O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte terá como filme de abertura uma das produções brasileiras mais prestigiadas de 2023. “A Flor do Buriti” será exibido na noite de terça-feira, dia 22 de agosto, em sessão gratuita no Teatro Amazonas.  

Dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, “A Flor do Buruti” acompanha os últimos 80 anos dos Krahô, na comunidade da aldeia Pedra Branca. Explorando desde o massacre ocorrido em 1940 – perpetradas por dois fazendeiros da região, onde morreram dezenas de indígenas – o documentário aborda como as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações, que ainda resistem e seguem em luta pela Terra Indígena Kraholândia, no Tocantins. 

Neste ano, a obra recebeu o prêmio de melhor equipe da ‘Um Certo Olhar’, mostra paralela mais importante do Festival de Cannes. A produção ainda ganhou o Melhor Filme de Diretores Emergentes no Festival de Munique. Com tantas credenciais, “A Flor do Buriti” terá uma das primeiras exibições no Brasil justo em Manaus.  

O longa com duas horas é fruto de uma colaboração de muitos anos dos diretores com a comunidade indígena de Pedra Branca. João Salaviza e Renée Nader Messora já gravaram no local “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, também premiado em Cannes com o Prêmio Especial do Júri da Um Certo Olhar. 

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é um evento independente, com realização da Artrupe Produções, com produção executiva da IAI Promoções e parceria de mídia do Cine Set.