O Festival de Berlim divulgou, nesta segunda-feira (21), a lista completa dos participantes da Mostra Panorama com uma boa notícia para o cinema amazonense: o novo documentário dirigido por Aldemar Matias, “La Arrancada” está entre os selecionados. A produção é uma co-produção do Brasil com a França e Cuba.

Em “La Arrancada”, Aldemar acompanha a história de Jenniffer, uma jovem atleta que está questionando seu compromisso com a equipe nacional de atletismo de Cuba. Sua mãe, Marbelis, trabalha em uma instalação de saúde pública em Havana. Enquanto seu irmão mais novo se prepara para deixar o país, as dúvidas de Jenniffer se fortalecem. A crônica familiar intimista e sensível retrata uma juventude em um país com futuro incerto. O documentário tem 63 minutos de duração.

O projeto estará ao lado dos novos filmes de diretores como Gabriel Mascaro, de “Boi Neon” (“Divino Amor”), Marcelo Gomes, de “Cinema, Aspirinas e Urubus” (“Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar “) e Armando Praça (“Graça” com Marco Nanini no elenco). Ao todo, foram selecionados 45 longas-metragens do mundo inteiro.

A trajetória de Aldemar Matias no cinema começou com o curta documental “A Profecia de Elizon”. Em seguida, veio “Parente”, “When I Get Home” e “El Enemigo“. Ele acumula prêmios em eventos importantes como o DocumentaMadrid, Festival de San Sebastian e no extinto Amazonas Film Festival.

 O Amazonas já esteve no Festival de Berlim também na Mostra Panorama: aconteceu em 2016 com “Antes o Tempo Não Acabava”, dirigido por Sérgio Andrade.