Igual ocorrera com “O Irlandês”, Manaus ficou fora de mais um lançamento de forte candidato ao Oscar 2020. A capital amazonense não faz parte do circuito limitado de “Os Dois Papas” no Brasil. A produção da Netflix chega aos cinemas do país na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro.

Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, “Os Dois Papas” inicia em 2012 na cidade de Buenos Aires. O cardeal argentino Jorge Bergoglio (Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

A exclusão de Manaus do circuito limitado deve-se às grandes redes de cinema – Cinépolis, Cinemark, Playarte, UCI – não aceitarem a curta janela de exibição proposta pela Netflix – duas semanas apenas antes do lançamento no serviço de streaming. Cinema de rua do Centro de Manaus, o Casarão de Ideias não conta com o sistema DCP (Digital Cinema Package), formato digital utilizado pelos grandes complexos para a exibição de filmes, operando apenas com cópias de Blu-Rays.

Com isso, “Os Dois Papas” torna-se o primeiro filme de Fernando Meirelles fora do circuito comercial de Manaus desde “Domésticas”, o longa de estreia do diretor lançado em 2001. Os demais projetos – Cidade de Deus, “O Jardineiro Fiel”,Ensaio Sobre a Cegueira e “360” – foram exibidos na cidade.

CONFIRA ABAIXO O CIRCUITO DE “OS DOIS PAPAS” NO BRASIL:

SÃO PAULO
• Petra Belas Artes – Venda de ingressos na bilheteria dos cinema
• Cinemateca Brasileira – Venda de ingressos somente na plataforma Eventbrite: http://bit.ly/doispapascinemateca

___

RIO DE JANEIRO
• Estação NET RIO
• Estação NET Gávea
Venda de ingressos na bilheteria dos cinemas

___

ARARAQUARA
• Cine Center Lupo
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

BELÉM
• Cine Líbero Luxardo
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

BRASÍLIA
• Cine Cultura Liberty Mall – 14h / 16h20 / 18h40/ 21h
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

CURITIBA
• Cine Passeio
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

FLORIANÓPOLIS
• Cinemulti –
• Paradigma CineArte
Venda de ingressos na bilheteria dos cinemas

___

FORTALEZA
• Cinema do Dragão
• Cine Teatro São Luiz
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

NITERÓI
• Cine Arte UFF
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

PALMAS
• Cine Cultura Palmas
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

PORTO ALEGRE
• Guion Center Cinemas – 14h / 16h20 / 18h40/ 21h
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

RECIFE
• MovieMax Rosa e Silva – 14h / 16h20 / 18h40/ 21h05
Venda de ingressos na bilheteria do cinema e no site veloxtickets : http://bit.ly/doispapas-moviemaxrosaesilva

___

RIBEIRÃO PRETO
• Cineclube Cauin
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

SALVADOR
• SaladeArte Cine Passeo
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

SÃO CARLOS
• Cine São Carlos
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

TERESINA
• Cinema Teresinas
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

VITÓRIA
• Cine Sesc Glória
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

https://www.youtube.com/watch?v=Tgdd94j_x18

https://www.youtube.com/watch?v=1RyBgBQXc1A

‘Rivais’: a partida debochada e sensual de Luca Guadagnino

Luca Guadagnino dá o recado nos primeiros segundos de “Rivais”: cada gota de suor, cada cicatriz, cada olhar e cada feixe de luz carregam bem mais do que aparentam. O que parece uma partida qualquer entre um dos melhores tenistas do mundo e outro que não consegue...

‘A Paixão Segundo G.H’: respeito excessivo a Clarice empalidece filme

Mesmo com a carreira consolidada na televisão – dirigiu séries e novelas - admiro a coragem de Luiz Fernando Carvalho em querer se desafiar como diretor de cinema ao adaptar obras literárias que são consideradas intransponíveis ou impossíveis de serem realizadas para...

‘La Chimera’: a Itália como lugar de impossibilidade e contradição

Alice Rohrwacher tem um cinema muito pontual. A diretora, oriunda do interior da Toscana, costuma nos transportar para esta Itália que parece carregar consigo: bucólica, rural, encantadora e mágica. Fez isso em “As Maravilhas”, “Feliz como Lázaro” e até mesmo nos...

‘Late Night With the Devil’: preso nas engrenagens do found footage

A mais recente adição ao filão do found footage é este "Late Night With the Devil". Claramente inspirado pelo clássico britânico do gênero, "Ghostwatch", o filme dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, dupla australiana trabalhando no horror independente desde a última...

‘Rebel Moon – Parte 2’: desastre com assinatura de Zack Snyder

A pior coisa que pode acontecer com qualquer artista – e isso inclui diretores de cinema – é acreditar no próprio hype que criam ao seu redor – isso, claro, na minha opinião. Com o perdão da expressão, quando o artista começa a gostar do cheiro dos próprios peidos, aí...

‘Meu nome era Eileen’: atrizes brilham em filme que não decola

Enquanto assistia “Meu nome era Eileen”, tentava fazer várias conexões sobre o que o filme de William Oldroyd (“Lady Macbeth”) se tratava. Entre enigmas, suspense, desejo e obsessão, a verdade é que o grande trunfo da trama se concentra na dupla formada por Thomasin...

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...