Redescoberto após mais de 100 anos perdido, “Amazonas – O Maior Rio do Mundo” será exibido no Teatro Amazonas no próximo dia 29 de dezembro. A sessão gratuita marcada para às 20h é uma realização em parceria entre o Cine Set, Cinemateca Brasileira e o Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  

O filme dirigido por Silvino Santos, pioneiro do cinema na Amazônia, era dado como desaparecido desde meados dos anos 1930, sendo reencontrado, no início deste ano, no Národní Filmový Archiv (Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca). O filme descoberto foi confirmado pela Cinemateca Brasileira como sendo a obra dada como perdida.  

O documentário traz imagens do rio Amazonas, as regiões que percorre, seus afluentes, confluentes, sua flora, fauna, seus habitantes – incluindo algumas das primeiras imagens em movimento conhecidas do povo indígena Witoto – e sequências mais longas mostrando as indústrias extrativas da região: borracha, castanha-do-pará, madeira, pesca e até mesmo as penas de garça. A obra foi fruto de um trabalho de três anos de Silvino Santos.  

“Amazonas – O Maior Rio do Mundo” será exibido em São Paulo no dia 22 de novembro e depois terá sessões no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Cine Ceará em Fortaleza e no 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro em João Pessoa.