De Steven Spielberg a Bradley Cooper, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2022. 

AMOR SUBLIME AMOR

O Steven Spielberg já passou pelos mais diversos gêneros: ficção científica, dramas de época mais pesados e mais leves, filmes de guerra, suspense, comédia Mas, musical ainda não. Isso será quebrado em 2021 com o remake de “Amor Sublime Amor”. 

A missão é árdua, afinal, o original ganhou 10 Oscars e é um dos maiores do gênero. A nova versão do Spielberg pode se aproveitar do clima propício aos musicais em uma temporada de premiações que promete ser mais animada do que a anterior marcada pela pandemia em alta nos EUA.  

Por outro lado, o Spielberg faz tempo que não tem um filmaço. Ok, ele conseguiu três indicações recentes com “Lincoln”, “Ponte de Espiões” e “The Post”, mas, nenhum deles está no primeiro patamar da carreira dele. A última grande obra, na minha opinião, é “Munique”, lá de 2005.

A presença do Ansel Elgort, acusado de estupro no ano passado, também pode levantar resistências ao projeto. 

THE TRAGEDY OF MACBETH

Joel Coen, Denzel Washington e Frances McDormand. Este é o timaço de “The Tragedy of Macbeth”. Baseado no clássico do William Shakespeake, a produção mostra um lorde que acaba convencido por três bruxas de que está destinado a ser o futuro rei da Escócia. Com o apoio da esposa, ele tentará tomar o poder a qualquer custo. 

A produção terá o investimento da Apple e poderá contar com o know-how da A24, estúdio responsável por campanhas bem-sucedidas recentes como “Moonlight” e “Minari”.  

Vejo no filme um potencial obra para dar o terceiro Oscar da carreira do Denzel Washington. Em 2017, ele bateu na trave com “Um Limite entre Nós”, perdendo para o Casey Affleck, de “Manchester à Beira-Mar“. A última estatueta dele aconteceu em 2002 com “Dia de Treinamento”, logo, pode ser que a Academia encontre a oportunidade perfeita de premiá-lo em “The Tragedy of Macbeth”. Já Frances McDormand só se fizer o desempenho de uma vida para sair premiada novamente. 

A JOURNAL FOR JORDAN 

Falando do Denzel Washington, ele pode concorrer em Melhor Direção. O astro comanda “A Journal for Jordan”, drama estrelado por Michael B. Jordan. 

A história mostra um soldado norte-americano convocado para à Guerra do Iraque que, antes de partir, deixou uma série de cartas com conselhos para o filho pequeno. O militar morreu no conflito. 

Drama baseado em fatos, uma história para fazer todo mundo sair chorando, um ator em ascensão e um diretor querido dentro da indústria: “A Journal for Jordan” pode ir longe no Oscar; basta não exagerar na pieguice. 

NOITE PASSADA EM SOHO 

“Todo Mundo Quase Morto”, “Scott Pilgrim”, “Baby Driver”.

O Edgar Wright possui uma das carreiras mais interessantes do cinemão americano e britânico. O Oscar, entretanto, nunca deu muita bola para ele. Quem sabe isso não muda com “Noite Passada em Soho”? 

Homenagem ao terror dos anos 1960, a produção mostra uma garota com a capacidade de viajar no tempo para ir até a Londres de cinquenta anos atrás, onde conhece o seu ídolo, um aspirante a cantor. Porém, a viagem não será tão tranquila como parece.

Pelo ótimo trailer, “Noite Passada em Soho” pode se candidatar e chegar forte em direção de arte, figurino, maquiagem. 

Mais do que isso, caberá à Academia ser menos conservadora para com os filmes de terror. 

BENEDETTA 

Another Round” teve o caminho facilitado no Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional pela ausência de “Benedetta”. O novo longa da carreira do diretor Paul Verhoeven, de Elle, seria lançado no Festival de Cannes do ano passado, mas, a pandemia atrasou tudo. 

 A expectativa é que do Oscar 2022 não passe. 

O filme se passa no século XVII e mostra uma freira italiana que sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas e eróticas. Assistida por uma companheira, a relação entre as duas acaba se tornando um romance. 

O grande empecilho de “Benedetta” pode ser um possível conservadorismo da Academia. Vale lembrar que “Elle” ficou de fora até da pré-lista do Oscar 2017.  

MAESTRO 

O Bradley Cooper não escondeu que ficou chateado com a esnobada em Melhor Direção por “Nasce uma Estrela”. Agora, ele pretende obter a indicação com “Maestro”. 

O projeto da Netflix mostra a relação entre o compositor Leonard Berstein e a esposa Felicia Montealegre. A produção também será focada em mostrar a perseguição sofrida pelo maestro durante o macarthismo, a luta pelos direitos civis nos EUA e contra a Guerra do Vietnã. 

Como par romântico do Bradley Cooper teremos a Carey Mulligan, outro nome que a Academia demonstra um carinho e disposta a premiar em breve. Receita perfeita para chegar ao Oscar “Maestro” tem. 

AMSTERDAM

Diretor mais superestimado dos últimos anos no Oscar, o David O. Russell, de “O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”, irá lançar no fim do ano “Amsterdam”. 

Os detalhes da história não foram revelados, porém, o elenco é espetacular: tem Christian Bale, Margot Robbie, Rami Malek, John David Washington, Robert De Niro, Mike Myers, Anya Taylor-Joy, Chris Rock e Michael Shannon. 

Para quem teve três dos últimos quatro trabalhos indicados a Melhor Filme, “Amsterdam” precisa ser encarado como um candidato fortíssimo na disputa. 

A CRÔNICA FRANCESA 

O Wes Anderson demorou para emplacar uma indicação em Melhor Filme, mas, ela veio em grande estilo em 2015 com “O Grande Hotel Budapeste”. Em 2022, ele tentará novamente com “A Crônica Francesa”. 

Previsto para estrear mundialmente no Festival de Cannes, o filme reúne mais uma vez um elenco repleto de estrelas em um drama de época para homenagear o jornalismo com direito a um visual arrebatador. 

SPENCER 

A Helen Mirren venceu o Oscar interpretando a Rainha Elizabeth. A Meryl Streep foi premiada como Margaret Thatcher.

Por que não, para completar a trinca, com a Kristen Stewart ganhadora de Melhor Atriz no Oscar 2022 fazendo a Princesa Diana? 

Em “Spencer”, ela interpreta a ícone britânica no momento em que percebe que o casamento com o príncipe Charles não tem mais como continuar.

É bom lembrar que o Pablo Larraín comandou “Jackie”, filme que rendeu uma nomeação para a Natalie Portman fazendo a Jackie Kennedy.  

CRY MACHO 

Duas vezes ganhador do Oscar por “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”, o Clint Eastwood tenta voltar às categorias máximas com “Cry Macho”. Ele mesmo será o protagonista do projeto da Warner Bros interpretando um cowboy de sucesso do passado levando o filho de um ex-chefe para longe da mãe alcóolatra. 

O Clint sempre foi capaz de driblar resistências na Academia por suas posições políticas próximas ao Partido Republicano.  Com uma tensão política reduzida após a era Trump, o Oscar pode abraçá-lo novamente, especialmente, na categoria de Melhor Ator, a qual ele nunca venceu. 

Seria fantástico. 

10 Cinemas de Rua do Brasil para visitar depois da pandemia

Preciso admitir: a impaciência bateu. Quando tudo começou aqui no Brasil por volta de 12 de março, coloquei na minha cabeça que esse pesadelo duraria, no máximo, um ano e meio, tempo suficiente para o surgimento de vacinas e remédios eficientes para o tratamento da...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #64

Filme: Memórias de Ontem Direção: Isao Takahata Vozes de: Daisy Ridley, Dev Patel, Miki Imai, Yōko Honna Sinopse: Taeko é uma mulher solteira que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #63

Filme: Infiltrado na Klan Direção: Spike Lee Elenco: John David Washington, Adam Driver, Topher Grace, Laura Harrier Sinopse: Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #62

Filme: O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final Direção: James Cameron Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong Sinopse: Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #61

Filme: A Última Nota Direção: Claude Lalonde Elenco: Patrick Stewart, Katie Holmes, Giancarlo Esposito Sinopse: Drama apresenta um dos períodos mais delicados da carreira de Henry Cole (Patrick Stewart), um pianista que dedicou sua vida ao trabalho. No entanto, ele se...

Oscar 2022: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De James Bond a “Duna”, Caio Pimenta divulga a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2022.  https://www.youtube.com/watch?v=FFdVpUuAIgQ 007 – SEM TEMPO PARA MORRER  https://www.youtube.com/watch?v=FlriFMTIPOg São mais de cinco anos que separam “007...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #60

Filme: Presságio Direção: Alex Proyas Elenco: Nicolas Cage, Rose Byrne, Chandler Canterbury, Ben Mendelsohn Sinopse: 1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #59

Filme: E Amanhã... O Mundo Todo Direção: Julia von Heinz Elenco: Mala Emde, Noah Saavedra, Tonio Schneider Sinopse: Luisa (Mala Emde) é uma dedicada estudante de direito, e militante, que encontra-se no primeiro semestre da faculdade. Quando Luisa se une a outros...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #58

Filme: Os Quatro Paralamas Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora Sinopse: O documentário acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983. O filme fala da relação dos três que sobem ao palco, mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia,...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #57

Filme: Dois Estranhos Direção: Travon Free, Martin Desmond Roe Elenco: Joey Badass, Andrew Howard, Zaria Simone Sinopse: O cartunista Carter James (Joey Badass) está tentando voltar para casa para encontrar seu cachorro depois de um bem-sucedido primeiro encontro,...

Oscar: Indicados a Melhor Filme que poderiam ficar de fora

Caio Pimenta analisa quais produções indicadas ao Oscar de Melhor Filme poderiam ter ficado na lista entre 2010 a 2021. OSCAR 2010  O primeiro Oscar que permitiu novamente 10 filmes indicados na categoria máxima após quase sete décadas trouxe uma lista bem...

Oscar: TOP 10 Ganhadores de Melhor Direção na Década de 1950

Hora do TOP 10 dos ganhadores do Oscar de Melhor Direção nos anos 1950. Essa lista leva em consideração as edições de 1950 a 1959.  https://www.youtube.com/watch?v=I5Tm-AmJP2s  10. JOSEPH L. MANKIEWICZ, POR "QUEM É O INFIEL?"...

Oscar 2022: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 6

De Martin Scorsese a Peter Jackson, Caio Pimenta apresenta mais possibilidades de filmes para disputar o Oscar 2022. https://youtu.be/5djhrFXK5PI KILLERS OF THE FLOWER MOON  Depois de ver “O Irlandês” sair sem Oscar algum em 2020, o Martin Scorsese deve vir com sangue...

Oscar: TOP 10 Ganhadores de Melhor Ator na Década de 1950

De Broderick Crawford a David Niven, Caio Pimenta apresenta o TOP 10 dos vencedores do Oscar de Melhor Ator nos anos 1950.  https://www.youtube.com/watch?v=l8mkXAdFUOY 10. WILLIAM HOLDEN, por "Inferno Número 17" https://www.youtube.com/watch?v=A49F9e2_AWs O primeiro e...

Oscar 2022: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 5

De Lázaro Ramos a Rodrigo Santoro, confira quais filmes brasileiros podem aparecer na disputa pelo Oscar 2022. https://www.youtube.com/watch?v=5Wt4K5E300A MEDIDA PROVISÓRIA  Já pensou o Congresso Nacional determinar o retorno de todas as pessoas com “melanina...

Oscar: TOP 10 Maiores Momentos da Década 1960

De Sophia Loren a Sidney Poitier, chegou a hora de listar os 10 maiores momentos do Oscar na década de 1960.   https://www.youtube.com/watch?v=y6-i1eFjrYI 10. CERIMÔNIA QUASE CANCELADA  https://www.youtube.com/watch?v=fjyi70JVP_I Você já pensou faltar três horas para...

Oscar: TOP 10 Maiores Momentos da Década 1970

De Marlon Brando a “Um Estranho no Ninho”, Caio Pimenta apresenta o TOP 10 dos maiores momentos da história do Oscar na década 1970. 10. VITÓRIAS DE "UM ESTRANHO NO NINHO" https://www.youtube.com/watch?v=v3MHfxDG5Vg Se dominar o Oscar em anos não tão fortes como...

Oscar: TOP 10 Maiores Momentos da Década 1980

De Sally Field a Cher, Caio Pimenta apresenta o TOP 10 dos maiores momentos da história do Oscar na década 1980.  https://www.youtube.com/watch?v=N7rI7IAj8T0 10. CRIAÇÃO DA CATEGORIA DE MAQUIAGEM  https://www.youtube.com/watch?v=G6f7by_UMNw&pp=qAMBugMGCgJwdBAB Em...

Oscar 2022: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

Com filmes de Guillermo Del Toro, Will Smith, Ana de Armas e Nicole Kidman, Caio Pimenta divulga a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2022.  https://www.youtube.com/watch?v=D3KvgHzDdAI O BECO DAS ALMAS PERDIDAS  O Guillermo Del Toro conquistou o Oscar em...

Oscar: TOP 10 Maiores Momentos da Década 1990

Chegou a hora de trazer os maiores momentos do Oscar na década de 1990 aqui no canal do Cine Set no YouTube. Aqui, levo em conta as edições de 1991 a 2000.  https://www.youtube.com/watch?v=me3D8bXcuEk 10. VITÓRIA DE STEVEN SPIELBERG ...