É preciso coragem para utilizar o humor para tratar de temas violentos. Primeiro porque a comédia em si é um gênero geralmente visto (de forma equivocada) com um pé atrás, fazendo-se necessário um uso exemplar de suas possibilidades. Segundo, porque a tentativa de tirar sarro de determinada situação e, consequentemente, criticá-la, pode resultar em um efeito contrário, transformando a alegoria em um comentário de mau gosto.

Em “Garotos Ingleses”, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem brasileiro no Olhar de Cinema 2022, dois jovens baianos buscam alternativas para conseguirem o direito de serem enterrados no Cemitério dos Ingleses, um dos mais caros de Salvador. A particularidade em torno do local se dá pela exclusividade em aceitar apenas descendentes de britânicos como clientes.

O filme mistura documentário e ficção, apostando na sintonia entre seus atores, Marcus Curvelo (que também assina roteiro e direção) e Murilo Sampaio (também roteirista). É na dinâmica entre os dois que “Garotos Ingleses” se sobressai, tanto em seus diálogos, mas também em suas presenças físicas. Homens cansados, cabisbaixos, em confronto com o humor que domina a obra.

Essa feição cria um equilíbrio entre os temas retratados e a comédia. Rodado durante a pandemia de Covid-19, o filme retém esse ar de esgotamento que assolou o mundo e o Brasil especialmente. As máscaras como penduricalhos, usadas de forma errada, ou até mesmo sufocando os personagens relembram uma memória social recente, sobre os desprendimentos para lutar contra o vírus que, durante muito tempo, seguiu inabalável.

Desse pressentimento, de encarar um adversário cruel e impossível de ser derrotado apenas com ações individuais, o filme também extrai seus comentários sociais e econômicos. A sequência onde são mostrados os preços exorbitantes para ser enterrado no tal cemitério, e logo em seguida vemos o personagem de Murilo chorando por não ter sequer onde morar, exemplifica a busca da obra em partir de um ponto micro e chegar ao macro.

O uso do enquadramento vertical e de inserções de layout de site de pesquisa denotam uma tentativa de conexão com quem assiste ao filme, além de ressaltar um aspecto biográfico e de urgência para a obra. Experimentações bem calculadas que premiam o equilíbrio entre o humor e a denúncia em um grande filme.

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