Completando uma década em 2023, o Festival Internacional de Cinema Brasileiro de Milão apresenta grandes produções recentes do país na Itália. Previsto para acontecer entre os dias 26 de setembro a 8 de outubro, o evento exibe gratuitamente os elogiados “Noites Alienígenas“, “Marte Um“, “Estranho Caminho”, “Aldeotas” e muito mais atrações.

Ao todo, foram selecionados 18 longas-metragens: 15 estreias e 3 sucessos de edições anteriores, entre ficção e documentários. A programação ainda inclui apresentações de livros, aulas de dança, concertos, oficinas de culinária, leituras de poesia e entre outras atrações. O ator, roteirista e diretor Gero Camilo estará presente em Milão para apresentar “Aldeotas”. Adriano Carvalho, ator de “Vazante”, Luca Alverdi, produtor do documentario “Olha pra Elas”, Bruno Jorge, diretor de “A Invençao do Outro”, Daniel Camargo, cineasta de “Independência 100 x 100”, e Camilo Cavalcante, roteirista de “Noites Alienígenas”, são outros convidados em Milão.

A programação ainda apresenta os documentários “Clara Estrela”, de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, “Elis & Tom – Só Tinha de Ser com Você“, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, “A Luneta do Tempo“, de Alceu Valença, “Cidade Pássaro”, de Matias Mariani, “Curral”, de Marcelo Brennand, “Rua Aurora – Refúgio de Todos os Mundos”, de Camilo Cavalcante, “Regra 34“, de Júlia Murat, “Trinta”, de Paulo Machline, e “Faroeste Caboclo“, de René Sampaio.

A décima edição da mostra contará com convidados especiais e pretende refletir a riqueza estilística e temática que predomina no atual cinema do Brasil. Serão apresentadas produções realizadas de norte a sul do Brasil, dos mais variados gêneros – do realismo fantástico ao drama, passando pelas biografias, pelo policial – e que abrangem temas diversos. “São obras que nos ajudam a refletir sobre a realidade de um país fascinante, cheio de belezas e contradições, com muitas questões sociais complexas que ainda precisam ser enfrentadas”, explica Regina Nadaes Marques, diretora da Associação Vagaluna, que organiza o evento, em colaboração com o Consulado-Geral do Brasil em Milãoe com o apoio institucional da Prefeitura de Milão. Um júri popular vai eleger o melhor filme.

com apoio de informações de assessoria