Caio Pimenta traz uma lista com 10 filmes brasileiros que mereciam indicações ao Oscar entre 2010 a 2022.

DE “TROPA 2” A “BACURAU”

Sucessos de crítica e público são os primeiros desta lista. 

Se o primeiro filme era, no mínimo, problemático, “Tropa de Elite 2” corrige os rumos ao ampliar o escopo das análises sociais, mostrando o crescimento das milícias no Rio de Janeiro e como a corrupção atingia vários níveis para além da violência das ruas.  

Regina Casé em cena de Que Horas Ela Volta?

“Que Horas Ela Volta?” é um filme universal sobre as diferenças de classes incorporadas ao cotidiano, mas, sempre causadoras de tensões inevitáveis.

Isso colocado dentro de um Brasil até então em transformação e conduzido de forma certeira por Anna Muylaert faz do longa uma obra fundamental. 

“Bacurau” chegou aos cinemas brasileiros como um grito de resistência e alcançou um público impressionante graças ao boca-a-boca positivo e o impacto nas redes sociais.

Um filme pop, jogando com o western e o terror em uma trama tão brasileira, mas, capaz de dialogar com o planeta inteiro. 

DE “SERTÂNIA” A “BOI NEON”

Aproveitando “Bacurau”, o Nordeste brasileiro rendeu alguns dos melhores filmes nacionais recentes. 

Foi o caso de “Sertânia”: a despedida de Geraldo Sarno é um épico no sertão seco, de sol queimando tudo que toca e das explorações a um povo sofrido e repleto de fome.

Uma despedida em alto nível de um mestre. 

Boi Neon, com Juliano Cazarré

Já “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, mostra as ambivalências de uma região rica em diversidade, mas, ainda convivendo com o machismo e retrocessos.

O filme conta com atuações excelentes de Maeve Jinkings e Juliano Cazarré. 

E, claro, tem “O Som ao Redor”.

O primeiro longa-metragem do Kleber Mendonça Filho retrata como Brasil urbano e moderno foi construído a partir de um passado escravagista e com muito sangue.

Tudo isso a partir de um mosaico de personagens tão próximos a todos nós. Obra-prima. 

DE “O LOBO ATRÁS DA PORTA” A “MARTÍRIO”

Quase sempre colocado em segundo plano, “O Lobo Atrás da Porta”, a princípio, é um daqueles suspenses que você pensa ter visto mil vezes.

Porém, à medida em que a história se desenvolve, o diretor Fernando Coimbra ao lado do elenco excelente liderado pela Leandra Leal constrói um universo tão angustiante que o espectador se vê completamente sem norte com os rumos da trama.

Um suspense que Hollywood esqueceu de fazer não é de hoje. 

Já “Martírio” é um documentário épico de três horas do Vincent Carelli sobre a luta do povo Guarani Kaiowá para seguir vivo e com suas terras em meio à expansão do agronegócio no Centro-Oeste.

Um filme para ser exibido em horário nobre e que, se chegasse ao Oscar, certamente o tema ganharia ainda mais projeção internacional. 

“arábia” e “a vida invisível”

Com sua narrativa melancólica e quebrando as expectativas do público após os primeiros 30 minutos, “Arábia” apresenta um dos filmes mais tristes sobre a solidão e sobrevivência silenciosa e desesperada do trabalhador no Brasil. 

“A Vida Invisível” é uma jornada pelo machismo estrutural brasileiro e a forma como ele destrói a vida de mulheres a partir de duas irmãs separadas.

Um melodrama marcante do Karim Ainouz.