Fundação global que trabalha para garantir que todas as pessoas, especialmente aquelas que foram, historicamente, subrepresentadas, tenham acesso à informação, aos direitos e ao poder para influenciar as decisões que moldam a sociedade, a Luminate Group é a patrocinadora oficial do Matapi 2023 – Mercado Audiovisual do Norte.

O evento previsto para ocorrer entre os dias 21 e 25 de novembro em Manaus reunirá importantes nomes do setor para uma série de atividades que inclui pitchings, mesas de debate, clínicas de negócios, masterclasses, encontros de coprodução e com distribuidoras.

Associado da Luminate para América Latina, Gustavo Ribeiro falou com o Cine Set sobre esta parceria com o Matapi para a edição do evento neste ano:

Cine Set – O que representa para a Luminate esta parceria com o Matapi?

Gustavo Ribeiro – Nós da Luminate acreditamos que as histórias que vemos na TV, no cinema, no jornalismo influenciam a forma como as pessoas veem a realidade e por isso é importante que elas reflitam a diversidade existente.

Uma democracia que funcione para todas as pessoas deve permitir que os diferentes grupos sociais, especialmente aqueles que foram historicamente subrepresentados, sejam capazes de contar suas próprias histórias, questionar estereótipos e trazer ao debate público pontos de vista plurais.

No caso brasileiro, a promoção de narrativas amazônicas é instrumento importante no combate a desigualdades de gênero, raça e poder vividas pelas diversas populações que habitam essa região. Por isso, nos dá muita alegria poder apoiar espaços como Matapi, para que mais vozes amazônicas possam contar suas histórias e ajudar a construir, assim, uma sociedade mais justa e inclusiva.

Cine Set – De que modo a Luminate observa o setor do audiovisual aqui na Amazônia?

Gustavo Ribeiro – Reconhecemos e celebramos a imensa riqueza cultural e criativa da região amazônica.

Por outro lado, estamos cientes de que agentes da cultura da região amazônica têm acesso desigual aos recursos e estruturas necessárias para contar suas histórias.

Por isso, vemos em iniciativas como Matapi um chamado importante da Amazônia ao investimento em iniciativas que permitam que essas narrativas ganhem o país e o mundo.

A vinda de José Kaeté, produtor de impacto do filme “O Território“, documentário que ganhou dezenas de prêmios internacionais e ficou próximo da indicação ao Oscar de Melhor Documentário, é um dos resultados da parceria entre Luminate e Matapi. 

Realizado pela Leão do Norte Produções, o Matapi é o primeiro mercado audiovisual do Norte e uma plataforma de articulação que tem como objetivo contribuir na capacitação dos empreendedores para a realidade do mercado audiovisual, estreitar conexões entre as cadeias produtivas e promover a circulação dos produtos amazônicos em outras janelas de exibição. Neste ano, o evento conta, além do patrocínio da Luminate, com o apoio do Projeto Paradiso e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.