Chegou a hora de se despedir da edição 2019 do Mercado Audiovisual do Norte – Matapi. Painéis, masterclass, mesas de debate e a tão aguardada apresentação dos pitchings das produtoras locais serão as atrações do dia.

Confira abaixo os principais destaques deste sábado (30) no Matapi. As atividades gratuitas acontecem no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus.

MASTERCLASS SOBRE DOCUMENTÁRIO

Única masterclass da programação do Matapi 2019, ‘Documentário de impacto: criando redes e potencializando obras audiovisuais desde o desenvolvimento’ abre os trabalhos a partir das 9h30.

Gestora de comunicação da distribuidora Giros Filmes, Rossana Giesteira vai comandar a atividade. Com 22 anos de mercado com atuação nas áreas de mídia, eventos e desenvolvimento de projetos para grandes empresas multinacionais e nacionais dos setores de telecomunicações, mídia e serviços, Rossana atua como consultora de comunicação e desenvolvimento de campanhas de impacto para outros realizadores e distribuidores de filmes.

Ela também faz parte da equipe do Good Pitch Brasil 2020, maior plataforma mundial de networking para distribuição de impacto para documentários.

‘O QUE BUSCAM OS PLAYERS?’

As rodadas de negócios ocorridas no Matapi permitem que produtoras e artistas locais apresentem seus trabalhos para ‘players’ nacionais e internacionais. Canal Brasil, Canal Curta, Descoloniza Filmes, Taturana Mobilização Social e TV Encontro das Águas estão entre os players da edição deste ano.

Para explicar o que procuram os players durante um evento de mercado e o que se espera das produções amazônicas, dois painéis serão realizados na manhã deste sábado. O primeiro com Luciana Pilon, representante do MOV-UOL, produtora e distribuidora de vídeos do portal de notícias. Durante as rodadas de negócio, a empresa procurou projetos mais enquadrados na linha dos documentários, em formatos de séries ou curtas, com temas como atualidades, história, política, esportes, cultura, estilo de vida, saúde, tecnologia.

Em seguida será a vez de Luiz Eduardo Garcia, da GloboNews. A emissora do Grupo Globo focou nas rodadas de negócio com projetos relacionados a assuntos atuais, meio ambiente, política, economia, comportamento, sociedade, biografia, em formato longa-metragem (70/80 minutos) e gênero documentário.

NORTE E NORDESTE NO AUDIOVISUAL

O primeiro painel do período da tarde, previsto para começar às 14h, irá unir Matapi e o NordesteLab, principal evento de mercado do Nordeste do Brasil.

Com mediação de Diego Medeiros, a mesa ‘O impacto das políticas públicas no fortalecimento do audiovisual local: amostragem e análise de dados de Belém, Manaus e Bahia’ irá contar com a presença de Rodrigo Grilo (Matapi) e André Araújo (NordesteLab).

GIRL POWER NO COMANDO

O Matapi 2019 promove um interessante encontro entre as mulheres do audiovisual, previsto para começar a partir das 17h40.

Com a presença de diretoras locais e convidadas do evento, a iniciativa visa dar voz para que as figuras femininas da cadeira produtiva do audiovisual expressem as dificuldades e conquistas enfrentadas no setor.

O Amazonas conta com importantes diretoras de curtas-metragens mulheres, entre elas, Elen Linth (“Maria”), Keila Serruya (“ASSIM”), Izis Negreiros (O Santo Casamenteiro), Flávia Abtibol (“Dom Kimura“), além de nomes importantes por trás das câmeras como a diretora de fotografia Valentina Ricardo e a produtora Hamyle Nobre. Na crítica cinematográfica presente no site do Cine Set, Susy Freitas, Camila Henriques, Ana Sena, Pâmela Eurídice, Natasha Moura e Rebeca Almeida.

PITCHING E FESTIVAL DE GUADALAJARA EM JOGO

O momento mais aguardado do Matapi inicia a partir das 15h50 com as apresentações dos pitchings das produtoras amazonenses. Cinco projetos disputam o prêmio principal do evento: passagem e hospedagens pagas para participar do Talent Coprodution Meeting no Festival de Guadalaraja, no México, em 2020.

“Amazonas, a Ópera”, da Tempera Filmes; “CEU”, da Artrupe Produções Artísticas, “Nas Franjas de Lindú”, da Maya Filmes, “Por que Kamña matou Kiña”, da Rizoma Audiovisual, e O Barco e o Rio”,da Fita Crepe Filmes, concorrem no pitching. Durante sete minutos, um integrante de cada projeto fará a apresentação da proposta, tendo mais 10 minutos para responder perguntas.

Antes das apresentações públicas, nos dois primeiros dias do Matapi, os representantes dos projetos participaram de oficinas preparatórias para os pitchings com Rachel Ellis e Luis Zaffaroni. O anúncio do vencedor será feito na cerimônia de encerramento, a partir das 19h30.

‘Retrato de um Certo Oriente’ abre Festival Olhar de Cinema 2024 em Curitiba

Adaptação do sucesso premiado de Milton Hatoum, "Retrato de um Certo Oriente" terá a primeira exibição no Brasil na abertura da 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Dirigido por Marcelo Gomes (“Paloma” e “Estou Me Guardando Para Quando o...

‘O Auto da Compadecida 2’ destaca Chicó e João Grilo nas primeiras imagens divulgadas

Protagonizado por Selton Mello e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes e Flavia Lacerda, o aguardado filme “O Auto da Compadecida 2” ganhou seu primeiro teaser. Na continuação de um dos maiores clássicos do cinema brasileiro, João Grilo (Matheus) e Chicó...

Embaúba Play amplia catálogo e investe em acessibilidade

A partir de 03 de maio, a EMBAÚBA PLAY, plataforma de streaming dedicada a exibir filmes brasileiros, com foco no cinema contemporâneo independente, inaugura uma nova etapa em sua história. Os recursos obtidos via Lei Paulo Gustavo serão investidos na ampliação de seu...

Hou Hsiao-Hsien será o grande homenageado do Olhar de Cinema 2024

De 12 a 20 de junho, o 13º Olhar de CInema - Festival Internacional de Curitiba reunirá curtas e longas-metragens de todo o mundo nas salas de cinema de Curitiba, com sessões no Cine Passeio, no Cinemark Mueller e na Ópera de Arame. O evento, que é um dos principais...

Giro Cinematográfico: Como os Filmes Clássicos Brasileiros Influenciam a Imagética dos Jogos de Apostas Online Hoje

O vibrante tecido do cinema brasileiro há muito é celebrado por sua narrativa dinâmica e rica estética visual. Desde o influente movimento Cinema Novo até as produções cinematográficas modernas, os cineastas brasileiros ofereceram perspectivas únicas sobre cultura,...

Os sucessos de Bilheteria e a Expansão para outros Nichos de Entretenimento

Os filmes que atingem grandes sucessos de bilheteria muitas vezes transcendem a experiência cinematográfica, expandindo-se para uma variedade de outros nichos de entretenimento. Esta extensão de marca contribui para aumentar significativamente o impacto cultural e...

Edital Ruth de Souza de Audiovisual seleciona projeto do Amazonas

O Edital Ruth de Souza de Audiovisual anunciou os selecionados com uma boa novidade para o Amazonas. De Manaus, "Ykamiabas", da Iguape Produções LTDA, está entre os 18 escolhidos de um total de 187 inscritos. A direção ficará a cargo de Regina Lúcia Azevedo de Melo....

Festival de Finos Filmes abre inscrições para a edição 2024

Até 3 de maio, cineastas podem inscrever seus curtas-metragens no 11º Festival de Finos Finos, mostra de cinema e política, que acontece em setembro em São Paulo. Para a inscrição, os filmes devem ter até 20 minutos e terem sido produzidos a partir de 2022. Os curtas...

Cinco Dicas Essenciais para Escolher Sua Próxima Aventura em Cassinos Online no Brasil

A era digital transformou a paisagem dos jogos de azar, com cassinos online oferecendo uma miríade de experiências de jogo na ponta dos dedos. No Brasil, onde a cultura vibrante já celebra uma variedade de jogos tradicionais, o cenário dos cassinos online está...

Cassinos com Bônus de Inscrição: Ferramenta Eficaz de Engajamento do Cliente ou Atração Temporária?

O atrativo dos bônus de inscrição oferecidos por cassinos tornou-se uma característica ubíqua no mundo dos jogos de azar online. Este artigo explora a eficácia dos bônus de inscrição como uma ferramenta de engajamento do cliente, investigando se eles servem como uma...