O documentário “Uýra – A Retomada da Floresta” estreou nos cinemas do país no último dia 1o de junho. E veio cercado de ótima repercussão. Obteve elogios de veículos como Hollywood Reporter, Variety e também da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, a entidade organizadora do Globo de Ouro.

Logo na estreia, recebeu o Prêmio do Público no Frameline International Film Festival. Depois, “Uýra” começou a emplacar uma série de conquistas mundo afora: foi assim em eventos nas cidades de Los Angeles, Nova York, Londres. Também integrou as seleções da Mostra de São Paulo e do Festival de Brasília.

A produção é um documentário sobre Uýra Sodoma, artista trans indígena, que viaja pela pelas cidades da região amazônica em uma jornada de autodescoberta, usando arte performática para ensinar jovens indígenas e ribeirinhos de que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta.

Neste podcast, o Lucas Lopes Aflitos, integrante do Cine Set, conversou com a diretora do documentário, Juliana Curi, em que fala sobre o processo de realização do filme, ancestralidade e redes sociais. Imperdível!

Link da Matéria Especial de Presidente Figueiredo: https://www.cineset.com.br/mostra-inedita-em-presidente-figueiredo-desperta-sonhos-ligados-ao-cinema/

FICHA TÉCNICA

Apresentação e Roteiro: Caio Pimenta

Edição: João Bosco Soares