Como ressaltar conquistas em um ano tão terrível como este 2020? 

Trocaria tudo o que o Cine Set alcançou ao longo deste ano para que não estivéssemos vivendo o horror da pandemia, das mortes sem despedidas, do negacionismo e da ignorância. Este pesadelo não parece perto do fim, pelo menos, neste Brasil governado por um louco ignorante com orgulho deste rótulo. 

Por isso, este post serve como um registro histórico anual de um processo construído desde 2014. Que tenhamos motivos concretos para, de fato, comemorarmos em 2021. 

1) CRESCIMENTO DE 34% NO YOUTUBE 

O canal do Cine Set no YouTube registrou seus melhores índices desde os primeiros vídeos postados na época do programa Set Ufam em 2009. 

Foram 1.755 inscritos de janeiro a dezembro deste ano, crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.  

Os vídeos semanais sobre o Oscar postados às segundas e sextas-feiras, a partir de 12h (horário de Brasília) tiveram mais de 269 mil visualizações e somaram 14 mil horas de tempo de exibição, segundo estatísticas do próprio YouTube. 

2) RECORDES DE AUDIÊNCIA NO SITE 

Após um início de ano ruim com média de 40 mil visualizações de páginas nos primeiros quatro meses de 2020, o site do Cine Set pulou para 95 mil visualizações nos demais meses. 

Julho (106,7 mil) e Novembro (107,9) bateram os recordes, mas, o mês de dezembro se aproxima dos 100 mil (ajuda aí). 

Com isso, o Cine Set atingiu a maior marca de visualizações de páginas em um único ano: mais de 950 mil visualizações. 

3) CONTEMPLADO EM EDITAIS 

Vencedores do Amazonas Film Festival

O Cine Set teve três projetos aprovados nos editais da Lei Aldir Blanc: o projeto ‘Websérie Retrospectiva do Amazonas Film Festival’ foi contemplado no Prêmio Conexões Culturais da Prefeitura de Manaus na categoria audiovisual. 

Já no Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, foram dois projetos: ‘Websérie Terceiro Ciclo do Cinema Amazonense’, de minha autoria, e a série de podcasts ‘Visões Femininas’, de Pâmela Eurídice. 

Você pode conferir a Websérie Retrospectiva do Amazonas Filme abaixo: 

4) MATAPI E OLHAR DO NORTE 2020 

Sem a possibilidade de edições com a presença física por conta da pandemia da COVID-19, os eventos de audiovisual em Manaus precisaram encontrar novos caminhos através da internet. O Cine Set teve o privilégio de contribuir para as realizações do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte e do Olhar do Norte 2020. 

Para o Matapi, além das matérias tradicionais, o Cine Set criou uma página especial, formato inédito para o site, com todas as informações principais sobre o evento.  

Já no Olhar do Norte, tivemos uma página geral para o evento, uma para cada filme da Mostra Norte, uma para cada júri do festival, as críticas dos filmes selecionados, além de sediarmos os debates e a cerimônia de premiação no nosso canal do YouTube. O time do Cine Set – Camila Henriques, Ivanildo Pereira, Pâmela Eurídice e Rebeca Almeida – ainda foi jurado da Mostra Olhar da Pandemia.

5) FESTIVAIS E FESTIVAIS 

Não foram apenas os eventos amazonenses realizados online em 2020 e o Cine Set aproveitou a oportunidade de participar dos principais festivais brasileiros e até internacionais. 

Pelo quarto ano consecutivo, Lucas Pistilli trouxe a cobertura do Festival de Londres. Devidamente credenciado, ele nos brindou com as críticas dos novos filmes de Spike Lee, Pedro Almodóvar, Kate Winslet Mads Mikkelsen. 

Aqui pelo Brasil, o Cine Set foi credenciado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Olhar de Cinema e o Festival de Gramado, onde acompanha a vitória do amazonense “O Barco e o Rio” com cinco Kikitos. 

6) ENTREVISTAS CANDIDATOS À PREFEITURA DE MANAUS 

2020 foi ano de eleições municipais no Brasil e o Cine Set promoveu entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Manaus sobre o setor cultural.  

Amazonino Mendes, Capitão Alberto Neto, Chico Preto, Coronel Menezes, Gilberto Vasconcelos, Marcelo Amil, Ricardo Nicolau, Romero Reis e Zé Ricardo participaram das conversas. Infelizmente, o vencedor do pleito, David Almeida, não pode ser entrevistado. 

A iniciativa buscou mostrar que o jornalismo cultural pode e deve sim falar sobre política e que políticas públicas devem ser pensadas de forma séria para o setor. 

7) DE MARCÉLIA CARTAXO A BÁRBARA PAZ 

Falando de entrevistas, o ano começou com uma super entrevista feita por Diego Alexandre com a dupla de “Pacarrete”: o diretor Allan Deberton e a fantástica Marcélia Cartaxo 

Depois, foi a vez de importantes nomes do audiovisual amazonense como Keila Serruya, Henrique Amud e Isabela Catão. 

Na reta final de 2020, tivemos a honra de conversar com Maya Da-Rin, diretora do premiado “A Febre”; a cineasta e atriz Bárbara Paz, do comovente “Babenco”, e, por fim, Lucas Pistilli falou com o novo diretor artístico do Festival de Locarno, o crítico Giona A. Nazzaro. 

8) CINE ESCRITA 

Apesar de ser um site de cinema produzido no Amazonas, nada impede que pessoas de todas as regiões do Brasil possam participar.

Neste ano, tivemos a honra de ganhar um novo integrante vindo do Rio Grande do Sul. 

Ator e produtor em Porto Alegre, João Petrillo traz a coluna Cine Escrita todos os sábados, abordando com uma visão muito pessoal filmes clássicos e atuais do cinema brasileiro e mundial. 

9) MEU TIO OSCAR 

O Cine Set teve a imensa honra de ser convidado duas vezes para participar do canal ‘Meu Tio Oscar’, do Felipe Haurelhuk, maior especialista da premiação da Academia no Brasil. 

Pude participar de uma entrevista com o Felipe no dia 21 de abril. Foi uma conversa incrível tanto pelo conteúdo quanto por dar um alívio no momento mais complicado da pandemia aqui em Manaus. 

Já no início de dezembro, estive ao lado da Camila Henriques no bate-papo sobre o Oscar de 1940 conversando sobre obras-primas como “Vinhas da Ira”, “O Grande Ditador” e “Rebecca”. O bate-papo foi tão bom que durou ‘apenas’ quatro horas. 

10) FESTIVAL DE JAZZ 

A décima edição do Festival Amazonas de Jazz seria realizada em Manaus entre os dias 21 e 29 de março deste ano. Antes disso, porém, a Casa do Jazz traria uma programação extensa, incluindo, uma programação de filmes com curadoria do Cine Set. 

Iniciada em 29 de fevereiro, a mostra com filmes sobre jazz teve exibições de sucessos como “Whiplash”, “Bird”, “Chicago” e “Susie e os Baker Boys”, além dos episódios iniciais da série “A História do Jazz”, de Ken Burns. 

A última sessão aconteceu na segunda-feira, dia 16 de março, quando a pandemia da COVID-19 começava a mudar o mundo da forma como conhecíamos. 

‘A Turma do Militos’ resgata histórias de ícones infantis de Manaus dos anos 1980 

A cultura pop amazonense vai ganhar destaque em breve no audiovisual local: “A Turma do Militos - A Infância dos Curumins Amazonenses” será uma série de cinco episódios de 26 minutos cada sobre a vida e carreira de ícones infantis que fizeram sucesso em Manaus nos...

Amazonense Ítalo Rui entra para o elenco de série sobre Belchior

O ator amazonense Ítalo Rui integra o elenco de “Alucinação”, série ficcional sobre a vida do cantor Belchior. Dirigida por Eduardo Albergaria e com produção de Leo Edde, dupla do filme “Nosso Sonho”, que contou a trajetória da dupla Claudinho e Buchecha, pré-indicado...

‘Eu Vi uma Visagem’ traz histórias sobrenaturais dos fantasmas da Amazônia

"Os Caças-Fantasmas", "Beetlejuice", "Poltergeist", “Os Outros”, “Atividade Paranormal”... Filmes sobre fantasmas e espíritos são dos mais tradicionais no terror. Na Amazônia, estes acontecimentos sobrenaturais são conhecidos por um termo próprio: as visagens. Agora,...

Adanilo em dose dupla e Isabela Catão representam o Amazonas no Festival de Gramado 2024 

Dois dos principais nomes do cinema amazonense, Adanilo e Isabela Catão estarão no Festival de Gramado 2024 a partir de 9 de agosto. A atriz está no elenco de “Motel Destino”, filme de abertura do evento gaúcho, enquanto ele participa do elenco de “Oeste Outra Vez” na...

‘Castanho’ marca retorno do Amazonas à mostra competitiva do Festival de Gramado

Depois de três anos, o cinema do Amazonas retorna para a disputa das mostras competitivas do Festival de Gramado. "Castanho" será o representante do Estado na disputa pelos prêmios de curtas-metragens nacionais. O evento no Rio Grande do Sul está marcado para...

Preservação da cultura audiovisual da Amazônia será foco de novo laboratório em Manaus

O Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA) anuncia o lançamento do TEIA - Laboratório de Memória Audiovisual do Amazonas, um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia...

Novo espaço busca apoiar representatividade feminina no cinema do Amazonas

Promover a participação feminina e uma busca por mais diversidade no mercado audiovisual amazonense. Estas são as principais missões do Espaço Retomada, iniciativa do projeto Mulheres do Audiovisual – Retomada, idealizado pela produtora Aline Fidélix. O início dos...

Inscrições Abertas: Manaus recebe workshop gratuito sobre cinema indígena 

O workshop ‘Cinema Indígena’ está com inscrições gratuitas abertas em Manaus. Prevista para acontecer nos dias 24 e 25 de julho, a atividade será ministrada pelo cineasta Takumã Kuikuro no espaço de mídias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), bairro Parque...

‘A Bicicleta Amarela’ promete emocionar público com drama sobre Soldados da Borracha

Zeudi Souza é um dos nomes mais experientes em atividade no cinema amazonense. Proveniente da geração dos anos 2000 das oficinas de Zê Leão (antigo Júnior Rodrigues) e do Amazonas Film Festival, o diretor/roteirista traz na filmografia premiados curtas-metragens como...

Casarão de Ideias reabre com novos cinemas, livraria e foco na acessibilidade

Responsável por retomar a tradição dos cinemas de rua do Centro de Manaus, o Casarão de Ideias se prepara para uma nova fase a partir do próximo dia 5 de julho. Nesta data, o centro cultural localizado na Rua Barroso abre as portas para o público em uma reinauguração...