De Steven Spielberg a Bradley Cooper, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2022. 

AMOR SUBLIME AMOR

O Steven Spielberg já passou pelos mais diversos gêneros: ficção científica, dramas de época mais pesados e mais leves, filmes de guerra, suspense, comédia Mas, musical ainda não. Isso será quebrado em 2021 com o remake de “Amor Sublime Amor”. 

A missão é árdua, afinal, o original ganhou 10 Oscars e é um dos maiores do gênero. A nova versão do Spielberg pode se aproveitar do clima propício aos musicais em uma temporada de premiações que promete ser mais animada do que a anterior marcada pela pandemia em alta nos EUA.  

Por outro lado, o Spielberg faz tempo que não tem um filmaço. Ok, ele conseguiu três indicações recentes com “Lincoln”, “Ponte de Espiões” e “The Post”, mas, nenhum deles está no primeiro patamar da carreira dele. A última grande obra, na minha opinião, é “Munique”, lá de 2005.

A presença do Ansel Elgort, acusado de estupro no ano passado, também pode levantar resistências ao projeto. 

THE TRAGEDY OF MACBETH

Joel Coen, Denzel Washington e Frances McDormand. Este é o timaço de “The Tragedy of Macbeth”. Baseado no clássico do William Shakespeake, a produção mostra um lorde que acaba convencido por três bruxas de que está destinado a ser o futuro rei da Escócia. Com o apoio da esposa, ele tentará tomar o poder a qualquer custo. 

A produção terá o investimento da Apple e poderá contar com o know-how da A24, estúdio responsável por campanhas bem-sucedidas recentes como “Moonlight” e “Minari”.  

Vejo no filme um potencial obra para dar o terceiro Oscar da carreira do Denzel Washington. Em 2017, ele bateu na trave com “Um Limite entre Nós”, perdendo para o Casey Affleck, de “Manchester à Beira-Mar“. A última estatueta dele aconteceu em 2002 com “Dia de Treinamento”, logo, pode ser que a Academia encontre a oportunidade perfeita de premiá-lo em “The Tragedy of Macbeth”. Já Frances McDormand só se fizer o desempenho de uma vida para sair premiada novamente. 

A JOURNAL FOR JORDAN 

Falando do Denzel Washington, ele pode concorrer em Melhor Direção. O astro comanda “A Journal for Jordan”, drama estrelado por Michael B. Jordan. 

A história mostra um soldado norte-americano convocado para à Guerra do Iraque que, antes de partir, deixou uma série de cartas com conselhos para o filho pequeno. O militar morreu no conflito. 

Drama baseado em fatos, uma história para fazer todo mundo sair chorando, um ator em ascensão e um diretor querido dentro da indústria: “A Journal for Jordan” pode ir longe no Oscar; basta não exagerar na pieguice. 

NOITE PASSADA EM SOHO 

“Todo Mundo Quase Morto”, “Scott Pilgrim”, “Baby Driver”.

O Edgar Wright possui uma das carreiras mais interessantes do cinemão americano e britânico. O Oscar, entretanto, nunca deu muita bola para ele. Quem sabe isso não muda com “Noite Passada em Soho”? 

Homenagem ao terror dos anos 1960, a produção mostra uma garota com a capacidade de viajar no tempo para ir até a Londres de cinquenta anos atrás, onde conhece o seu ídolo, um aspirante a cantor. Porém, a viagem não será tão tranquila como parece.

Pelo ótimo trailer, “Noite Passada em Soho” pode se candidatar e chegar forte em direção de arte, figurino, maquiagem. 

Mais do que isso, caberá à Academia ser menos conservadora para com os filmes de terror. 

BENEDETTA 

Another Round” teve o caminho facilitado no Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional pela ausência de “Benedetta”. O novo longa da carreira do diretor Paul Verhoeven, de Elle, seria lançado no Festival de Cannes do ano passado, mas, a pandemia atrasou tudo. 

 A expectativa é que do Oscar 2022 não passe. 

O filme se passa no século XVII e mostra uma freira italiana que sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas e eróticas. Assistida por uma companheira, a relação entre as duas acaba se tornando um romance. 

O grande empecilho de “Benedetta” pode ser um possível conservadorismo da Academia. Vale lembrar que “Elle” ficou de fora até da pré-lista do Oscar 2017.  

MAESTRO 

O Bradley Cooper não escondeu que ficou chateado com a esnobada em Melhor Direção por “Nasce uma Estrela”. Agora, ele pretende obter a indicação com “Maestro”. 

O projeto da Netflix mostra a relação entre o compositor Leonard Berstein e a esposa Felicia Montealegre. A produção também será focada em mostrar a perseguição sofrida pelo maestro durante o macarthismo, a luta pelos direitos civis nos EUA e contra a Guerra do Vietnã. 

Como par romântico do Bradley Cooper teremos a Carey Mulligan, outro nome que a Academia demonstra um carinho e disposta a premiar em breve. Receita perfeita para chegar ao Oscar “Maestro” tem. 

AMSTERDAM

Diretor mais superestimado dos últimos anos no Oscar, o David O. Russell, de “O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”, irá lançar no fim do ano “Amsterdam”. 

Os detalhes da história não foram revelados, porém, o elenco é espetacular: tem Christian Bale, Margot Robbie, Rami Malek, John David Washington, Robert De Niro, Mike Myers, Anya Taylor-Joy, Chris Rock e Michael Shannon. 

Para quem teve três dos últimos quatro trabalhos indicados a Melhor Filme, “Amsterdam” precisa ser encarado como um candidato fortíssimo na disputa. 

A CRÔNICA FRANCESA 

O Wes Anderson demorou para emplacar uma indicação em Melhor Filme, mas, ela veio em grande estilo em 2015 com “O Grande Hotel Budapeste”. Em 2022, ele tentará novamente com “A Crônica Francesa”. 

Previsto para estrear mundialmente no Festival de Cannes, o filme reúne mais uma vez um elenco repleto de estrelas em um drama de época para homenagear o jornalismo com direito a um visual arrebatador. 

SPENCER 

A Helen Mirren venceu o Oscar interpretando a Rainha Elizabeth. A Meryl Streep foi premiada como Margaret Thatcher.

Por que não, para completar a trinca, com a Kristen Stewart ganhadora de Melhor Atriz no Oscar 2022 fazendo a Princesa Diana? 

Em “Spencer”, ela interpreta a ícone britânica no momento em que percebe que o casamento com o príncipe Charles não tem mais como continuar.

É bom lembrar que o Pablo Larraín comandou “Jackie”, filme que rendeu uma nomeação para a Natalie Portman fazendo a Jackie Kennedy.  

CRY MACHO 

Duas vezes ganhador do Oscar por “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”, o Clint Eastwood tenta voltar às categorias máximas com “Cry Macho”. Ele mesmo será o protagonista do projeto da Warner Bros interpretando um cowboy de sucesso do passado levando o filho de um ex-chefe para longe da mãe alcóolatra. 

O Clint sempre foi capaz de driblar resistências na Academia por suas posições políticas próximas ao Partido Republicano.  Com uma tensão política reduzida após a era Trump, o Oscar pode abraçá-lo novamente, especialmente, na categoria de Melhor Ator, a qual ele nunca venceu. 

Seria fantástico. 

Os 10 Maiores Ataques do Governo Bolsonaro Contra o Cinema Brasileiro em 2021

A escalada do governo Bolsonaro contra a cultura brasileira não é novidade como apontamos nos especiais feitos em 2019 e 2020 dos ataques ao setor do cinema. Neste ano, assistimos ao ápice deste processo: o incêndio em uma unidade da Cinemateca no dia 29 de julho.   O...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #86

Filme: Sete Prisioneiros Direção: Alex Moratto Elenco: Christian Malheiros, Rodrigo Santoro, Cecília Homem de Mello Sinopse: O jovem Mateus aceita trabalhar em um ferro-velho em São Paulo com o novo chefe Luca para ganha uma oportunidade de dar uma vida melhor à...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #85

Filme: Vingança & Castigo Direção: Jeymes Samuel Elenco: Jonathan Majors, Idris Elba, Regina King, Zazie Beetz, LaKeith Stanfield, Delroy Lindo Sinopse: Quando o fora da lei Nat Love (Jonathan Majors) descobre que seu maior inimigo, Rufus Buck (Idris Elba), será...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #84

Filme: Army of Thieves Direção: Matthias Schweighöfer Elenco: Matthias Schweighöfer, Nathalie Emmanuel, Ruby O. Fee Sinopse: Derivado de Army of the Dead, o filme traz a história a vida do bancário Ludwig Dieter (Matthias Schweighöfer) passa por uma reviravolta quando...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #83

Filme: Gran Torino Direção: Clint Eastwood  Elenco: Clint Eastwood, Bee Vang, Ahney Her  Sinopse: Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos, bebe cerveja e vai mensalmente ao...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #82

Filme: O Lobo Atrás da Porta  Direção: Fernando Coimbra  Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento  Sinopse: Uma criança é sequestrada e seus pais, Bernardo e Sylvia, decidem ir até a delegacia. O delegado resolve interrogá-los separadamente e descobre...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #81

Filme: Amor e Outras Drogas Direção: Edward Zwick  Elenco: Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Oliver Platt, Hank Azaria  Sinopse: Maggie é uma mulher de espírito livre que não quer se amarrar a alguém de maneira alguma. Ela só não esperava conhecer Jamie, um charmoso...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #80

Filme: Razão e Sensibilidade   Direção: Ang Lee   Elenco: Emma Thompson, Hugh Grant, Kate Winslet   Sinopse: Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #79

Filme: La Misma Sangre  Direção: Miguel Cohan  Elenco: Dolores Fonzi, Paulina García, Oscar Martínez, Luis Gnecco  Sinopse: Um trágico acidente tira a vida da matriarca da família, mas os detalhes da morte fazem os filhos suspeitarem do próprio pai. ...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #78

Filme: Schumacher Direção: Hanns-Bruno Kammertöns, Vanessa Nöcker e Michael Wech Sinopse: Com depoimentos de familiares, amigos e de nomes do automobilismo, como Sebastian Vettel, o documentário deve contar um pouco sobre a vida de Schumacher antes de virar piloto...

Oscar 2022: Por que não indicar Kristen Stewart será um erro?

A derrota no Globo de Ouro e a esnobada no SAG colocaram a Kristen Stewart em perigo na corrida para o Oscar. De favorita absoluta ao prêmio, agora, a estrela de “Spencer” corre o risco até de ficar fora da lista de indicadas a Melhor Atriz.  Com minha grande...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Viola Davis e Renée Zellweger

De "O Diário de Bridget Jones" a "A Voz Suprema do Blues", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Viola Davis e Renée Zellweger. https://youtu.be/nRan4CesJTQ 4. JUDY  A indicação mais fraca da carreira de Renée Zellweger foi justamente a que...

Oscar 2022: O Impacto do Globo de Ouro e das indicações ao SAG

Caio Pimenta analisa como fica a corrida do Oscar 2022 com os resultados do Globo de Ouro, as indicações ao SAG e a revelação das pré-listas do Bafta. https://www.youtube.com/watch?v=gBdDE53f-HY GLOBO DE OURO  O prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira em...

SAG 2022: Previsões Finais dos Indicados

Caio Pimenta traz as previsões para as indicações ao SAG 2022, o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA; divulgação será no dia 12 de janeiro. https://youtu.be/VqeURXvkXRg MELHOR ATRIZ COADJUVANTE  A corrida por Melhor Atriz Coadjuvante traz quatro nomes definidos e...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de John Ford

De "O Delator" a "Depois do Vendaval", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de John Ford. 5. DEPOIS DO VENDAVAL  “Depois do Vendaval” foi a última indicação da carreira do Ford e rendeu a ele o recorde de vitórias da categoria.  A quarta...

Oscar 2022: Previsões das Indicações – Virada do Ano

Caio Pimenta aponta quais serão os indicados ao Oscar 2022 em Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Roteiros Adaptado e Original, Animação e Filme Internacional. https://www.youtube.com/watch?v=ai0PLy0HXeE ROTEIROS  Começamos com Roteiro Adaptado, onde...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de James Stewart

De "A Mulher Faz o Homem" a "Anatomia de um Crime", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de James Stewart. https://www.youtube.com/watch?v=ZmSCAyOB_x4 5. MEU AMIGO HARVEY  A indicação mais fraca da carreira de James Stewart ao Oscar veio em...

Oscar: Os Filmes Natalinos que Disputaram o Prêmio

De ”A Felicidade Não se Compra” a “Klaus”, Caio Pimenta apresenta a lista dos filmes natalinos indicados na história do Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=mah6cVwm2kc O término da Segunda Guerra Mundial fez o Oscar se voltar para os esperançosos filmes natalinos...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Glenn Close

De "O Mundo Segundo Garp" a "Era uma vez um Sonho", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Glenn Close. https://youtu.be/RMbZHUMUnU8 8. UM HOMEM FORA DE SÉRIE  Em 1985, a Glenn Close foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Um...

Oscar 2022: Previsões Finais para a Shortlist

Caio Pimenta faz as apostas de quais produções devem aparecer na aguardada shortlist do Oscar nas categorias de Melhor Filme Internacional, Documentário, Efeitos Visuais, Maquiagem e Penteado, Canção Original e Trilha Sonora....