No Dia do Cinema Brasileiro, um presente para os cinéfilos: o Itaú Cultural lança, neste sábado (19), um streaming dedicado às produções do país. O catálogo oferece mais de cem títulos já na estreia e é composto de filmes, séries, programas de TV, festivais e mostras temáticas e competitivas, além de produções audiovisuais de instituições culturais parceiras. A parceria com o Matapi – Mercado Audiovisual do Norte é uma das atrações e destaca cinco filmes da Região Norte do Brasil.

A mostra ‘O Ser Amazônico” traz os seguintes filmes: o amazonense “A Floresta de Jonathas“, primeiro longa-metragem de Sérgio Andrade, o paraense “Para ter Onde Ir“, longa de ficção de Jorane Castro, o curta rondoniense “Banho de Cavalo”, de Francis Madson, o amapaense “Encantes – Histórias de Laranjal do Maracá”, de Cassandra Oliveira, e “Fronteira em combustão”, policial de Roraima comandado por Thiago Briglia.

“O pertencimento amazônico passa pela compreensão e apropriação dos modos de construir e reconstruir imagens, em diálogo constante com a natureza. Falamos a partir de uma cultura encharcada, quente-úmida, do rio e seus fluxos que ditam horas de trabalho e descanso. Porém, esse pertencer não é imutável e os rios da região constroem, forjam e ressignificam práticas deste ser amazônico. Há uma multiculturalidade atravessada por uma afirmação regional frente a invisibilidade de uma identidade nacional que a diminui. Se afirmar como amazônico é um ato político de pertencer ao Brasil”, informa o Matapi. 

Criado em 2018 e organizado pelas produtoras amazonenses Dabacuri e Leão do Norte, o ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’ traz como principal missão reunir agentes e profissionais do audiovisual, estudantes e demais interessados em discutir, além de fomentar a cadeia produtiva do setor, contribuindo para a conexão de realizadores, produtores e players, a capacitação de profissionais do setor e o empreendedorismo visando a geração de novas oportunidades. 

CONHEÇA MAIS SOBRE O ITAÚ CULTURAL PLAY

Glauber Rocha

Gratuito, o novo serviço de streaming estreia com duas importantes homenagens: Glauber Rocha com sete filmes dirigidos por ele estão em exibição – Barravento (1961); Câncer (1968-1972); Deus e o diabo na terra do sol (1964); O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969); A idade da Terra (1980); Pátio (1959); e Terra em transe (1967), e Luiz Carlos Barreto, sendo títulos com sua produção e direções variadas, todos dedicados ao tema do futebol – Garrincha, alegria do povo (1962); Isto é Pelé (1974); Mané Garrincha (1978); O casamento de Romeu e Julieta (2004); e Uma aventura do Zico (1998).

Outros quatro diretores ganham mostras, com quatro filmes de cada um à disposição do público. De Carlos Nader, estarão disponíveis A paixão de JL (2014), sobre o artista Leonilson; Pan-cinema permanente (2008), documentário sobre o poeta Waly Salomão vencedor do festival É tudo verdade em 2008; Homem comum (2014), também vencedor do É tudo verdade, em 2014; e Tela (2010).

Os trabalhos de Junia Torres disponíveis, todos em parceria com outros diretores, serão: Aqui favela, o rap representa (2003), documentário sobre a cena do rap em São Paulo e em Belo Horizonte; A rainha Nzinga chegou (2019); Nos olhos de Mariquinha (2008); e O Jucá da volta (2014).

Joel Pizzini aparecerá com 500 almas (2005), documentário de temática indígena; Caramujo-flor (1988), curta baseado na obra de Manoel de Barros; Glauces: estudo de um rosto (2001), curta sobre a atriz Glauce Rocha; e Olho nu (2013), sobre a vida e a carreira de Ney Matogrosso.

De Otto Guerra, teremos A cidade dos piratas (2018), baseado nos quadrinhos e nos personagens da Laerte; Até que a Sbórnia nos separe (2013), animação adulta premiada em festivais brasileiros; Wood & Stock: sexo, orégano e rock’n’roll (2006); e Novela (1992).

Curadorias convidadas

A plataforma também contará com seleções feitas por convidados, com festivais e recortes regionais. Do É tudo verdade, os destaques são filmes que receberam o Prêmio de Melhor Documentário de Curta-Metragem em várias edições do festival. Entre eles, estão Remo Usai – um músico para o cinema (2008), de Bernardo Uzeda; Casa de cachorro (2001), de Thiago Villas Boas; Dormentes (2003), de Inês Cardoso; e Capistrano no quilo (2007), de Firmino Holanda.

Equipes dos festivais In-Edit, dedicado a documentários sobre música, e fórumdoc.bh, dedicado a documentários etnográficos, focalizando a luta por terra e moradia, também são curadores convidados.

Já a antropóloga e cineasta Junia Torres será a curadora da mostra Um outro olhar – cineastas indígenas, que entre os destaques terá Yãmĩyhex – as mulheres-espírito (2019), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali. Sueli é uma das primeiras mulheres indígenas a dirigir um filme.

MOSTRAS REGIONAIS

Além do Matapi trazendo o melhor do cinema do Norte do Brasil, outras regiões também terão destaque no Itaú Cultural Play. O Centro-Oeste chega por meio de uma seleção feita pelo Mercado Sapi. Entre os filmes disponíveis, teremos Maria Luiza (2019), de Marcelo Díaz, documentário sobre a primeira transexual reconhecida na história das Forças Armadas do Brasil; De tanto olhar o céu, gastei meus olhos (2018), de Nathália Tereza, curta do Mato Grosso do Sul que teve carreira internacional; e Taego Ãwa (2016), de Marcela Borela e Henrique Borela, documentário de temática indígena premiado e lançado comercialmente nos cinemas.

A mostra Reexistências audiovisuais nordestinas reúne destaques da produção recente nos estados do nordeste do Brasil, com curadoria do Nordeste Lab. A região com mais estados da federação aparece com Voltei! (2021), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, novo longa dos diretores do premiado Café com canelaA noite amarela (2019), de Ramon Porto Mota, filme da Paraíba que, por enquanto, é o único de terror na programação; Memórias de quando metemos o pé na estrada (2020), de Weslley Oliveira, curta universitário realizado no Piauí; Iemanjá pela última vez (2017), de Denis Carlos, documentário do Maranhão; Não fique triste, menino (2018), de Clébson Oscar, produção do Ceará sobre representatividade negra; e A parteira (2019), de Catarina Doolan, do Rio Grande do Norte.

CONHEÇA OS FILMES DA MOSTRA ‘O SER AMAZÔNICO’

Filme: A Floresta de Jonathas

Direção: Sérgio Andrade

Elenco: Begê Muniz, Chico Diaz, Francisco Mendes, Ítalo Castro, Viktoryia Vinyarska

Sinopse: Jonathas mora com a família numa zona rural do Amazonas. Ajuda o pai a vender frutas na estrada. Dali, conhece turistas, o mundo exterior e suas novidades. Certo dia, ao lado de amigos, do irmão e de uma turista ucraniana, Jonathas vai acampar na mata. A viagem o levará por uma aventura inesperada.

Filme: Para ter Onde Ir

Direção: Jorane Castro

Elenco: Ane Oliveira, Keila Gentil, Lorena Lobato

Sinopse: Um filme de estrada protagonizado por mulheres. Eva é comandante de um navio, uma mulher madura e solitária. Melina vive entre baladas e amores incertos. Keithy é uma ex-cantora de tecnobrega e mora numa casa de palafita. Juntas, elas viajam para uma praia do litoral paraense.

Filme: Banho de Cavalo

Direção: Francis Madson e Michele Saraiva

Elenco: Cairo Vasconcelos, Denis Carvalho, Francis Madson, Ruan Viana

Sinopse: Um rapaz à deriva dentro de um barraco abandonado num rio. Um cavalo morto em decomposição e um homem banhado em sangue. Agrotóxico, lavouras e caminhões que carregam madeira. Nu e debaixo de uma chuva torrencial, um jovem tenta caminhar por uma estrada de terra.

Filme: Encantes – Histórias de Laranjal do Maracá

Direção: Cassandra Oliveira

Sinopse: No interior do Amapá, uma comunidade vive há décadas entre feiticeiras e seres encantados da floresta amazônica. A região tem imensas cavernas nas quais os povos indígenas guardavam suas urnas funerárias. O filme conta esta e outras histórias deste lugar mágico e ancestral.

Filme: Fronteira em Combustão

Direção: Thiago Briglia

Elenco: Anderson Souza, Bebeco Pujucan, Gustavo Brenner, Silvana Lins

Sinopse: Gilberto está desempregado e sem dinheiro. Pai de família, precisa sustentar o filho e a mulher. Para isso, ele decide aceitar a proposta de trabalho feita por um vizinho contrabandista. O serviço é pegar gasolina na Venezuela e trazer para o Brasil, clandestinamente.

com apoio de informações de assessoria

Felipe Lopes: “colocar as obras da Vitrine no circuito comercial é um trabalho de guerrilha” 

O Matapi – Mercado Audiovisual do Norte teve o melhor painel da edição 2023 na sexta-feira (24) na conversa que reuniu quatro das principais distribuidoras independentes do Brasil. Argel Medeiros (Olhar Filmes), Felipe Lopes (Vitrine Filmes), Yasmin Chiden...

Matapi 2023: Projeto paraense vence pitchings e irá ao NordesteLab

"O vento é meu irmão" foi o projeto vencedor na categoria de Melhor Pitching da 6ª edição do Mercado Audiovisual do Norte (Matapi), que encerrou sua programação, na noite de sexta-feira (24/11), no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus). Com...

José Kaeté e os legados da campanha de impacto do documentário ‘O Território’

Disponível no Disney+, “O Território” foi um dos documentários mais celebrados de 2022. Coprodução EUA e Brasil, o longa dirigido por Alex Pritz acompanha a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau para não ter a terra invadida por pessoas interessadas na extração ilegal...

Antonia Pellegrino e os desafios do processo de reconstrução da EBC

As notícias vindas da Argentina após a eleição do anarcocapitalista Javier Milei relembraram períodos difíceis para quem trabalha no setor audiovisual brasileiro. A informação de que futuro presidentes do hermanos pretende privatizar a Telám, a TV pública do país, e a...

Daniel Bandeira no Matapi 2023: “o cinema de gênero é capaz de traduzir as inquietações do Brasil”

O diretor pernambucano Daniel Bandeira teve a honra de abrir o primeiro dia de atividades da sexta edição do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte. Ele ministrou a masterclass “Construindo Narrativas” em que abordou aspectos de como contar boas histórias,...

Parceira do Matapi 2023, Luminate destaca importância do evento para as narrativas da Amazônia

Fundação global que trabalha para garantir que todas as pessoas, especialmente aquelas que foram, historicamente, subrepresentadas, tenham acesso à informação, aos direitos e ao poder para influenciar as decisões que moldam a sociedade, a Luminate Group é a...

Matapi 2023: Projetos de AM, PA e RR participam de pitchings com vaga para o NordesteLab

Apresentar seu projeto de forma convincente, direta e objetiva para possíveis parceiros em um curto espaço de tempo. Os pitchings são um dos mecanismos mais utilizados em eventos corporativos e o Matapi - Mercado Audiovisual do Norte 2023 adota para produtoras da...

Projeto de longa de ‘O Barco e o Rio’ será estudado no Matapi 2023

“O Barco e o Rio” atingiu um dos maiores feitos da história do cinema amazonense: na noite de 26 de setembro de 2020, o curta-metragem dirigido por Bernardo Ale Abinader venceu cinco Kikitos no Festival de Gramado - Melhor Filme do Júri Oficial e do Popular, Melhor...

Matapi 2023: encontro promove estímulo à coprodução audiovisual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

A pré-lista do representante do Brasil para o Oscar 2024 mostrou a força da produção audiovisual vinda do Norte e Nordeste com as presenças do acreano "Noites Alienígenas", o cearense "Estranho Caminho" e do pernambucano "Retratos Fantasmas". Os prêmios alcançados...

Matapi 2023: Secretária do Audiovisual do MinC vem a Manaus para debater novo edital

Após edição compacta, em 2022, o Mercado Audiovisual do Norte (Matapi) retorna ao formato presencial, entre os dias 21 e 24 de novembro, no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus). O evento contará com a participação da Secretária do...