Caio Pimenta apresenta as principais surpresas e ausências das indicações ao Oscar 2020.

Três filmes foram solenemente esquecidos nestas indicações: “Rocketman”, “Meu Nome é Dolemite” e “The Farewell”. A cinebiografia de Elton John parecia que estava crescendo rumo ao Oscar com vitória no Globo de Ouro e a indicação ao SAG do Taron Egerton, porém, o fantasma de “Bohemian Rhapsody” parece ter afetado as chances do filme. Porém, é quase injustificável as não-indicações em Figurino e Direção de Arte. Sobrou apenas Melhor Canção Original na qual é favorito com “I´m Gonna Love Again’.

“The Farewell” mostrou que despencou feio nesta temporada de premiações. Parecia um nome certo até metade de dezembro quando começou a perder força. Nem mesmo o apelo de falar com o público asiático foi suficiente para comover Hollywood e não teve chances nem mesmo em Atriz com Awkawkfina e Coadjuvante com a Zhao Shuzen.

Pior de tudo é que essa exclusão do Oscar pode fazer o filme demorar ainda mais para chegar ao Brasil.

Por fim, “Meu Nome é Dolemite” e “Joias Brutas” sofreram com a overdose de Netflix neste Oscar 2020. O serviço de streaming tinha concorrentes mais fortes na disputa – “O Irlandês”, “História de um Casamento” e “Dois Papas”. Mesmo assim, dava para encaixá-lo em Melhor Maquiagem e Penteado e também Figurino.

Falando em Netflix, o Robert de Niro, de “O Irlandês” confirmou a tendência e está fora do Oscar de Melhor Ator. Eu já falei aqui no canal dos motivos desta exclusão dele e tô deixando o link na descrição. E, claro, que não posso deixar de citar a decepção de todo mundo com a Lupita Nyong´o fora do Oscar.

Talvez estar em um filme de terror, talvez o lançamento muito distante da temporada de premiações, talvez o ano com grandes concorrentes, talvez uma campanha tímida. Justificativas pode até não faltar para essa exclusão, mas, cá entre nós, é uma injustiça tremenda.

Mais um ano de Oscar e mais uma vez as mulheres são ignoradas na categoria de Direção do Oscar. A Greta Gerwig, de “Adoráveis Mulheres”, que lutava ali com o Todd Philips pela quinta vaga, acabou de fora. Eu também já cheguei a discutir isso no canal e é um problema grave que a indústria precisa dar conta. É preciso dar mais espaço, mais voz e mais oportunidades para as mulheres na direção. Isso implica em uma diversidade de narrativas, histórias, olhares que só tem a enriquecer o cinema americano.

Em Melhor Ator Coadjuvante, o Song Kang-Ho até tentou, mas, não conseguiu superar os gigantes de Hollywood. Aliás, o elenco de “Parasita” não conseguiu nenhuma indicação. Outro esnobado foi “Frozen 2”: quem imaginava que o super-sucesso da Disney ia ficar de fora? Com isso, caminho mais do que aberto para  “Toy Story 4” levar esta estatueta.

E a manhã em Los Angeles não foi boa para as grandes estrelas da música. A Beyoncé ficou de fora da categoria de Melhor Canção Original pelo trabalho em “O Rei Leão”. É até corajoso por parte da Academia esta escolha, afinal, você não vai ter uma das maiores estrelas da atualidade no palco do Oscar. Mas, evidentemente que a maior esnobada de todas, foi a Jennifer Lopez em Melhor Atriz Coadjuvante.

Todas as listas, bolsas de apostas, especialistas contavam com a vaga da Jennifer Lopez por “As Golpistas”. Não duvido nada que o preconceito com o tipo de personagem e com a própria carreira da J.Lo possa ter afastado muitos votantes, preferindo o caminho mais seguro de votar em uma atriz consagrada como a Kathy Bates.

Completo esta lista de esnobados com “Era uma vez em Hollywood” e “1917” ambos fora do Melhor Montagem. Vamos agora para as surpresas, começando, claro, com o representante brasileiro no Oscar.

BRASIL NO OSCAR 2020

“Democracia em Vertigem” fez história não apenas a conseguir a indicação, mas, também derrubando o favorito “Apollo 11”. O feito obtido por Petra Costa é do mesmo tamanho ao alcançado por Fernanda Montenegro em Melhor Atriz por ‘Central do Brasil” e “O Menino e o Mundo” em Melhor Animação. Ser outsider, vindo da América Latina, apresentar uma história tão nossa e chegar ao Oscar é para poucos, ela conseguiu.

As indicações podem até não ser surpresa, mas, “Coringa” liderar a disputa com 11 indicações a frente de “Era uma vez em Hollywood”, “1917” e “O Irlandês” realmente mostra um carinho muito grande da indústria pelo filme. Agora, continuo achando bem difícil que ele vença. Falei mais sobre isso em um vídeo aqui no canal e estou deixando na descrição.

Se a J.Lo foi a decepção em Atriz Coadjuvante, Kathy Bates, de “O Caso Richard Jewell” e a Florence Pugh, de “Adoráveis Mulheres”, mandaram muito bem e conseguiram as vagas. Outra surpresa foi “Honeyland”, conseguindo um feito raro: indicação dupla em Melhor Filme Internacional e Documentário.

A Scarlett Johansson nunca tinha sido indicada para o Oscar e a Academia resolveu compensar logo com uma dupla nomeação em Atriz Coadjuvante por Jojo Rabbit e Atriz Principal por “História de um Casamento”. Provavelmente perde as duas, mas, já mostra que entrou no radar da Oscar.

Na turma dos blockbusters, “Star Wars” bateu “Vingadores: conseguiu três indicações contra apenas uma da maior bilheteria da história do cinema. E, por fim, o que dizer de “Malévola – Dona do Mal” indicada a Melhor Maquiagem e Penteado? Aqui, a equipe do “Dolemite” foi à loucura.

Especial Oscar: Os Meus Favoritos da Edição 2019

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para o Oscar de 2019, ano da consagração de "Green Book - O Guia". https://www.youtube.com/watch?v=Hjmtkbk8g60

Especial Oscar: Os Meus Favoritos da Edição 2018

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para o Oscar de 2018, ano da consagração de "A Forma da Água" e Guillermo Del Toro. https://www.youtube.com/watch?v=QFwdo1TcxYU

Especial Oscar: Os Meus Favoritos da Edição 2017

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para o Oscar de 2017, ano da consagração de "Moonlight - A Luz do Luar". https://www.youtube.com/watch?v=qig_7KfqDBg

Especial Oscar: Os Meus Favoritos da Edição 2016

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para o Oscar de 2016, ano da consagração de "Spotlight". https://www.youtube.com/watch?v=pQK-cWcatbw

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2014 e 2015

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2014 e 2015, anos das consagrações de "12 Anos de Escravidão" e "Birdman". OSCAR 2014 Mesmo com as presenças de “Philomena” e “Trapaça”, o Oscar 2014 teve grandes filmes na corrida, sendo uma das grandes...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2012 e 2013

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2012 e 2013, anos das consagrações de "O Artista" e "Argo". https://youtu.be/SR6Fi3EnVbc OSCAR 2012 O Oscar 2012 teve o privilégio de trazer quatro filmes de lendas do cinema americano: Terrence Malick, Steven...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2010 e 2011

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2010 e 2011, anos das consagrações de "O Discurso do Rei" e "Guerra ao Terror". OSCAR 2010 Depois do esnobe a “O Cavaleiro das Trevas”, a Academia resolveu ser mais generosa e abrir a categoria de Melhor Filme...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2008 e 2009

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2008 e 2009, anos das consagrações de "Onde os Fracos Não têm Vez" e "Quem Quer Ser um Milionário?". https://www.youtube.com/watch?v=LaYijfEBnuo OSCAR 2008 "Conduta de Risco", "Desejo e Reparação" e "Juno" são...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2006 e 2007

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2006 e 2007, anos das consagrações de "Crash: No Limite" e "Os Infiltrados". https://www.youtube.com/watch?v=1dT9dLaEt64

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2004 e 2005

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2004 e 2005, anos das consagrações de "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" e "Menina de Ouro". https://youtu.be/43qSwck7IBc OSCAR 2004 “O Retorno do Rei” eclipsou uma temporada muito boa em 2004. Além do...