrever seus filmes em três mostras: 

  • Mostra Amazônia: mostra competitiva na qual concorrerão filmes realizados nos estados integrantes da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e/ou por diretores destes estados; 
  • Mostra Outros Nortes: mostra competitiva na qual concorrerão filmes realizados nos demais estados do Brasil, e/ou por diretores brasileiros; 
  • Mostra Olhinho: mostra não-competitiva para filmes voltados ao público infanto-juvenil. Poderão se inscrever filmes de todos os estados do Brasil, e/ou por diretores brasileiros. 

Olhar do Norte 2023 terá a Mostra Amazônia para todos os Estados da Amazônia Legal. Foto: Larissa Martins

Estão aptos a serem inscritos filmes com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2022. São aceitos filmes de quaisquer gêneros e cada realizador poderá inscrever quantos filmes quiser. Vale destacar ainda que não é cobrada nenhuma taxa de inscrição. 

A previsão é que a divulgação dos selecionados ocorra na segunda quinzena de julho. Principal evento de audiovisual em Manaus na atualidade, o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será realizado no Teatro Amazonas entre os dias 22 e 25 agosto. 

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Amazonas. O evento conta com parceria do Cine Set e parceria estratégia da IAÍ Produções.