Desde que a corrida ao Oscar 2023 começou, imaginava-se uma disputa entre duas divas pops em Canção Original: de um lado, a já oscarizada Lady Gaga com a música-tema de “Top Gun: Maverick”, enquanto do outro estava Rihanna de volta ao jogo com a “Lift Me Up”, de “Wakanda Forever“. 

Impossível derrotá-las, não? 

Do nada, entretanto, surgiu um filme lá da Índia. E, no meio de efeitos visuais e cenas de ações espetaculares, uma cena de dança roubou a cena em “RRR”. 

“Naatu Naatu” é uma canção de resistência e enfrentamento às humilhações impostas pelo colonialismo britânico à Índia. A resposta vem em música e dança com uma energia absurda repleto de cores. O momento é tão empolgante que cinemas nos EUA registraram pessoas dançando em frente à tela na sequência da música. 

O resultado deste ano acalma uma polêmica que sempre retorna na categoria com a presença de canções que somente aparecem nos créditos finais e não estão presentes de alguma forma durante o filme. 

Por fim, é um Oscar honroso para “RRR”, fantástico épico indiano que dá de mil a zero em cima dos blockbusters norte-americanos. Fosse a Academia mais ousada, teria indicado o longa do S.S Rajamouli facilmente a Melhor Filme.