A oportunidade de ver nos cinemas de Manaus o reencontro entre Martin Scorsese e Robert De Niro não será possível. A capital amazonense ficou fora das sessões especiais, previstas pelas próximas duas semanas, de “O Irlandês” no Brasil.  

Grande candidato ao Oscar 2020, “O Irlandês” traz a história de Frank Sheeran (Robert De Niro), um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente. Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel completam o elenco. 

“O Irlandês” enfrenta o mesmo problema encarado por “Roma” nos cinemas de Manaus. Ambas produções da Netflix, os filmes tiveram sessões especiais pelo Brasil, mas, não conseguiram espaço na capital. Pelo menos, o drama de máfia chega ao serviço de streaming no dia 27 de novembro. 

Confira onde haverá as sessões de “O Irlandês” no Brasil: 

  • Petra Belas Artes, em São Paulo;  
  • Estação NET Rio e o Estação Gávea, no Rio de Janeiro;  
  • Cine Líbero Luxardo, em Belém; 
  • Cine Cultura Liberty Mall, em Brasília;  
  • Cine Passeio, de Curitiba;  
  • Cinemulti e o Paradigma CineArte, em Florianópolis;  
  • Cine Teatro São Luiz e o Cinema do Dragão, de Fortaleza;  
  • CineArt UFF, em Niterói; o  
  • Cine Cultura Palmas, em Palmas;  
  • Guion Center Cinemas, de Porto Alegre;  
  • MoveiMax Rosa e Silva, em Recife;  
  • Sala de Arte Cine Passeo e o Sala de Arte Museu, em Salvador;  
  • Roxy Pátio Ipiranga, de Santos;  
  • Cinemas Teresina, de Teresina.  

Olhar de Cinema 2022: ‘A Censora’, de Peter Kerekes

Dirigido por Peter Kerekes, “A Censora” aborda o dia a dia de uma penitenciária feminina em Odessa, cidade ucraniana. Misturando documentário e ficção, o filme tem como personagem principal Lesya (Maryna Klimova), jovem que recentemente deu à luz ao primeiro filho,...

Olhar de Cinema 2022: ‘O Trio em Mi Bemol’, de Rita Azevedo Gomes

Um casal de ex-amantes discute o passado e futuro de sua relação. A amizade e companheirismo que restaram sustentam os incômodos e ciúmes que surgiram? Um diretor em crise com seu novo filme discute com seus atores quais rumos a obra deve tomar. Eles serão capazes de...

‘Spiderhead’: algoritmo da Netflix a todo vapor com filme esquecível

“Spiderhead” é o novo filme da Netflix e, do ponto de vista de marketing, possui elementos ótimos para a equipe de “Promos” do streaming vender aos seus assinantes: dois nomes em alta graças ao sucesso de “Top Gun: Maverick”, o ator Miles Teller e o diretor Joseph...

Olhar de Cinema 2022: ‘Garotos Ingleses’, de Marcus Curvelo

É preciso coragem para utilizar o humor para tratar de temas violentos. Primeiro porque a comédia em si é um gênero geralmente visto (de forma equivocada) com um pé atrás, fazendo-se necessário um uso exemplar de suas possibilidades. Segundo, porque a tentativa de...

‘Arremessando Alto’: carta de amor de Adam Sandler ao basquete

A parceria Adam Sandler/Netflix permanece intacta. Desde que o ator e comediante assinou contrato com a plataforma, a produtora Happy Madison concebeu uma considerável safra de comédias com boa audiência no streaming. “Arremessando Alto” é a aposta da vez.  No papel...

‘RRR’: épico indiano dá aulas em extravagância fílmica

Já virou certo clichê entre a parcela ocidental da crítica cinematográfica a comparação entre “RRR” e os blockbusters hollywoodianos. Hollywood, dizem os críticos, deveria voltar sua atenção às terras ao leste do globo, porque “RRR” os deixa no chinelo em termos de...

‘Aline – A Voz do Amor’: tudo o que ‘Bohemian Rhapsody’ não é

“Um ficção livremente inspirada na vida de Céline Dion”. A história da cantora imortalizada por ser a intérprete de "My Heart Will Go On", a canção-tema de "Titanic", chega aos cinemas pelas mãos e na figura de Valérie Lemecier, também canadense como a sua retratada....

‘Amigo Secreto’: a força do jornalismo investigativo contra os abusos da Lava-Jato

Uma frase convencional é de que toda arte é política. Embora seja um clichê para produtores culturais progressistas, é preciso concordar quando a mente por trás do projeto é Maria Augusta Ramos. Responsável por produções como “O Processo” e “Juízo”, a cineasta expõe...

‘Lightyear’: luta em vão da Pixar contra fantasma de si mesma

Aqui vai uma história trágica: o estúdio que, outrora lar para verdadeiros artesãos que laboravam arduamente em suas narrativas, completamente alheios às pressões do mundo exterior, hoje se desvanece pouco a pouco, aparentemente corrompido pela influência de sua...

‘Ilusões Perdidas’: tratado sobre o deslumbre do homem

Em uma sociedade em que há divisão de classes entre burguesia e proletários, pobres e ricos, desigualdades sociais, intelectuais, culturais e patrimoniais, nunca haverá de fato um território democrático. O histórico da sociedade nos diz muito sobre ela mesma: é um...