O prazo para cada país enviar o seu candidato ao Oscar de Melhor Filme Internacional chegou ao fim no dia 1 de novembro.  

Entre algumas surpresas e outros candidatos já esperados, chegou a hora de apontar quem chega forte para disputa e, claro, analisar a situação brasileira na corrida pela indicação. 

Então, se inscreva no canal, ativa as notificações e vamos nessa neste novo vídeo do Cine Set aqui no YouTube.  

CORREM POR FORA 

Tilda Swinton consegue ajudar Apichatpong Weerasethakul a chegar ao Oscar pela primeira vez?

Como são dezenas de países, eu vou me concentrar naqueles candidatos com alguma chance de chegarem no Oscar.  

Começo aqui com a América Latina que, nos últimos dez anos, levou a categoria por duas vezes: em 2018, com o chileno “Uma Mulher Fantástica”, e em 2019 com o mexicano “Roma”. 

O México, aliás, retorna com “A Noite do Fogo”, produção com o apoio da Netflix e premiada com uma menção honrosa na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2021.

O boliviano “O Grande Movimento” tentará superar a falta de verbas para campanhas milionários ao se apoiar no prêmio especial do júri para o diretor Kiro Russo na Mostra Horizontes do Festival de Veneza.

A Colômbia aposta na dobradinha Tilda Swinton e Apichatpong Weerasethakul em “Memória”. A questão será saber se a Academia irá abraçar o estilo mais abstrato da obra. 

Em outros anos, estes candidatos europeus teriam grandes chances de serem indicados, mas, com uma corrida tão apertada, a tendência é que sejam zebras. 

“Má Sorte no Sexo ou Porno Acidental” seria uma bem-vinda quebra no tradicionalismo da Academia caso seja nomeado.

“El Buen Patrón” superou “Madres Paralelas”, do Pedro Almodóvar, para ficar com a vaga espanhola, porém, a falta de destaques em grandes eventos pré-Oscar fará o filme precisar demais do Javier Bardem para emplacar uma indicação.  

O romeno “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental” chega com a credencial do Urso de Ouro do Festival de Berlim, do apoio da crítica e da criatividade de ter usado as limitações da pandemia a seu favor, porém, soa como um filme muito fora da caixinha para o tradicionalismo do Oscar. 

Da Mostra Um Certo Olhar de Cannes, chegam “Playground”, da Bélgica, ganhador do prêmio da crítica, e “Unclenching the Fists”, da Rússia, vencedor do prêmio máximo da categoria. Ambos podem ser boas surpresas na lista final assim como o polonês “Leave no Traces” e o austríaco drama LGBTQIA+ “Great Freedom”. 

GRANDES CANDIDATOS 

“Titane” pode render a quarta indicação consecutiva para um vencedor da Palma de Ouro.

Os próximos cinco filmes, na minha visão, estão concorrendo por duas vagas. E só tem candidato forte. 

A França aposta em “Titane”, ganhador da Palma de Ouro deste ano. Apesar do bom retrospecto recente – todos os três últimos vencedores do prêmio máximo de Cannes foram indicados na categoria – o longa da Julia Ducournau é aquele típico filme ame ou odeie, capaz de ter inúmeros fãs e detratores pelo seu radicalismo e ousadia. Para uma premiação como o Oscar que busca consenso, o filme pode se dar mal. 

“A Mão de Deus” tem a força da Netflix, sempre importante para campanhas massivas, como também da Itália, país com maior número de vitórias – 14, ao todo. O hype em torno de Paolo Sorrentino também é forte, porém, o filme não foi recebido com aquela unanimidade esperada em Cannes seja pelos críticos como pela própria premiação. 

Bem diferente do caso do japonês “Drive My Car”. O longa, além de extremamente elogiado, ainda recebeu o prêmio da crítica e de Melhor Roteiro do júri oficial. Com uma passagem consagradora recente no Festival de Nova York, o drama de três horas de duração do Ryûsuke Hamaguchi tem tudo para estar entre os indicados. 

Com o astro hollywoodiano Dan Stevens, Alemanha pode chegar com “I´m Your Man”.

Completam a lista de grandes candidatos o alemão “I´m Your Man e “Compartimento Número 6”, da Finlândia. O país nórdico, aliás, pode voltar ao Oscar após 20 anos da primeira indicação.

OS FAVORITOS 

Asghar Farhadi tenta o terceiro Oscar da carreira com “A Hero”.

Agora, é a vez dos favoritos: para mim, os três devem ser indicados e brigam pela vitória, especialmente, estes dois primeiros. 

O Asghar Farhadi é nome sempre para ficar de olho em Melhor Filme Internacional após as consagrações de “A Separação” e “O Apartamento”. Agora, ele chega com “A Hero”, representante do Irã. A produção vencedora do Grand Prix do Festival de Cannes 2021 terá apoio da Amazon Studios para tentar ir até mais longe, especificamente, Roteiro Original, Direção e, por que não, Filme. 

A Noruega quer o primeiro Oscar com “The Worst Person in the World”. Com direção do Joachim Trier, cineasta europeu dos mais prestigiados da atualidade, a obra está se destacando desde Cannes, onde recebeu o prêmio de Melhor Atriz com a Renate Reinsve. Para chegar forte e vencer, precisa de uma estratégia de campanha agressiva para superar candidatos de estúdios mais fortes. 

“Flee” tenta vagas em Melhor Filme Internacional, Documentário e Animação.

Por fim, temos “Flee”. O candidato da Dinamarca quer repetir o feito de “Honeyland”, indicado a Melhor Filme Internacional e Documentário. Aqui, a ideia é ainda obter a vaga em animação, o que seria um recorde impressionante. Os prêmios em Sundance e Annency mais a temática sobre refugiados do Afeganistão, assunto em alta neste momento, contribuem para o hype sobre a produção. 

Vale destacar também que a Dinamarca é a atual vencedora de Melhor Filme Internacional com “Druk”. O curioso é que, caso “Flee” vença, repete o feito ocorrido em 1987 e 1988 quando o país levou consecutivamente a categoria por “A Festa de Babette” e “Pelle, o Conquistador”. 

E O BRASIL? 

Dirigido por Aly Muritiba, “Deserto Particular” é o escolhido brasileiro para a disputa do Oscar 2022.

Feita esta viagem pelo mundo, voltemos ao Brasil para falar da escolha de “Deserto Particular”. Antes de tudo, preciso admitir que ainda não vi nem o drama do Aly Muritiba assim como “Sete Prisioneiros”, do Alex Moratto. 

Posto isso, na minha visão, acho que há dois caminhos para escolher o representante de um país:

  1. o primeiro é um critério subjetivo, ou seja, o grupo que se coloca para escolher elege aquele que considera ser o melhor filme ou aquele que transmite uma mensagem que aqueles jurados consideram importante;
  2. o outro é um critério mais objetivo em que é eleito aquele com maiores chances de ser indicado e até vencer. 

Evidente que muitas vezes estes caminhos se misturam e podem convergir ou se cruzarem de algum modo. Também pode acontecer de outros componentes por trás disso, entre eles, questões políticas – ainda que isso esteja um pouco mais diluído desde que a Academia Brasileira de Cinema assumiu este papel de eleger o nosso representante. 

Falando especificamente da escolha de 2022, o júri da Academia Brasileira justificou a escolha de “Deserto Particular” pela questão do filme trazer o amor como um agente de transformação, algo que precisamos nos dias atuais. Não diz muita coisa, né. 

Com Rodrigo Santoro, “Sete Prisioneiros” era apontado como o favorito para a vaga brasileira no Oscar 2022.

Porém, acho que quatro fatores contribuíram para esta escolha:  

  1. a qualidade do filme, a qual acredito que possa ter agradado mais os jurados do que seu principal adversário, “Sete Prisioneiros”;  
  2. segundo que a vitória do prêmio do público no Venice Days tenha pesado mais que a boa repercussão do longa estrelado pelo Rodrigo Santoro no mercado internacional;  
  3. terceiro que o Brasil teve recentemente a experiência de apostar em um serviço de streaming como potencializador do candidato e não ter ido para frente – estou falando, claro, de “A Vida Invisível” com o apoio da Amazon ter superado “Bacurau”;
  4. E quarto pode ter pesado a carreira do Aly Muritiba, um dos melhores diretores do cinema brasileiro da atualidade com grandes filmes como “Ferrugem” e “Para Minha Amada Morta”, enquanto o Alex Moratto ainda é muito jovem com uma carreira imensa pela frente. 

Colocando “Deserto Particular” na caixinha dos demais selecionados, vejo o filme hoje correndo por fora e vai sofrer bastante para crescer por conta da falta de verba de campanha. Se fosse “7 Prisioneiros”, acho que ficaria no mesmo patamar, porém, mais próximo de subir para os grandes candidatos. 

Oscar 2023: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 7

No especial dos candidatos do Oscar 2023, Caio Pimenta traz uma lista com oito filmes brasileiros que podem representar o país. MEDUSA https://www.youtube.com/watch?v=3yW1VUtYXN0 A lista começa com “Medusa”, novo filme de Anita Rocha da Silveira.   Premiado no...

Oscar: TOP 10 Maiores Esnobadas nos Anos 1950

De Charlton Heston a "Cantando na Chuva", Caio Pimenta traz as 10 maiores esnobadas do Oscar nos anos 1950. 10. CHARLTON HESTON, por "OS DEZ MANDAMENTOS" Em 1957, o épico bíblico “Os Dez Mandamentos”, obteve sete indicações ao Oscar. Ainda assim, uma esnobada deixou...

Oscar 2023 – Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 6

Do novo "Avatar", de James Cameron, a "The Killer",de David Fincher, Caio Pimenta aponta mais 10 candidatos ao Oscar 2023. "ASTEROID CITY" Após “A Crônica Francesa” decepcionar, o Wes Anderson busca o retorno ao Oscar com “Asteroid City”, uma história de amor na...

Oscar: TOP 10 Resultados Injustos dos Anos 1950

De Bette Davis a "Assim Caminha a Humanidade", Caio Pimenta traz os 10 resultados mais injustos do Oscar nos anos 1950. https://www.youtube.com/watch?v=Ql_0XmMPw2U 10. GEORGE STEVENS EM MELHOR DIREÇÃO...

Oscar 2023 | Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 5

De Carey Mulligan à nova parceria Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio, chegou a hora da quinta parte de candidatos rumo ao Oscar 2023. https://www.youtube.com/watch?v=DmzN-jKKGUo 13 VIDAS  O Ron Howard quebrou a cara em 2021 ao apostar em “Era uma vez um Sonho”. Para...

Oscar: TOP 10 Ganhadores de Melhor Atriz na Década de 1950 

De Olivia de Havilland a Susan Hayward, Caio Pimenta apresenta o TOP 10 dos vencedores do Oscar de Melhor Atriz nos anos 1950.  10. JUDY HOLLIDAY, por "NASCIDA ONTEM" A interpretação mais fraca a vencer o Oscar de Melhor Atriz nos anos 1950 vem da cerimônia de 1951. ...

Oscar 2023 | Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Jordan Peele a David O. Russell, chegou a hora da terceira parte de candidatos rumo ao Oscar 2023.  https://www.youtube.com/watch?v=B-w9rivGhKI DOCUMENTÁRIO SIDNEY POITIER  Ganhadora do Oscar deste ano com “Coda”, a Apple já mira sim a edição do ano que vem, pelo...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Sean Penn

De "Os Últimos Passos de um Homem" a "Milk", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Sean Penn. https://www.youtube.com/watch?v=ZmYMmJ_F3Vs 5. UMA LIÇÃO DE AMOR  Em 2002, Sean Penn surgiu na lista pelo trabalho em “Uma Lição de Amor”.  Ainda que...

Oscar 2023 | Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Elvis", de Baz Luhrmann, a “Don´t Worry Darling", com Harry Styles, Caio Pimenta aponta mais 10 candidatos ao Oscar 2023. CRIMES OF THE FUTURE  https://www.youtube.com/watch?v=DV0saNig-v4 Voltando aos cinemas oito anos após “Mapas para as Estrelas”, o David...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Jack Nicholson

De "Easy Rider" a "As Confissões de Schmidt", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Jack Nicholson. https://youtu.be/GKDEjmzt8O8