De Steven Spielberg a Bradley Cooper, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2022. 

AMOR SUBLIME AMOR

O Steven Spielberg já passou pelos mais diversos gêneros: ficção científica, dramas de época mais pesados e mais leves, filmes de guerra, suspense, comédia Mas, musical ainda não. Isso será quebrado em 2021 com o remake de “Amor Sublime Amor”. 

A missão é árdua, afinal, o original ganhou 10 Oscars e é um dos maiores do gênero. A nova versão do Spielberg pode se aproveitar do clima propício aos musicais em uma temporada de premiações que promete ser mais animada do que a anterior marcada pela pandemia em alta nos EUA.  

Por outro lado, o Spielberg faz tempo que não tem um filmaço. Ok, ele conseguiu três indicações recentes com “Lincoln”, “Ponte de Espiões” e “The Post”, mas, nenhum deles está no primeiro patamar da carreira dele. A última grande obra, na minha opinião, é “Munique”, lá de 2005.

A presença do Ansel Elgort, acusado de estupro no ano passado, também pode levantar resistências ao projeto. 

THE TRAGEDY OF MACBETH

Joel Coen, Denzel Washington e Frances McDormand. Este é o timaço de “The Tragedy of Macbeth”. Baseado no clássico do William Shakespeake, a produção mostra um lorde que acaba convencido por três bruxas de que está destinado a ser o futuro rei da Escócia. Com o apoio da esposa, ele tentará tomar o poder a qualquer custo. 

A produção terá o investimento da Apple e poderá contar com o know-how da A24, estúdio responsável por campanhas bem-sucedidas recentes como “Moonlight” e “Minari”.  

Vejo no filme um potencial obra para dar o terceiro Oscar da carreira do Denzel Washington. Em 2017, ele bateu na trave com “Um Limite entre Nós”, perdendo para o Casey Affleck, de “Manchester à Beira-Mar“. A última estatueta dele aconteceu em 2002 com “Dia de Treinamento”, logo, pode ser que a Academia encontre a oportunidade perfeita de premiá-lo em “The Tragedy of Macbeth”. Já Frances McDormand só se fizer o desempenho de uma vida para sair premiada novamente. 

A JOURNAL FOR JORDAN 

Falando do Denzel Washington, ele pode concorrer em Melhor Direção. O astro comanda “A Journal for Jordan”, drama estrelado por Michael B. Jordan. 

A história mostra um soldado norte-americano convocado para à Guerra do Iraque que, antes de partir, deixou uma série de cartas com conselhos para o filho pequeno. O militar morreu no conflito. 

Drama baseado em fatos, uma história para fazer todo mundo sair chorando, um ator em ascensão e um diretor querido dentro da indústria: “A Journal for Jordan” pode ir longe no Oscar; basta não exagerar na pieguice. 

NOITE PASSADA EM SOHO 

“Todo Mundo Quase Morto”, “Scott Pilgrim”, “Baby Driver”.

O Edgar Wright possui uma das carreiras mais interessantes do cinemão americano e britânico. O Oscar, entretanto, nunca deu muita bola para ele. Quem sabe isso não muda com “Noite Passada em Soho”? 

Homenagem ao terror dos anos 1960, a produção mostra uma garota com a capacidade de viajar no tempo para ir até a Londres de cinquenta anos atrás, onde conhece o seu ídolo, um aspirante a cantor. Porém, a viagem não será tão tranquila como parece.

Pelo ótimo trailer, “Noite Passada em Soho” pode se candidatar e chegar forte em direção de arte, figurino, maquiagem. 

Mais do que isso, caberá à Academia ser menos conservadora para com os filmes de terror. 

BENEDETTA 

Another Round” teve o caminho facilitado no Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional pela ausência de “Benedetta”. O novo longa da carreira do diretor Paul Verhoeven, de Elle, seria lançado no Festival de Cannes do ano passado, mas, a pandemia atrasou tudo. 

 A expectativa é que do Oscar 2022 não passe. 

O filme se passa no século XVII e mostra uma freira italiana que sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas e eróticas. Assistida por uma companheira, a relação entre as duas acaba se tornando um romance. 

O grande empecilho de “Benedetta” pode ser um possível conservadorismo da Academia. Vale lembrar que “Elle” ficou de fora até da pré-lista do Oscar 2017.  

MAESTRO 

O Bradley Cooper não escondeu que ficou chateado com a esnobada em Melhor Direção por “Nasce uma Estrela”. Agora, ele pretende obter a indicação com “Maestro”. 

O projeto da Netflix mostra a relação entre o compositor Leonard Berstein e a esposa Felicia Montealegre. A produção também será focada em mostrar a perseguição sofrida pelo maestro durante o macarthismo, a luta pelos direitos civis nos EUA e contra a Guerra do Vietnã. 

Como par romântico do Bradley Cooper teremos a Carey Mulligan, outro nome que a Academia demonstra um carinho e disposta a premiar em breve. Receita perfeita para chegar ao Oscar “Maestro” tem. 

AMSTERDAM

Diretor mais superestimado dos últimos anos no Oscar, o David O. Russell, de “O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”, irá lançar no fim do ano “Amsterdam”. 

Os detalhes da história não foram revelados, porém, o elenco é espetacular: tem Christian Bale, Margot Robbie, Rami Malek, John David Washington, Robert De Niro, Mike Myers, Anya Taylor-Joy, Chris Rock e Michael Shannon. 

Para quem teve três dos últimos quatro trabalhos indicados a Melhor Filme, “Amsterdam” precisa ser encarado como um candidato fortíssimo na disputa. 

A CRÔNICA FRANCESA 

O Wes Anderson demorou para emplacar uma indicação em Melhor Filme, mas, ela veio em grande estilo em 2015 com “O Grande Hotel Budapeste”. Em 2022, ele tentará novamente com “A Crônica Francesa”. 

Previsto para estrear mundialmente no Festival de Cannes, o filme reúne mais uma vez um elenco repleto de estrelas em um drama de época para homenagear o jornalismo com direito a um visual arrebatador. 

SPENCER 

A Helen Mirren venceu o Oscar interpretando a Rainha Elizabeth. A Meryl Streep foi premiada como Margaret Thatcher.

Por que não, para completar a trinca, com a Kristen Stewart ganhadora de Melhor Atriz no Oscar 2022 fazendo a Princesa Diana? 

Em “Spencer”, ela interpreta a ícone britânica no momento em que percebe que o casamento com o príncipe Charles não tem mais como continuar.

É bom lembrar que o Pablo Larraín comandou “Jackie”, filme que rendeu uma nomeação para a Natalie Portman fazendo a Jackie Kennedy.  

CRY MACHO 

Duas vezes ganhador do Oscar por “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”, o Clint Eastwood tenta voltar às categorias máximas com “Cry Macho”. Ele mesmo será o protagonista do projeto da Warner Bros interpretando um cowboy de sucesso do passado levando o filho de um ex-chefe para longe da mãe alcóolatra. 

O Clint sempre foi capaz de driblar resistências na Academia por suas posições políticas próximas ao Partido Republicano.  Com uma tensão política reduzida após a era Trump, o Oscar pode abraçá-lo novamente, especialmente, na categoria de Melhor Ator, a qual ele nunca venceu. 

Seria fantástico. 

5 Filmes sobre Profissões e Bastidores do Cinema

Na história do cinema, filmes que exploram o processo de criação cinematográfica sempre tiveram destaque, seja como uma abordagem metalinguística, uma homenagem à indústria do cinema ou simplesmente como pano de fundo para outras narrativas. Em filmes como o recente...

10 Atores Brasileiros com destaque em Hollywood

O destaque dos brasileiros em Hollywood não é algo recente, mas aos poucos nossos atores têm conquistado papéis mais significativos e se tornado protagonistas em grandes produções. Wagner Moura é um excelente exemplo disso: antes de estrelar ao lado de Kirsten Dunst...

Cinco Filmes Religiosos Sucessos de Bilheteria no Brasil

Embora diretores como Martin Scorsese e M. Night Shyamalan trabalhem a religião ou a fé como temas centrais em seus filmes, nem sempre essas obras são consideradas filmes religiosos por parte do público. Que o diga "A Última Tentação de Cristo": o filmaço estrelado...

10 Grandes Atuações Masculinas Infantis nos Cinemas

Existem atores que realizam performances tão extraordinárias que deixam uma marca indelével em gerações inteiras, como Marlon Brando em "O Poderoso Chefão" ou Meryl Streep em "A Escolha de Sofia". No entanto, é importante reconhecer que esses artistas geralmente...

Adanilo nos cinemas: conheça 7 filmes do ator amazonense de ‘Renascer’

A estreia de "Renascer", remake da novela clássica da Globo nos anos 1990, terá um gosto especial para quem acompanha o cinema amazonense: Adanilo, um dos maiores talentos da cultura local dos últimos anos, será um dos protagonistas do folhetim. Interpretando...

Cinema em 2024: as 7 maiores polêmicas certas para o novo ano

O Cine Set antecipou muitas das tretas de 2023 da Film Twitter Brasil e do cinema mundial como um todo em uma postagem logo no primeiro dia do ano. Para criar uma tradição, chegou a hora de apostar quais serão os principais debates do mundo cinematográfico para 2024: ...

Os 10 Grandes Nomes do Cinema Brasileiro em 2023 

Escolher 10 nomes do cinema brasileiro que se destacaram em 2023 é uma tarefa inglória visto que tivemos tantos grandes artistas com trabalhos marcantes e relevantes, conquistando o país e o mundo.   Por outro lado, listas e retrospectivas ajudam tanto do ponto de...

O Melhor e o Pior da Parceria Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio | Ranking Cine Set

“Assassinos da Lua das Flores” está entre nós, e é mais um belo filme do mestre Martin Scorsese, no qual ele faz seus dois grandes “musos inspiradores” contracenarem pela primeira vez num trabalho dele, os astros Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Às vezes, acontecem...

O Melhor e o Pior da Parceria Martin Scorsese e Robert De Niro | Ranking Cine Set

“Assassinos da Lua das Flores” está entre nós, e é mais um belo filme do mestre Martin Scorsese, no qual ele faz seus dois grandes “musos inspiradores” contracenarem pela primeira vez num trabalho dele, os astros Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Às vezes, acontecem...

Cinco em Set | Filmes de Terror do Cinema Brasileiro

A bruxa está oficialmente à solta no Cine Set. Posso adiantar logo de cara, por exemplo, que esta não será a única lista de Halloween que nosso estimado portal terá esta semana. Mas esta é, sim, a primeira lista de filmes de terror nacionais publicada aqui no site,...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 6

De "Motel Destino" a "Ainda Estou Aqui", Caio Pimenta lista os potenciais candidatos do Brasil à vaga no Oscar 2025. https://youtu.be/kjb1mBB9Rgw AS CONTINUAÇÕES https://www.youtube.com/watch?v=mxGSOrCCZOA&pp=ygUjRXN0w7RtYWdvIDI6IE8gUG9kZXJvc28gQ2hlZiB0cmFpbGU%3D...

Oscar Anos 2020: TOP 10 Momentos Marcantes

Dos discursos de Ariana DeBose e Joaquin Phoenix ao tapa na cara de Will Smith em Chris Rock, Caio Pimenta lista os maiores momentos do Oscar entre os anos 2020 e 2024. https://youtu.be/8LWmAOXthJQ 10. RETORNO DAS HOMENAGENS AOS INDICADOS...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 5

De "O Aprendiz" a "A Real Pain", Caio Pimenta traz a quinta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/hfaAbQdJMvM 'NIGHTBITCH', 'CALLAS' E 'BACK TO BLACK' Adiado por conta da greve de roteiristas e atores do ano passado, “Nightbitch”, finalmente,...

Oscar Anos 2020: TOP 10 Maiores Esnobadas

De "Assassinos da Lua das Flores" em Roteiro Adaptado a Lupita Nyong´o em Melhor Atriz, Caio Pimenta traz um ranking das maiores esnobadas do Oscar nos anos 2020. https://youtu.be/HCzSG_kEFl4 10. DELROY LINDO A pauta da diversidade pode até ter ganhado força na...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...