De David Fincher a “Barbie”, Caio Pimenta apresenta os primeiros candidatos rumo ao Oscar 2024.
“Next Goal Wins” a “Freud’s Last Session”
Vencedores de temporadas de premiações anteriores podem voltar a disputar o Oscar em 2024.
Ganhador de Melhor Roteiro Original com “Jojo Rabbit”, o Taika Waititi, finalmente, deve lançar “Next Goal Wins”. A produção mostra os estranhos métodos do treinador de Samoa Americana para levar o país à Copa do Mundo de 2014. Michael Fassbender e Elisabeth Moss estão no elenco da comédia.
Já a Emerald Fennell, ganhadora de Roteiro Original com “Bela Vingança”, chegará com “Saltburn”. O suspense não teve ainda muitos detalhes revelados, mas, sabe-se que o elenco conta com o Barry Keoghan, Carey Mulligan e Rosamund Pike.
“Freud’s Last Session” pode ser um candidato sério do tradicional filão dos dramas britânicos. A história é bem interessante: o encontro entre neurologista no fim da vida com o escritor C.S Lewis, conhecido por criar “As Crônicas de Nárnia”, em um debate sobre a existência de Deus. Tudo acontece às vésperas da Segunda Guerra Mundial. O Anthony Hopkins interpreta Freud e o Matthew Goode faz o escritor no filme dirigido pelo Matt Brown.
“FLINT STRONG” A “THE PIANO LESSON”
Depois de se tornar a primeira mulher indicada a Melhor Direção de Fotografia por “Mudbound“, a Rachel Morrison estreia na direção com “Flint Strong”. O drama esportivo tem carinha de Oscar recordando “Rocky”; a produção mostra a história real de uma boxeadora da pobre região de Flint que se torna a primeira mulher negra a vencer a medalha de ouro dos EUA no esporte. O roteiro fica nas mãos do Barry Jenkins, ganhador por “Moonlight”, e o elenco traz o recém-nomeado Brian Tyree Henry. Um time forte suficiente para chegar com chances.
Conhecido por “Ex-Machina”, o Alex Garland busca chegar pela primeira vez no Oscar com a ficção científica “Civil War”. A produção da A24 traz a Kirsten Dunst e o Wagner Moura como protagonistas. O brasileiro, aliás, foi colocado pela Variety como um nome forte em ator coadjuvante.
Diretor dos últimos filmes da série “Harry Potter”, o David Yates busca se desvencilhar do universo mágico com “Pain Hustlers”. O projeto da Netflix protagonizado por Emily Blunt e Chris Evans mostra uma mulher crescendo de vida ao lado da filha ao salvar uma farmácia falida em meio a uma conspiração criminosa.
A família Washington buscará o Oscar com o filho mais novo de Denzel. Malcolm irá adaptar “The Piano Leeson”, obra premiado de August Wilson. O dramaturgo, aliás, já foi levado às telas com o pai em “Um Limite Entre Nós” e, dois anos atrás, com “A Voz Suprema do Blues”. A história mostra um sujeito que pretende vender um piano antigo para adquirir um terreno onde a família trabalhou como escravos décadas antes.
“POOR THINGS” A “BARBIE”
Três grandes nomes conhecidos do cinema mundial tentarão ganhar os primeiros Oscars em 2024.
Depois de “A Favorita”, o Yorgos Lanthimos chega com “Poor Things”. O grego retoma a parceria com a Emma Stone e o roteirista Tony McNamara com uma história de uma mulher retornando à vida graças a um brilhante cientista. Isso na era vitoriana.
Já o David Fincher parece menos ambicioso nesta temporada após fracassos de obter Melhor Filme com “Benjamin Button” e “Mank”. Ele retornará ao suspense com “The Killer” em que o Michael Fassbender um assassino de aluguel em uma caçada internacional.
E ainda tem Michael Mann: diretor de sucessos como “Fogo Contra Fogo” e “O Informante”, ele chega com “Ferrari”, projeto dos sonhos dele em que irá contar o drama da família que dá nome à marca de carros em um momento decisivo. Adam Driver lidera o elenco que ainda traz Penélope Cruz, Shailene Woodley e o brasileiro Gabriel Leone.
E, por fim, temos uma das produções mais esperadas do cinema em 2023.
“Barbie” reúne Greta Gerwig na direção, Noah Baumbach no roteiro, além de Margot Robbie e Ryan Gosling comoo protagonistas. Pelas primeiras imagens, tem tudo para colecionar indicações nas categorias técnicas, especialmente, figurino e design de produção. Caso seja bem-recebido por público e crítica, pode repetir o feito de “Top Gun” e “Avatar” neste ano e chegar a Melhor Filme.
De todos os citados, jogo minhas fichas em “Barbie”, “Poor Things” e “Ferrari” como candidatos a irem longe na temporada, enquanto “Freud’s Last Session” tende a ser uma surpresa.