Dois dos principais profissionais do audiovisual amazonense, Bárbara Umbra e Robert Coelho vão ministrar um curso inédito e gratuito em Manaus. A oficina gratuita ‘Mãos à Luz – Oficina de Cinematografia’ será realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro no Umbra Estúdio, localizado no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Serão duas turmas – a vespertina das 14h às 17h e a noturna das 18h às 21h. As inscrições estão abertas a partir de mensagem direta (DM) na conta do Instagram da iniciativa (clique aqui) 

O curso será dividido em aulas teóricas e práticas. A primeira parte será ministrada por Bárbara com foco em trabalhar no alinhamento da técnica à mensagem que se deseja comunicar. Questões conceituais relativas a conceitos básicos de iluminação, temperatura de cor, intensidade e direção da luz até a importância da sombra serão abordadas. 

“Uma preocupação da oficina é estimular a criatividade diante de baixo orçamento.  Aplicando o conhecimento com técnica e sentido, é possível fazer muito com o que se tem acesso. Até mesmo em casa, porque os princípios são os mesmos”, disse Bárbara, montadora das nas séries “Transviar” e “Territórios” e do curta “Maria”. 

PARTE PRÁTICA 

Foto esq: Robert Coelho / Foto dir.: Adanilo

Robert Coelho, diretor de fotografia do recente “Castanho”, curta dirigido por Adanilo, será o encarregado das aulas e exercícios práticos. Nelas, os participantes poderão criar atmosferas e cenas com recursos disponíveis de forma criativa, configurar câmera e outras atividades. 

“Teremos equipamentos disponíveis, câmeras, lentes, tripés, monitoração, luz, bandeiras, modificadores, frame de difusão. Agora, se o aluno tiver o seu equipamento de câmera e queira levar para ver como funciona melhor ou até mesmo tirar as dúvidas sobre o seu equipamento, pode ficar à vontade para levar”, diz Robert.  

“Estamos tendo bastante demanda de inscrições e é uma pena que só podemos dispor de 20 vagas. Isso mostra que existe uma grande vontade e necessidade de formação na cidade. Até costumamos ver cursos de fotografia still, mas na parte de vídeo e pós, por exemplo, é bem difícil. Sentimos, muitas vezes, que as pessoas têm ideias potentes e vontade de fazer, mas falta oportunidade de formação pra melhorar a qualidade de produções”, completou Bárbara. 

‘Mãos à Luz – Oficina de Cinematografia’ é um projeto contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023 da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município. 

Foto de abertura da matéria: Cícero Benedito