Dois gigantes do cinema brasileiro juntos em fuga da repressão pesada da ditadura militar compõe o documentário “Extratos”, dirigido por Sinai Sganzerla e selecionado para a mostra competitiva de curtas-metragens nacionais do Festival de Gramado 2020. Mais do que o simples registro por si só histórico, a viagem de Helena Ignez e Rogério Sganzerla por Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e o deserto do Saara retratam a angústia pela perda da liberdade e, acima de tudo, de um lugar seu no mundo. 

Por mais que os locais por onde passam sejam de incrível beleza e riqueza cultural absurda, os registros feitos por Sganzerla e Ignez possuem um claro sinal de melancolia, passada, especialmente, no olhar sem vida dos dois. São corpos transitando, indo e vindo, mas, a mente, a cabeça não está ali. Como diz Helena em uma narração feita de maneira lúcida ainda que carregada da angústia das lembranças, o questionamento de não se saber para onde vai e qual o fim daquilo é uma constante para que vive em fuga, principalmente, quando trata-se de uma fuga pela sobrevivência, pela existência.  

Por mais que se viva aproveitando ao máximo tudo o que o mundo pode oferecer, haverá sempre aquele sinal interno de que algo não está certo. Nisso, a câmera de Sganzerla, irrequieta e observadora, encontra na montagem de Sinai e Claudio Tammela um dinamismo poético complementada a uma trilha sonora dolorosa, mas, certeira.   

A melancolia de “Extratos” e suas imagens doem a cada dia deste 2020 quase distópico, onde voltamos a ver o autoritarismo e a repressão ganharem novos velhos rostos. Se antes os cidadãos eram chamados de elementos, como diz Helena, hoje, ganham se tornaram apenas números de vítimas fatais pela COVID-19 sem que isso signifique alguma coisa para quem comando este Brasil com ares de naftalina, isso para não falar da perseguição aos artistas, minorias e a liberdade de expressão voltam a ser perseguidos.  

Resta a nós, mais uma vez, desenvolvermos interiormente para que tudo melhore. 

‘O Homem do Norte’: Eggers investe na ação aliada aos maneirismos

Considerando o que tem em comum entre os planos definidores de suas obras, podemos encontrar a frontalidade como um dos artifícios principais que Robert Eggers usa para extrair a performance de seus atores com êxito.  Ao mesmo passo que esses momentos tornam-se frames...

‘O Peso do Talento’: comédia não faz jus ao talento de Nicolas Cage

Escute esta premissa: Nicolas Cage, ator atribulado de meia-idade, teme que sua estrela esteja se apagando; o telefone já não toca mais, as propostas se tornaram escassas e o outrora astro procura uma última chance de voltar aos holofotes com tudo. Vida real, você...

‘O Soldado que não Existiu’: fake news para vencer a guerra

Em 1995, Colin Firth interpretou o senhor Darcy na série da BBC que adaptou “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen. Dez anos depois, Matthew Macfadyen eternizou o personagem no filme de Joe Wright, tornando-se o crush de muitas jovens e adolescentes. John Madden...

‘@ArthurRambo: Ódio nas Redes’: drama sintetiza a cultura do cancelamento

A cultura do cancelamento permeia a internet às claras. Para o público com acesso  frequente, é impossível nunca ter ouvido falar sobre o termo. Vivemos o auge da exposição virtual e como opera a massificação para que os tais alvos percam - merecidamente - ou não -...

‘Águas Selvagens’: suspense sofrível em quase todos aspectos

Certos filmes envolvem o espectador com tramas bem desenvolvidas, deixando-nos mais e mais ansiosos a cada virada da história; outros, apresentam personagens tão cativantes e genuínos que é impossível que não nos afeiçoemos por eles. Mas existe também uma categoria...

‘Ambulância – Um Dia de Crime’: suco do cinema de ação dos anos 2000

Vou começar com uma analogia, se me permitem. Hoje em dia, o ritmo e consumo de coisas estão rápidas e frenéticas. Com o Tik Tok e plataformas similares, esse consumo está ainda mais dinâmico (e isso não é um elogio) e a demanda atende às exigências do mercado. A...

‘Eduardo e Mônica’: para deixar Renato Russo orgulhoso

Se há algo que é difícil de ser respeitado no mundo cinematográfico atual é a memória e o legado do artista. Por isso, ver o legado de Renato Russo e da Legião Urbana sendo absorvido pelo cinema com um grau de respeito e seriedade acaba por fazer a situação inusitada,...

‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’: barreiras da Marvel travam Sam Raimi

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” apresenta uma das suas passagens mais interessantes quando o protagonista (Benedict Cumberbatch) e America Chavez (Xochitl Gomez) cruzam uma série de mundos em poucos segundos. De universos mais sombrios aos realistas até...

‘Cidade Perdida’: um estranho no ninho dos blockbusters

É mesmo surpreendente uma atriz como Sandra Bullock ainda não ter protagonizado um filme de super-herói. A atriz de 57 anos, conhecida pela filmografia repleta de comédias e até mesmo filmes de ação, afirmou que chegou perto de estrelar um longa produzido por Kevin...

‘Pureza’: história impressionante vira filme raso e óbvio

Inspirado em uma história real, “Pureza” retrata a história de uma mulher homônima, interpretada por Dira Paes, na incessante busca por encontrar e libertar o filho. O jovem Abel (Matheus Abreu) saiu de casa na esperança de conseguir trabalho no garimpo, mas some sem...