As eleições gerais no Brasil estão entre os eventos mais importantes do ano, afinal estamos falando do futuro do país. Em uma reportagem especial, a equipe da Betway aproveitou essa temática para avaliar o posicionamento político de alguns personagens de filmes e séries. Nomes como Daenerys, Homelander e Ross tiveram o perfil definido pelas ações durante as temporadas nos diferentes seriados. São evidências suficientes para definir como eles se encontram no espectro político brasileiro.

Um dos principais destaques vai para a protagonista de Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Durante as oito temporadas produzidas pela HBO, a vida de Daenerys Targaryen é cercada de escolhas e eventos políticos. Ou seja, esse é um tema que faz parte da vida dela, sendo perfeito para definir algumas opiniões sobre assuntos importantes. A equipe do blog Betway Insider colocou a personagem como uma protetora dos animais, não sendo nem preciso explicar os motivos.

A dona dos três dragões tem esse lado cuidadoso, mas também conta com um ar autoritário. Uma das promessas de campanha dela seria na força militar, pois foi assim que ela conseguiu se vingar de alguns adversários e inimigos. Aliás, outro aspecto rígido de Daenerys é justamente essa justiça baseada na violência. O perdão é um sentimento que passa longe dela. Assim, nós conseguimos montar um perfil com certos aspectos liberais, mas com toques de autoritarismo.

Se compararmos com o perfil de Homelander, é possível enxergar Daenerys como alguém bem tranquilo. O protagonista de The Boys tem tudo para chamar a atenção com extremismo conservador, inclusive com toques de patriotismo. Isso é visto de maneira objetiva durante os episódios da série. Além disso, o nacionalismo também falaria mais alto em uma eventual campanha política. Entretanto, o passado obscuro poderia ser um problema na hora de ganhar alguns votos.

Humor e política

Além dessas séries de drama e ação, o infográfico da Betway também olhou para as produções de comédia. Essa categoria pode oferecer alguns candidatos interessantes, como Ross Geller, um dos personagens mais amados de Friends. Ele é uma pessoa estudada, então não seria surpresa ver o incentivo à educação como um dos projetos mais importantes. Além disso, por trabalhar em um museu, o candidato da ficção daria prioridade ao cuidado com o patrimônio histórico.

Enquanto isso, se olharmos para o mundo de The Office, Dwight Schrute é quem aparece como um potencial candidato, mas com opiniões bem diferentes da de Ross. A segurança seria o foco principal na campanha, inclusive com toques mais conservadores. Por ser um personagem de vida simples, a educação e outros aspectos mais complexos, não teriam um grande foco. Isso faz dele alguém com potencial de vitória, sobretudo em um país como o Brasil, onde segurança é um pedido de todos.

Ainda no mundo dos seriados de TV, o levantamento mostra que o humor consegue oferecer grandes candidatos. Tasha Jefferson, de Orange is the New Black, e Leslie Knope, de Parks and Recreation, são duas indicadas. Ambas com viés mais liberais, e com foco na proteção de minorias. Ou seja, candidatas que poderiam mudar o Brasil, e qualquer outro país, para melhor. Isso mostra como as ações dos personagens nas histórias podem ajudar a definir esse possível comportamento em uma eleição.

Tecnologia com Matrix

Uma menção honrosa é necessária para o candidato Neo, o protagonista de Matrix. Ele também conta com viés liberal, mas com foco em tecnologia. O acesso livre a informações, por exemplo, seria uma forte bandeira durante toda a campanha. Além disso, a proteção aos mais fracos, grupos minoritários e relegados na sociedade, seria prioridade em um eventual governo. Por isso, Neo também poderia ter uma oportunidade nas eleições.

Todos esses personagens possuem características importantes, que ficam em maior evidência durante algum acontecimento na série. Se você ficou curioso para descobrir com qual deles se identifica, veja o quiz que a equipe de apostas nas eleições da Betway preparou. Vai poder até votar, se quiser.

As eleições são essenciais para o bom funcionamento da democracia. Esse levantamento mostra curiosamente o perfil de alguns personagens, caso quisessem participar de uma eleição. Porém, essa brincadeira não é apenas boba, pois ela mostra também como é necessário pesquisar sobre um candidato antes de escolher. Uma lição importante para levar da ficção para a realidade.