Depois da paralisação forçada por causa da pandemia da Covid-19, Hollywood aproveita a vacinação massiva nos EUA e a diminuição sensível de casos para retomar as gravações. Superproduções como “Aquaman 2″ com Jason Momoa, “John Wick 4” com Keanu Reeves e “Entre Facas e Segredos 2″ com Daniel Craig iniciaram as filmagens nesta semana.

O diretor James Wan anunciou, no Instagram, que as gravações de “Aquaman and The Lost Kingdom” tiveram o pontapé inicial ao mostrar uma caverna gelada com uma claquete. Marcada para estrear no dia 16 de dezembro de 2022, a continuação com roteiro de Johnson-McGoldrick não teve muitos detalhes revelados, mas, sabe-se que a Warner entrou em negociações com Pilou Asbaek (o Euron Grevjoy, de “Game of Thrones“) para participar do projeto.

A Lionsgate também celebrou as gravações de “John Wick 4” no Twitter. Keanu Reeves estará ao lado de Laurence Fishburne, Rina Sawayama, Shamier Anderson, Skarsgård e Donnie Yen no longa de ação dirigido por Chad Stahelski. As filmagens serão realizadas na França, Japão, Alemanha e Nova York. A estreia está marcada para o dia 27 de maio de 2022.



Na Grécia, Rian Johnson começou a rodar “Entre Facas e Segredos 2”. O projeto, agora, da Netflix conta com Daniel Craig novamente interpretando o detetive Benoit Blanc e o elenco ainda terá Dave Bautista, Edward Norton, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Kate Hudson, Madelyn Cline e Jessica Henwick no elenco. A expectativa é que os trabalhos cheguem ao fim entre julho e agosto.

Por fim, Noah Baumbach (“Histórias de um Casamento“) começou a fazer “White Noise”. A comédia traz no elenco Greta Gerwig, Adam Driver e Jodie Turner-Smith. Adaptação do livro homônimo de Don DeLillo,  o filme traz a história de Jack Gladney, um professor de estudos de Hitler em uma faculdade de artes liberais na América Central. Jack e sua quarta esposa, Babette, ligados por seu amor, medo da morte e quatro filhos ultramodernos, navegam pelas passagens rochosas da vida familiar para o fundo da tagarelice do consumismo de marca. Quando um “evento tóxico” desencadeia uma nuvem química letal, eles devem enfrentar o perigo de morte juntos.

‘A Paixão Segundo G.H’: respeito excessivo a Clarice empalidece filme

Mesmo com a carreira consolidada na televisão – dirigiu séries e novelas - admiro a coragem de Luiz Fernando Carvalho em querer se desafiar como diretor de cinema ao adaptar obras literárias que são consideradas intransponíveis ou impossíveis de serem realizadas para...

‘La Chimera’: a Itália como lugar de impossibilidade e contradição

Alice Rohrwacher tem um cinema muito pontual. A diretora, oriunda do interior da Toscana, costuma nos transportar para esta Itália que parece carregar consigo: bucólica, rural, encantadora e mágica. Fez isso em “As Maravilhas”, “Feliz como Lázaro” e até mesmo nos...

‘Late Night With the Devil’: preso nas engrenagens do found footage

A mais recente adição ao filão do found footage é este "Late Night With the Devil". Claramente inspirado pelo clássico britânico do gênero, "Ghostwatch", o filme dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, dupla australiana trabalhando no horror independente desde a última...

‘Rebel Moon – Parte 2’: desastre com assinatura de Zack Snyder

A pior coisa que pode acontecer com qualquer artista – e isso inclui diretores de cinema – é acreditar no próprio hype que criam ao seu redor – isso, claro, na minha opinião. Com o perdão da expressão, quando o artista começa a gostar do cheiro dos próprios peidos, aí...

‘Meu nome era Eileen’: atrizes brilham em filme que não decola

Enquanto assistia “Meu nome era Eileen”, tentava fazer várias conexões sobre o que o filme de William Oldroyd (“Lady Macbeth”) se tratava. Entre enigmas, suspense, desejo e obsessão, a verdade é que o grande trunfo da trama se concentra na dupla formada por Thomasin...

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...