Unindo dois titãs do cinema, “A Voz Humana” é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta – que estreou com toda a pompa e circunstância em Veneza e foi exibido no Festival de Londres deste ano – certamente não deixou a desejar. Com 30 minutos, o projeto pode não ter o escopo narrativo das grandes produções do cineasta, mas tem requinte de sobra e uma energia irresistível. 
 
A trama, adaptado livremente por Almodóvar a partir da peça clássica de Jean Cocteau, acompanha uma mulher (Swinton) três dias depois de ser abandonada pelo companheiro. Ela anseia pela voz do amado, como o título indica – por um pouco mais de amor, um pouco de compaixão e um senso de encerramento da história que eles viveram juntos por quatro anos. O roteiro dá algumas dicas – ele tinha outra mulher, por exemplo – mas nunca provê um retrato detalhado dessa relação. 
 
Nem mesmo a personagem interpretada por Swinton ganha muitos contornos. Estabelece-se muito cedo que ela é uma mulher intensa – ela compra um machado e destroi um terno do amante com ele – mas para além disso, muito pouco é divulgado sobre sua trajetória. Ela é a arquetípica mulher almodovariana por excelência: quase criminosamente passional, à beira de um ataque de nervos e impecavelmente vestida. 
 
De certo modo, este é o maior prazer da produção. Livre da pressão de fazer um grande manifesto artístico – ainda mais na esteira do excelente “Dor e Glória” – Almodóvar usa o curta como um veículo menos ambicioso no qual ele pode dar plena vazão aos seus gostos e idiossincrasias, sem se preocupar em como eles vão compor um grande canvas. 

ALMODÓVAR NO MODO TARANTINO

 
Nessa linha, o filme encontra o cineasta em seu modo mais fetichista. As cenas são cheias de seus elementos visuais mais icônicos, elevados à máxima potência. Paredes coloridas, looks de tirar o fôlego, mulheres histéricas, bebida, drogas: Almodóvar se deleita em tudo isso – quase como Tarantino faz com violência, palavrões e pés. 
 
Apesar de explorar um texto cujo ponto central é um romance, o sexo – outra marca do diretor – está notoriamente ausente do curta. Assim também estão as famosas reviravoltas do cineasta, ainda que isso seja talvez venha com o formato. Com apenas 30 minutos, há pouco tempo para que o roteiro plante sementes narrativas para um final surpresa. 
 
Mesmo sendo um Almodóvar menor, “A Voz Humana” é obrigatório para seus fãs do cineasta. Com uma atuação deliciosamente tresloucada, Swinton hipnotiza o público e carrega o filme nas costas com louvor. Se um dia os dois se juntarem para um longa, não sobrará internet para ser quebrada. 

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...