Dia histórico para o cinema nortista: o paraense “Cabana” venceu o prêmio de melhor curta-metragem nacional da Premiere Brasil no Festival do Rio 2023 na noite deste domingo (15). O curta-metragem de Adriana de Faria traz no elenco a amazonense Isabela Catão ao lado de Rosy Lueji.

“Cabana” se passa no período da Cabanagem e mostra duas mulheres dentro de uma cabana tentando se proteger do perigo. O curta esteve na seleção da Mostra Amazônia do último Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023. Além do Festival do Rio, a obra também foi exibida no 34º Curta Kinoforum e na 22ª Mostra Goiânia de Curtas.

Este é o primeiro curta de ficção da carreira de Adriana de Faria: antes de “Cabana”, a diretora paraense rodou o documentário “Ari y Yo“. O filme produzido em Cuba durante o curso na tradicional Escuela Internacional de Cine y Televisión foi o grande ganhador do Olhar do Norte 2020.

A obra paraense era um dos três filmes da Região Norte do Festival do Rio 2023: o amazonense “Castanho”, de Adanilo, esteve na mostra competitiva Novos Rumos de curtas, enquanto o roraimense “Aqui en la Frontera”  foi selecionado para seção Premiere Brasil – O Estado das Coisas.