Do novo “Avatar”, de James Cameron, a “The Killer”,de David Fincher, Caio Pimenta aponta mais 10 candidatos ao Oscar 2023.

“ASTEROID CITY”


Após “A Crônica Francesa” decepcionar, o Wes Anderson busca o retorno ao Oscar com “Asteroid City”, uma história de amor na França.

Além dos habituais parceiros – Tilda Swinton, Jeff Goldblum, Jason Schwartzman e, claro, o Bill Murray -, o filme terá Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bryan Cranston e a onipresente Margot Robbie.  

“AGENTE OCULTO” E “THE ACTOR”

Ryan Gosling

O Ryan Gosling pode chegar em dose dupla: a primeira é com “Agente Oculto”, projeto mais caro da história da Netflix.

No filme do Anthony e Joe Russo, ele interpreta um agente da CIA traído e sendo caçado pelo personagem do Chris Evans. O Wagner Moura também está no elenco do filme.   

Já em “The Actor”, o astro de “La La Land” interpreta um ator novaiorquino que, após ser espancado e deixado para morrer, perde a memória e tenta recomeçar a vida em uma pacata cidade de Ohio.

A direção fica por conta do Duke Johnson, mas, ainda não se sabe se a produção ficará pronta até o fim de 2022. 

“The Wonder”

Diretor dos ótimos “Uma Mulher Fantástica” e “Desobediência”, o chileno Sebástian Lelio continua nas produções de língua não-inglesa com “The Wonder”.

A produção mistura thriller psicológico com uma história de amor ao mostrar como duas pessoas que não se conhecem transformam a vida de cada um.

Merecendo mais visibilidade na Academia há um tempo, a Florence Pugh é a protagonista.  

“Red, White and Water”

Apontado como candidato para o Oscar deste ano, “Red, White and Water” ficou para a temporada do ano que vem.

A Jennifer Lawrence tem uma personagem típica para ser premiada ao viver uma soldada norte-americana que sofre lesão cerebral na Guerra do Afeganistão e precisa reaprender a viver ao voltar para casa.

Será que a Academia cai neste bait?  

“Revoir Paris”

Selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, “Revoir Paris” traz as tristes lembranças dos atentados ocorridos na capital francesa em 2015.

Na história, uma mulher segue traumatizada três meses após a tragédia e sem memória do que ocorreu.

A produção dirigida pela Alice Winocour acompanha esta tentativa de resgate da memória dela.  

“Homem-Aranha Através do Aranhaverso” e “Lightyear”

Hora de dois candidatos de Melhor Animação.  

“Homem-Aranha Através do Aranhaverso” tentará se juntar a “Toy Story” como continuações vencedoras da categoria.

O mistério será se o herói não estará saturado até lá visto tantos filmes Marvel previstos para 2022 e o próprio sucesso de “Sem Volta Para Casa”.

Já que falei de “Toy Story”, “Lightyear” tentará manter os êxitos da série no Oscar. O filme traz a história de origem do herói e será uma das apostas da Pixar no evento.   

“The Killer”

Deixei os dois principais candidatos para o final: “The Killer” é o novo filme do David Fincher.

O diretor decepcionou com “Mank”, mas, quem sabe não retorna aos melhores momentos da carreira no suspense?  

A produção traz o Michael Fassbender interpretando um assassino em crise ao criar consciência das atrocidades que comete, porém, os clientes continuam surgindo a todo momento.

“The Killer” ainda conta no elenco com a Tilda Swinton e traz na direção de fotografia o Erik Messerschmidt, parceiro recente habitual do Fincher e oscarizado com “Mank”.  

“Avatar: O Caminho da Água”

Por fim, temos “Avatar: O Caminho da Água”.

O James Cameron promete novamente revolucionar a indústria com efeitos visuais incríveis e a mais moderna tecnologia do setor igual fizera em 2009.

A questão é saber: será que o universo de Pandora comove o público, haverá todo aquele frenesi ocorrido no primeiro filme ou “Avatar” se apagou com o tempo?  

Neste momento, sem dúvida nenhuma, a continuação deve brilhar nas categorias técnicas, mas, segue sendo uma incógnita para além disso.

Porém, se há algo em Hollywood que você jamais deve fazer é duvidar de James Cameron.