Chegamos ao oitavo ano do Cine Set e seguimos ampliando a relevância do principal portal de cinema do Norte do Brasil.  

Da grande audiência à presença em grandes festivais no Brasil e ao redor do planeta, o Cine Set deu importantes passos nesta trajetória iniciada no dia 15 de setembro de 2014. 

Confira os 10 maiores momentos do Cine Set em 2022: 

1. De Sundance à São Paulo 

O Cine Set realizou o maior número de coberturas em festivais de cinema de sua história em 2022. Devidamente credenciado, Ivanildo Pereira trouxe as críticas dos principais filmes do Festival de Sundance. Ainda em janeiro, Gabriel Bravo de Lima abordou as novidades vindas da Mostra de Tiradentes. Lucas Pistilli seguiu o tour na Europa com os festivais de Karlovy Vary e Londres, enquanto Lorenna Montenegro esteve in loco na Mostra de São Paulo e de Ouro Preto. Por fim, ainda teve o Marcos Faria no Festival do Rio. 

2. OLHAR DE CINEMA EM CURITIBA 

O ponto máximo da nossa cobertura de festivais, entretanto, não poderia ser outra: o Olhar de Cinema 2022. Gabriel Bravo de Lima saiu de Manaus rumo a Curitiba a convite da organização. A primeira participação de um crítico do Amazonas para um evento nacional rendeu um Diário de Bordo muito legal no Instagram do Cine Set, além das críticas, podcasts e entrevistas habituais. 

3. OLHAR DO NORTE 2022 

O Cine Set realizou a quarta edição do Festival Olhar do Norte em parceria com a Artrupe Produções no mês de janeiro em Manaus. Com sessões no Teatro Amazonas, o evento consagrou o curta amapaense “Utopia”, de Rayane Penha. Durante os quatro dias de evento, trouxemos threads no Twitter com tudo o que ocorria, novidades no Instagram e as críticas e notícias completas no site. Estamos a postos para o quinto Olhar do Norte. 

4. MEU TIO OSCAR 

Falando em Teatro Amazonas, o Cine Set teve a honra de receber o Felipe Haurelhuk em Manaus para uma edição especial do canal “Meu Tio Oscar”. Caio Pimenta e Pâmela Eurídice falaram sobre a edição de 1954 vencida pela obra-prima “Sindicato de Ladrões”, de Elia Kazan. Um bate-papo incrível que você confere abaixo: 

5. RETROSPECTIVA DO CINEMA AMAZONENSE 

Final do ano é época de retrospectiva: pelo segundo ano consecutivo, o Cine Set reuniu alguns dos principais filmes do cinema amazonense para sessões especiais e gratuitas no Casarão de Ideias. Depois das exibições, um bate-papo entre os diretores e a plateia sobre os curtas, médias e longas-metragens. Em 2022, exibimos “A Estratégia da Fome”, de Walter Fernandes Jr., “521 Anos | Siia Ara”, de Adanilo, “A Hespanhola”, de Francis Madson, “O Clã das Jiboias”, de Heraldo Daniel, “Revoada”, de Rafael Ramos, e “Beto” e “Cem Pilum”, ambos de Thiago Morais. 

6. ENTREVISTAS 

Como não poderia deixar de ser, o Cine Set teve a honra de entrevistar grandes nomes do cinema. Neste ano, podemos destacar três estrelas: o britânico Stephen Rea, narrador do excelente documentário “Segredos do Putumayo”, do amazonense Aurélio Michiles; Luana Piovani, simpática e desbocada ao falar sobre os bastidores de “Maior que o Mundo”; e Vincent Carelli, indigenista e diretor de clássicos como “Martírio”. 

7. CURSO E EVENTO PÓS-PANDEMIA 

Iniciada em março de 2020, a pandemia da Covid-19 parou o mundo, incluindo, claro, o Cine Set. Com isso, a sequência de cursos e eventos presenciais realizados em Manaus precisou ser interrompida. Em 2022, pudemos finalmente voltar a realizá-los com uma nova turma de direção para curtas-metragens realizada por Diego Bauer e uma roda de conversa sobre filmes de terror com comando de Danilo Areosa e Ivanildo Pereira. 

8. TIKTOK 

https://www.tiktok.com/@cine_set/video/7116947668114345222

Rede social com maior crescimento em 2022, o TikTok virou obrigatório para quem fala sobre cinema no Brasil. O Cine Set, claro, embarcou na onda e criou conteúdos especiais sempre com temas da semana. Neste momento, estamos meio parados, é verdade, mas, a partir de 1o de janeiro, teremos um especial com um vídeo diário sobre cada edição do Oscar. Aproveita e já siga a gente para não perder nada. 

9. FIZEMOS O L 

Na disputa política mais importante das nossas vidas, o Cine Set não fez questão de se esconder e falar apenas amenidades. Defendemos a vitória de Lula no primeiro e segundo turno das eleições mesmo que a custo de dezenas de seguidores. O combate ao fascismo, ódio, desinformação, machismo, homofobia, racismo representados por Bolsonaro era mais do que necessário somado à valorização da nossa cultura. Tivemos um final feliz. 

10. PORTAL CINE SET LTDA. 

Hora de crescer: o Cine Set finalmente se tornou uma empresa em 2022. Isso irá permitir maior autonomia para que este projeto independente se articule e cresça para uma ainda sonhada estabilidade financeira em futuro próximo. Lutaremos por isso em 2023 e contaremos com o apoio de cada um de vocês neste caminho. Obrigado!