A pré-lista do representante do Brasil para o Oscar 2024 mostrou a força da produção audiovisual vinda do Norte e Nordeste com as presenças do acreano “Noites Alienígenas“, o cearense “Estranho Caminho” e do pernambucano “Retratos Fantasmas“. Os prêmios alcançados pelo paraense “Cabana” no Festival do Rio e do rondoniense “Ela Mora Logo Ali” em Gramado, além da retomada do tradicional Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá e o surgimento do Festival Sul-Americano de Cinema de Bonito, no Mato Grosso do Sul, simbolizam esta efervescência do setor fora do eixo Sul/Sudeste.

Mirando este cenário, o Matapi – Mercado Audiovisual do Norte promove os Encontros de Coprodução entre produtoras audiovisual das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A atividade realizada em parceria com a CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste – permite que as empresas apresentem a carteira de seus projetos e/ou produtos.

Cada empresa produtora terá sete minutos para realizar a apresentação das suas atividades na quarta-feira, dia 22 de novembro, no período da tarde. Serão consideradas para os Encontros de Coprodução, apenas empresas produtoras sediadas nos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste com projetos em diferentes etapas de produção e/ou produtos finalizados de telefilmes, filmes de curta, média e longa-metragem, séries e minissérie de ficção, documentário e animação, interprogramas, programas de TV e reality show. As inscrições seguem até o dia 13 de novembro e podem ser feitas neste link (clique aqui).

A CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste foi criada em 2017 é é uma entidade formada por empresas produtoras e por profissionais do audiovisual dos 19 estados dessas três regiões brasileiras, além do Distrito Federal. O principal foco de atuação reside na criação de oportunidades para uma efetiva nacionalização da produção audiovisual brasileira, que traga cada vez mais histórias e visões diversas sobre o Brasil. A entidade trabalha junto dos poderes públicos e agentes de mercado no debate das políticas do audiovisual, na formação e qualificação profissional, na geração de informação e no apoio à distribuição de conteúdos.

Realizado pela Leão do Norte Produções, o Matapi é o primeiro mercado audiovisual do Norte e uma plataforma de articulação que tem como objetivo contribuir na capacitação dos empreendedores para a realidade do mercado audiovisual, estreitar conexões entre as cadeias produtivas e promover a circulação dos produtos amazônicos em outras janelas de exibição.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio da Luminate (https://luminategroup.com/?language=pt), e conta com o apoio do Projeto Paradiso e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.