A trilogia Cavaleiro das Trevas comandada por Christopher Nolan é bastante cultuada por motivos que estamos cansados de saber como, por exemplo, o tom sombrio e realista dado ao personagem. A ironia é que essa característica que beneficiou os filmes do Homem-Morcego não foi bem-sucedida no restante do panteão da editora na tela grande.

Impactados com o universo bilionário da Marvel Studios nos cinemas, a Warner resolveu, enfim, seguir pelo mesmo caminho e criar um universo cinematográfico próprio com as franquias de seus super-heróis e suas empolgantes possibilidades de crossovers – e de encher seus cofres com muito dinheiro óbvio. O DCEU estava sendo concebido, mas, com a pegada que Nolan tinha empregado.

Zack Snyder, entretanto, não conseguiu obter o mesmo êxito da trilogia “Cavaleiro das Trevas”. Resultado: bilheteria fraca em produções ditas como promessas de bilhão, críticas ruins e o diretor sendo demitido e tendo sua visão aos poucos limada das telas.

“Aquaman” estreou agora e com tantas produções cercadas de polêmicas já é possível fazermos um Top dos filmes da DC nessa nova era. Não vou inserir a trilogia do Nolan na lista, por dois motivos. ele não faz parte do DCEU e a trilogia ficaria obviamente com os três primeiros lugares e não teria graça.

VAMOS À LISTA:

5° – Liga da Justiça

Cheia de lendas urbanas e conspiração nos bastidores, “Liga da Justiça” teve problemas de sobra. A começar pela saída de Zack Snyder durante as gravações – Joss Whedon, de “Os Vingadores” finalizou o trabalho. O motivo do diretor de “Watchmen” nunca foi esclarecido totalmente.

Descontentes com os resultados de dois filmes da editora, “O Homem de Aço” e Batman Vs Superman, o estúdio deu a justificativa de que Snyder estava com problemas pessoais (o suicídio da filha) e precisava se afastar das filmagens. As más línguas, entretanto, dizem que ele foi demitido de fato e a Warner estava tentando arrumar a bagunça, além de mudar o foco e a influência de Nolan nos filmes.

Whedon fez o que pode, porém, entregou um filme que é uma verdadeira colagem. Liga da Justiça tem bons momentos e até funciona como diversão das mais despretensiosas, porém o vilão do filme é ruim e a trama genérica e sem brilho.

Muitos ainda sonham com a versão do Snyder, que era mais séria e longa, porém, reza a lenda que a primeira versão não tem coesão e é uma bagunça. E você? Tem curiosidade de assistir essa versão?

Os Acertos e Erros de ‘Liga da Justiça’ (COM SPOILERS)

Crítica: Batman vs Superman - A Origem da Justiça4° – Batman Vs Superman – A Origem da Justiça

Batman Vs Superman só não está em quinto nesta lista porque tem mais coragem e ambição que o filme anterior. Ideias de roteiro a parte – cof! Martha cof! – toda a narrativa e elementos de linguagem do filme transmitem alguma ambição. Aqui, temos alguns bons momentos como a apresentação ao público de Gal Gadot como Mulher-Maravilha e, enfim, a reunião da Trindade.

Infelizmente, algumas decisões de roteiro como o Superman que não gosta de ser o Superman, minaram totalmente as pretensões do filme. A carga dramática elevada espantou quem procurava uma diversão leve.

No fim, temos um filme com um final afobado e apressado em apresentar um momento-chave da DC. Todos os problemas desse filme não refletiram apenas nas bilheterias baixas, mas, também no futuro da editora no cinema.

Uma curiosidade: “Batman Vs Superman” venceu duas categorias no Framboesa de Ouro de 2017 – Pior Roteiro e Pior Combo de Atores com Henry Cavill e Ben Affleck.

‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ – Edição Definitiva: há salvação?

O Homem de Aço3° – O Homem de Aço

O filme de Snyder e o primeiro no DCEU tem influências interessantes como as de Nolan e até Terrence Malick. Henry Cavill se esforça o quanto pode, mas as decisões de roteiro e mudança na personalidade de alguns personagens – do próprio herói, incluve – não ajudaram o filme com os fãs e a crítica considerou o filme sério e pesado para o gênero.

Na minha visão, “O Homem de Aço” tem boas cenas de ação e entrega um filme satisfatório até seu final. O clímax com a super luta em Metropólis causou polêmica pelo número de vítimas e descuido do herói com a cidade e os cidadãos.

Videocast – O Homem de Aço (com spoilers)

2° – Aquaman

Quem diria que o herói mais subestimado estaria em segundo lugar nesta lista? Dirigido por James Wan, “Aquaman” é o filme que se despediu de vez da visão escura de Zack Snyder para o DCEU.

Apesar da mudança do visual do personagem, o filme é fiel à fonte: colorido, vivo, divertido e com boas sequências de ação. Jason Momoa faz um bom trabalho como o personagem em um filme que não tem vergonha de abraçar a cafonice em alguns momentos.

O nosso editor Caio não aprovou muito o novo filme, o texto dele você pode conferir abaixo. Mas, de longe, é melhor que quase todos os filmes do estúdio.

‘Aquaman’: nível ruim da DC nos cinemas faz filme parecer aceitável

1° – Mulher-Maravilha

O melhor filme do DCEU é aquele que iniciou a exclusão da paleta de Zack Snyder, apesar de ter sido feito de maneira tímida. A aventura da guerreira amazona dirigida por Patty Jenkins pode não ser perfeita, mas é bem construída e funciona graças ao carisma de sua protagonista. A sequência da trincheira é emblemática e a trilha sonora marcante.

Resultado: público feliz, bilheteria positiva, críticas favoráveis e a continuação agendada para 2020.

‘Mulher-Maravilha’: um sucesso capaz de abrir mil e uma possibilidades

Pior Filme

Esquadrão Suicida

Alguém tinha dúvida que esse seria o pior filme da lista? Curiosamente, o filme foi bem nas bilheterias apesar de sua qualidade absolutamente questionável, o que garantiu a continuação.

“Esquadrão Suicida” traz uma aventura insossa e com a pior vilã já apresentada em todo esse universo da DC. Além da inesquecível vergonha alheia de testemunhar Jared Leto como Coringa. O pior foi ver as pessoas romantizando o casal que o vilão fazia com a pobre Arlequina.

Até o diretor do filme, David Ayer, já admitiu que o filme não saiu como ele planejava.

‘Esquadrão Suicida’: desastre completo da DC Comics