De “Coringa: Delírio a Dois” a “Deadpool & Wolverine”, Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025.

MELHOR ANIMAÇÃO

Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos Anéis” pode voltar ao Oscar.

“The War of Rohirrim” é uma animação dirigida pelo Kenji Kamiyama e traz no elenco de dubladores Brian Cox e a Miranda Otto, retornando à série.

A história se passa 261 anos antes dos eventos das aventuras de Frodo e mostra a história de Helm Mão-de-Martelo, um lendário Rei de Rohan, e do Abismo Helm, palco do clímax de “As Duas Torres”.  

“Robô Selvagem” terá a missão de tirar a Dreamworks Animation do jejum.

O estúdio venceu pela última vez em 2006 com “Wallace & Gromit”.

O filme mostra um robô precisando sobreviver em uma ilha. Lupita Nyong´o e Pedro Pascal estão no time de dubladores. 

Os favoritos, entretanto, prometem ser dois: a Sony Pictures Animation chega para conquistar o Oscar que escapou neste ano com “Homem-Aranha: Além do Aranhaverso”.

O segundo filme disputou a estatueta palmo a palmo com “O Menino e a Garça” e, apesar da derrota, deixou uma ótima impressão.

Vencer em 2025 seria uma chave de ouro para uma franquia altamente elogiada. 

O maior adversário, entretanto, será “Divertida Mente 2”, continuação do sucesso premiado em 2016.

A animação traz a protagonista na adolescência descobrindo novas emoções.

A missão é pesada: fazer a Disney/Pixar voltar a vencer a categoria após duas derrotas consecutivas, o maior jejum em duas décadas. 

“MUFASA” E  “WICKED”

Ainda na trilha do cinema infantil, mas, indo para live-action, “Mufasa: O Rei Leão” chega para, pelo menos, repetir o filme do primeiro filme, indicado a Efeitos Visuais em 2020.

Desta vez, a expectativa é maior por dois motivos: primeiro que teremos uma nova história em vez de um CTRL+C CTRL+V da clássica animação e segundo que a direção está nas mãos de Barry Jenkins, diretor e roteirista ganhador do Oscar por “Moonlight”.

Acredito que possa aparecer em mais disputas, incluindo, trilha sonora com o Hans Zimmer e Pharrell Williams. Se tudo der certo, quem sabe, não sonha mais alto? 

Clássico da Broadway, “Wicked” será uma das apostas dos musicais na temporada.

Dirigido por Jon M. Chu, de “Podres de Ricos”, a adaptação traz no elenco Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jeff Goldblum e Michelle Yeoh.

O filme tentará fazer o gênero voltar a Melhor Filme após dois anos de esnobe. Por outro lado, o fantasma de “Cats” está logo ali e vai assombrá-lo até o lançamento. 

‘DEADPOOL & WOLRINE’ E ‘CORINGA 2’

E “Clube dos Vândalos”, hein? O drama do Jeff Nichols com o Austin Butler e Tom Hardy chegou a ser cotado para o Oscar deste ano após estrear em Telluride.

A Disney, entretanto, descartou a produção que acabou sendo abrigada pela New Regency. O lançamento ficou para o verão norte-americano e, para chegar ao Oscar, precisará remar tudo de novo.

Muito improvável que consiga. Uma pena para um diretor tão bom e subestimado como o Nichols. 

Se “Amigos Imaginários” é um tiro muito distante, o Ryan Reynolds pode sonhar ligeiramente com “Deadpool & Wolverine”.

Vale lembrar que o celebrado primeiro filme ficou na lista de melhores de 2016 do Sindicato dos Produtores.

Com o reforço de Hugh Jackman, a produção depende de como será recebida pelo público e crítica; caso se sai bem, chega como azarão. 

Por fim, o filme mais aguardado de 2024 promete repetir o sucesso do original.

“Coringa” liderou o número de indicações – 11 ao todo – no grande Oscar de 2020 e venceu Melhor Trilha Sonora e Ator com Joaquin Phoenix.

Agora, o astro retorna ao lado do diretor Todd Phillips e da estrela Lady Gaga. O primeiro trailer causou bastante furor nas redes sociais, dividindo o público como esperado.

A ousadia de flertar com o musical e a grande chance de ser o filme obrigatório de 2024 com potencial para ser a maior bilheteria do ano permite a “Delírio a Dois” sonhar grande na festa da Academia. 

Sem dúvida, é candidato forte para chegar a Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz e Roteiro Adaptado, além, claro, das categorias técnicas.