A oportunidade de ver nos cinemas de Manaus o reencontro entre Martin Scorsese e Robert De Niro não será possível. A capital amazonense ficou fora das sessões especiais, previstas pelas próximas duas semanas, de “O Irlandês” no Brasil.  

Grande candidato ao Oscar 2020, “O Irlandês” traz a história de Frank Sheeran (Robert De Niro), um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente. Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel completam o elenco. 

“O Irlandês” enfrenta o mesmo problema encarado por “Roma” nos cinemas de Manaus. Ambas produções da Netflix, os filmes tiveram sessões especiais pelo Brasil, mas, não conseguiram espaço na capital. Pelo menos, o drama de máfia chega ao serviço de streaming no dia 27 de novembro. 

Confira onde haverá as sessões de “O Irlandês” no Brasil: 

  • Petra Belas Artes, em São Paulo;  
  • Estação NET Rio e o Estação Gávea, no Rio de Janeiro;  
  • Cine Líbero Luxardo, em Belém; 
  • Cine Cultura Liberty Mall, em Brasília;  
  • Cine Passeio, de Curitiba;  
  • Cinemulti e o Paradigma CineArte, em Florianópolis;  
  • Cine Teatro São Luiz e o Cinema do Dragão, de Fortaleza;  
  • CineArt UFF, em Niterói; o  
  • Cine Cultura Palmas, em Palmas;  
  • Guion Center Cinemas, de Porto Alegre;  
  • MoveiMax Rosa e Silva, em Recife;  
  • Sala de Arte Cine Passeo e o Sala de Arte Museu, em Salvador;  
  • Roxy Pátio Ipiranga, de Santos;  
  • Cinemas Teresina, de Teresina.  

‘A Paixão Segundo G.H’: respeito excessivo a Clarice empalidece filme

Mesmo com a carreira consolidada na televisão – dirigiu séries e novelas - admiro a coragem de Luiz Fernando Carvalho em querer se desafiar como diretor de cinema ao adaptar obras literárias que são consideradas intransponíveis ou impossíveis de serem realizadas para...

‘La Chimera’: a Itália como lugar de impossibilidade e contradição

Alice Rohrwacher tem um cinema muito pontual. A diretora, oriunda do interior da Toscana, costuma nos transportar para esta Itália que parece carregar consigo: bucólica, rural, encantadora e mágica. Fez isso em “As Maravilhas”, “Feliz como Lázaro” e até mesmo nos...

‘Late Night With the Devil’: preso nas engrenagens do found footage

A mais recente adição ao filão do found footage é este "Late Night With the Devil". Claramente inspirado pelo clássico britânico do gênero, "Ghostwatch", o filme dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, dupla australiana trabalhando no horror independente desde a última...

‘Rebel Moon – Parte 2’: desastre com assinatura de Zack Snyder

A pior coisa que pode acontecer com qualquer artista – e isso inclui diretores de cinema – é acreditar no próprio hype que criam ao seu redor – isso, claro, na minha opinião. Com o perdão da expressão, quando o artista começa a gostar do cheiro dos próprios peidos, aí...

‘Meu nome era Eileen’: atrizes brilham em filme que não decola

Enquanto assistia “Meu nome era Eileen”, tentava fazer várias conexões sobre o que o filme de William Oldroyd (“Lady Macbeth”) se tratava. Entre enigmas, suspense, desejo e obsessão, a verdade é que o grande trunfo da trama se concentra na dupla formada por Thomasin...

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...