A festa do audiovisual amazonense foi completa na noite de premiação do Festival de Gramado 2020: além dos cinco Kikitos vencidos por “O Barco e o Rio” entre os curtas-metragens nacionais, “Lupita no Planeta de Gente Grande”, da manauara Petit Fabrik em parceria com a produtora gaúcha Druzina Content, conquistou o prêmio de Melhor Animação Infantil do Conexões Gramado Film Market. 

Com a conquista, “Lupita” recebeu o Prêmio TECNA – PUC, no valor de R$ 5 mil em serviços de infraestrutura, no centro de produção audiovisual e, também, a possibilidade de licenciamento para TV por assinatura nos canais Box Brasil e na plataforma Box Brasil Play. 

Este pode não ser o único prêmio em 2020 para “Lupita no Planeta de Gente Grande”: a produção está indicada na categoria de Melhor Série de Animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. “Bobolândia Monstrolândia” (TV Cultura e Nicklodeon), “Charlie, o Descobridor de Coisas” (Discovery Kids), “Turma da Mônica Jovem” (Cartoon Network) e “Zuzubalândia” (Cartoon Network, Boomerang, Tooncast América Latina) também brigam pelo prêmio. A cerimônia acontece no próximo dia 10 de outubro com transmissão ao vivo no Canal Brasil.  

FORTALECIMENTO DA ANIMAÇÃO NO AMAZONAS 

Formada por 13 episódios de sete minutos, a produção alia o tom pedagógico a uma perspectiva de ficção-científica. Em suas aventuras, a pequena Lupita, uma bebê com cerca de um ano, é mostrada como uma astronauta e, para ela, cada ambiente é como um novo planeta a ser explorado. Atualmente, está em exibição na TV Cultura e TV Brasil, e fez a sua estreia internacional na gigante chinesa de streaming Youku, em dezembro de 2019.  

Lupita no Planeta de Gente Grande” não está sozinha entre os destaques da animação amazonense nos últimos anos. Em 2017, “A Última Balada de El Manchez” participou do Anima Mundi, maior evento do setor na América Latina, em São Paulo.  

No início de março, pouco antes da pandemia da COVID-19 ser decretada pela OMS, Bruno Vilela lançou “Mezanino”. A produção está na mostra competitiva dos curtas-metragens da Região Norte do Olhar do Norte 2020, previsto para ocorrer em dezembro deste ano.  

‘Enterrado no Quintal’: sabor amargo de que dava para ser maior

Tinha tudo para dar certo: Diego Bauer, recém-saído do ótimo “Obeso Mórbido”, adaptando um conto de Diego Moraes, escritor amazonense cercado de polêmicas, mas, de uma habilidade ímpar para construção de narrativas altamente descritivas, sarcásticas, sem qualquer tipo...

‘O Barco e o Rio’: angústias e desejos sufocados compõem ótimo filme

O Amazonas fechou a mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros do Festival de Gramado 2020 com “O Barco e o Rio”. Quarto filme da carreira de Bernardo Ale Abinader, o projeto se mostra um salto evolutivo enorme dentro da filmografia do diretor/roteirista,...

‘Atordoado, Eu Permaneço Atento’: registro arrepiante da ditadura brasileira

O Brasil parece ser um país em que o passado e o presente vêm convergindo nos últimos tempos, e nesse contexto, o curta-metragem Atordoado, Eu Permaneço Atento, co-dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos em parceria com o realizador amazonense Henrique Amud, chega como...

‘Manaus Hot City’: experiência afetiva, melancólica, quente e sensorial

Com pouco mais de 10 anos na direção de curtas-metragens de ficção, Rafael Ramos já trilhou os mais diversos rumos indo do convencional de “A Segunda Balada” e “A Menina do Guarda-Chuva" até o lisérgico de “Aquela Estrada”. Todos estes caminhos convergem para “Manaus...

‘De Costas Pro Rio’: dilemas de Manaus em curta irregular

Velhos dilemas (ou dilemas velhos?) sobre Manaus formam a base de “De Costas pro Rio”. Dirigido por Felipe Aufiero, diretor amazonense radicado em Curitiba há mais de uma década e co-fundador da produtora Casa Livre Produções, o curta-metragem de 16 minutos aborda a...

‘Boto’ – Episódios 12 e 13: no fim, um charme manauara inebriante

Depois de todos os atrasos possíveis na TV Ufam, “Boto” chegou ao fim. Apesar de deixar claro que não havia tanta trama para a quantidade total de capítulos, a série da Artrupe Produções encerra bem os principais núcleos da história nos dois últimos episódios e volta...

‘Boto’ – Episódios 10 e 11: afetos, traumas e intolerância

Seguindo a irregularidade característica da série, os episódios 10 e 11 de “Boto” conseguem, ao mesmo tempo, trazer momentos brilhantes – talvez, os melhores até aqui – e outros beirando o tédio. A reta final escancara que, apesar de ter cinco protagonistas, cabe a...

‘Boto’ – Episódios 8 e 9: sobra tempo e falta história

Momento confissão: chega a ser difícil escrever algo novo sobre os episódios 8 e 9 de “Boto” em exibição na TV Ufam desde a última sexta-feira, sempre às 23h, no programa Cine Narciso Lobo. Os capítulos voltam a bater nas mesmas temáticas já abordadas anteriormente...

‘Transviar’: trama inchada prejudica foco de série amazonense

As questões relativas à identidade de gênero seguem em alta no cinema brasileiro e são cada vez mais necessárias devido ao crescente fortalecimento do discurso conservador na sociedade. Produções que abordam o processo de transição de personagens transexuais têm...

‘Boto’ – Episódios 6 e 7: série cresce independente de obstáculos

Após episódios monótonos, “Boto” deu uma leve avançada nos capítulos 6 e 7, em exibição na TV Ufam (Canal 8 na Net Digital) até a próxima quinta-feira (11). Grande parte disso se deve ao foco prioritário nos relacionamentos entre os cinco protagonistas, aprofundando...