De “Quero Ser Grande” a “Um Lindo Dia na Vizinhança”, Caio Pimenta analisa quais as melhores e piores indicações de Tom Hanks no Oscar.

6. O RESGATE DO SOLDADO RYAN

Para você ver o nível do Tom Hanks, a indicação vinda da atuação que considero mais fraca dentre as seis é de “O Resgate do Soldado Ryan”, em 1999.

No épico de guerra do Steven Spielberg, o astro lidera o grupo de soldados na missão de encontrar o tal soldado Ryan. Hanks personifica a honra do militar norte-americano de cumprir seu objetivo ao liderar seus comandados mesmo que não concorde com os riscos de expor todos aqueles homens.

No Oscar mais equivocado da história, o Hanks perdeu Melhor Ator para o Roberto Benigni, de “A Vida é Bela”. Se a competição fosse apenas contra o italiano, o astro deveria ter levado a terceira estatueta. Porém, tinha naquela corrida o Edward Norton, de “A Outra História Americana”, o vencedor moral.

5. QUERO SER GRANDE

A primeira indicação do Tom Hanks ao Oscar veio por um clássico da Sessão da Tarde.

Em 1989, ele foi nomeado a Melhor Ator por “Quero Ser Grande”. Neste filme delicioso da Penny Marshall, o ator brilha ao incorporar a ingenuidade da adolescência com uma energia comovente de alguém descobrindo as delícias e os problemas da vida adulta.

Em meio a tantos trabalhos dramáticos indicados anualmente, ser reconhecido por uma comédia logo no início da carreira apontava um talento brilhante surgindo em Hollywood.

A vitória naquele ano acabou sendo do Dustin Hoffman, por “Rain Man”.

4. UM LINDO DIA NA VIZINHANÇA

Participar do dia a dia da Academia e ser amado por seus pares não significa necessariamente que você sempre será nomeado para o Oscar. Que o diga o Tom Hanks: ele passou 19 anos sem ser indicado e somente voltou em 2020 por “Um Lindo Dia na Vizinhança” em Melhor Ator Coadjuvante.

Neste subestimado drama dirigido pela Marielle Heller, o Hanks encarna o lendário Fred Rogers, apresentador infantil mais conhecido da televisão dos EUA. Com uma delicadeza ímpar, o ator incorpora a leveza e cuidado do protagonista para com todos ao seu redor. É um filme e desempenho necessários para tempos tão cínicos e raivosos como os atuais.

O Tom Hanks acabou perdendo a estatueta para o Brad Pitt, de “Era uma vez em Hollywood”.

3. NÁUFRAGO

Chegamos ao pódio com a indicação dele ao Oscar 2001 de Melhor Ator.

“Náufrago” foi o mais desafiador filme da carreira do Tom Hanks, afinal, ele teria o desafio de segurar sozinho a atenção do público por mais de 2h em uma produção com orçamento de US$ 90 milhões. E o astro se saiu muito bem seja na entrega física como em nos envolver na jornada de sobrevivência do protagonista. Não é sempre que um ator consegue emocionar o público por sua relação com uma bola de vôlei.

O Tom Hanks até chegou com chances de vitória no Oscar após vencer o Globo de Ouro, porém, não conseguiu segurar o Russell Crowe, de “Gladiador”.

2. FORREST GUMP

“Forrest Gump” pode dividir muita gente, mas, não dá para negar que o Tom Hanks esteja brilhante no longa do Robert Zemeckis.

O risco de ser caricatural era enorme, mas, o ator dosa bem o humor com o drama dentro de uma linha sensível para criar uma figura fascinante. Forrest Gump se tornou um daqueles ícones imortalizados de Hollywood graças ao talento de Hanks.

Foi o segundo Oscar consecutivo do Tom Hanks em Melhor Ator, igualando o recorde do Spencer Tracy.

1. FILADÉLFIA

A primeira colocação deste ranking vem da primeira vitória do ator no Oscar.

Em “Filadélfia”, o astro não apenas traz uma atuação excelente; viver um personagem com o vírus da AIDS em uma época em que havia preconceito e desconhecimento enorme sobre o assunto é de coragem e grandeza absurdas.

O discurso de agradecimento na cerimônia do Oscar de 1994 é a cereja do bolo de um trabalho digno de aplauso de pé.

MAIOR ESNOBADA – “CAPITÃO PHILLIPS”

Ainda que seja um ator brilhante e tenha uma carreira marcada por grandes sucessos, não dá para dizer que o Tom Hanks teve tantas atuações esnobadas no Oscar.

Gosto dos trabalhos dele em “Apollo 13”, “À Espera de um Milagre”, “Estrada Para a Perdição” e “O Terminal”, mas, não consigo dizer que foram injustamente esquecidos pela Academia levando em consideração quem foram os indicados nos seus respectivos anos.

Porém, teve sim uma esnobada que foi absurda.

O Tom Hanks está excelente em “Capitão Phillips”. Novamente, ele exerce a função de liderança em uma situação tensa, porém, aqui, o temor de um desfecho trágico está estampado em cada ação e gesto dele. Toda tensão inserida pelo diretor Paul Greengrass na montagem encontra vazão na face do ator e a cena final é brilhante ao descarregar toda emoção à flor da pele.

Apesar da lista de indicados a Melhor Ator em 2014 ter sido excelente, para mim, o Christian Bale, de “Trapaça”, tinha que ter sido sacado para a entrada do Tom Hanks.

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...