Dois gigantes do cinema brasileiro juntos em fuga da repressão pesada da ditadura militar compõe o documentário “Extratos”, dirigido por Sinai Sganzerla e selecionado para a mostra competitiva de curtas-metragens nacionais do Festival de Gramado 2020. Mais do que o simples registro por si só histórico, a viagem de Helena Ignez e Rogério Sganzerla por Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e o deserto do Saara retratam a angústia pela perda da liberdade e, acima de tudo, de um lugar seu no mundo. 

Por mais que os locais por onde passam sejam de incrível beleza e riqueza cultural absurda, os registros feitos por Sganzerla e Ignez possuem um claro sinal de melancolia, passada, especialmente, no olhar sem vida dos dois. São corpos transitando, indo e vindo, mas, a mente, a cabeça não está ali. Como diz Helena em uma narração feita de maneira lúcida ainda que carregada da angústia das lembranças, o questionamento de não se saber para onde vai e qual o fim daquilo é uma constante para que vive em fuga, principalmente, quando trata-se de uma fuga pela sobrevivência, pela existência.  

Por mais que se viva aproveitando ao máximo tudo o que o mundo pode oferecer, haverá sempre aquele sinal interno de que algo não está certo. Nisso, a câmera de Sganzerla, irrequieta e observadora, encontra na montagem de Sinai e Claudio Tammela um dinamismo poético complementada a uma trilha sonora dolorosa, mas, certeira.   

A melancolia de “Extratos” e suas imagens doem a cada dia deste 2020 quase distópico, onde voltamos a ver o autoritarismo e a repressão ganharem novos velhos rostos. Se antes os cidadãos eram chamados de elementos, como diz Helena, hoje, ganham se tornaram apenas números de vítimas fatais pela COVID-19 sem que isso signifique alguma coisa para quem comando este Brasil com ares de naftalina, isso para não falar da perseguição aos artistas, minorias e a liberdade de expressão voltam a ser perseguidos.  

Resta a nós, mais uma vez, desenvolvermos interiormente para que tudo melhore. 

‘Spencer’: Kristen Stewart luta em vão contra filme maçante

Em "Spencer", Kristen Stewart se junta ao clube de atrizes - que inclui Naomi Watts (“Diana”) e Emma Corrin (“The Crown”) - que se lançaram ao desafio de retratar a Princesa Diana. A atriz traz uma energia caótica à personagem e a coloca no caminho de uma quase certa...

‘O Garoto Mais Bonito do Mundo’ e o dilema da beleza

Morte em Veneza, o filme do diretor italiano Luchino Visconti lançado em 1971 e baseado no livro de Thoman Mann, é sobre um homem tão apaixonado, tão obcecado pela beleza que presencia diariamente, que acaba destruindo a si próprio por causa disso. E essa beleza, no...

‘Venom: Tempo de Carnificina’: grande mérito é ser curto

Se alguém me dissesse que existe um filme com Tom Hardy, Michelle Williams, Naomie Harris e Woody Harrelson, eu logo diria que tinha tudo para ser um filmaço, porém, estamos falando de “Venom: Tempo de Carnificina” e isso, infelizmente, é autoexplicativo. A...

‘A Casa Sombria’: ótimo suspense de desfecho duvidoso

Um dos grandes destaques do Festival de Sundance do ano passado, "A Casa Sombria", chegou aos cinemas brasileiros após mais de um ano de seu lançamento. Sob a direção de David Bruckner (responsável por dirigir o futuro reboot de "Hellraiser"), o longa é um bom exemplo...

‘Free Guy’: aventura mostra bom caminho para adaptação de games

Adaptar o mundo dos jogos para as telonas é quase uma receita fadada ao fracasso. Inúmeros são os exemplos: "Super Mario Bros", "Street Fighter", "Tomb Raider: A Origem" e até o mais recente "Mortal Kombat" não escapou de ser uma péssima adaptação. Porém, quando a...

‘A Taça Quebrada’: a angustiante jornada de um fracassado

Não está fácil a vida de Rodrigo: músico sem grande sucesso, ele não aceita a separação da esposa ocorrida há dois anos (sim, 2 anos!) muito menos o novo relacionamento dela, além de sofrer com a distância do filho e de ver o trio morar na casa que precisou deixar. E...

‘Halloween Kills: O Terror Continua’: fanservice não segura filme sem avanços

Assim como ocorreu com Halloween (2018), a sensação que se tem ao final da sua sequência, Halloween Kills: O Terror Continua, é de... decepção. O filme dirigido por David Gordon Green que reviveu a icônica franquia de terror no aniversário de 40 anos do clássico...

‘Flee’: a resiliência de um refugiado afegão em animação brilhante

A vida de um refugiado é o foco de "Flee", filme exibido no Festival de Londres deste ano depois de premiadas passagens nos festivais de Sundance (onde estreou) e Annecy. A produção norueguesa é uma tocante história de sobrevivência que transforma um passado...

‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’, o filme que mudou Hollywood

Em 2008, dois filmes mudaram os rumos de Hollywood. Foi o ano em que o cinema de super-heróis passou para o próximo nível e espectadores pelo mundo todo sentiram esse abalo sísmico. O Marvel Studios surgiu com Homem de Ferro, um espetáculo divertido, ancorado por...

‘After the Winter’: drama imperfeito sobre amizades e os novos rumos de um país

"After the Winter", longa de estreia do cineasta Ivan Bakrač, é uma ode à amizade e ao amadurecimento. A co-produção Montenegro-Sérvia-Croácia, que teve sua première mundial na seção Leste do Oeste do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary deste ano, retrata...