Caio Pimenta aponta 10 filmes que mereciam maior reconhecimento nesta temporada de premiações rumo ao Oscar 2024.

PRISCILLA

A lista de Melhor Filme conta com três produções dirigidas por mulheres. Se a Academia quisesse, dava para ser quatro longas facilmente. 

Comandado por Sofia Coppola, “Priscilla” mostra a sufocante vida de Priscila Presley durante a relação abusivo e problemática com o Rei do Rock. Mais uma vez, o olhar intimista da diretora nos torna testemunhas de uma história vivida por inúmeras garotas mundo afora.

Cailee Spaeny até chegou a ser ventilada em Melhor Atriz após a vitória em Veneza, mas, acabou perdendo força na reta final.

Não seria absurdo pensar também em nomeações para Roteiro Adaptado, Figurino, Fotografia e Direção de Arte. Infelizmente, foi solenemente ignorado. 

CRESCENDO JUNTAS

Crescendo Juntas” foi outra produção liderada por um time feminino que poderia ter tido maior reconhecimento no Oscar 2024.

Um coming of age baseado em um best-seller dos anos 1970 considerado inadaptável, mas, que conseguiu captar com uma combinação rara de leveza e inteligência as mudanças que toda garota sofre nesta fase da vida. Poderia até ser esnobado em Roteiro Adaptado pela concorrência, mas, merecia, pelo menos, ser cogitado, algo que praticamente não aconteceu.

Já a Rachel McAdams e o figurino, estes sim, tinham condições totais de serem finalistas. 

O ASSASSINO E JOHN WICK 4

O Assassino” e “John Wick 4” mostraram como o cinema de gênero segue escanteado no Oscar.

O suspense do David Fincher poderia ter sido lembrado em Melhor Som, mas, nem isso, enquanto a quarta aventura protagonizada por Keanu Reeves possui algumas das sequências de ação mais insanas e bem-coreografadas da última década, fazendo ainda uma homenagem ao clássico “Lawrence da Arábia”.

Mas, cogitar o Chad Stahelski para Melhor Direção ou o filme em Direção de Fotografia ou Direção de Arte é pedir demais para a Academia. 

WONKA

Sucesso lançado no fim de 2023, “Wonka” foi um dos mais belos filmes do ano passado com um Timothée Chalamet muito bem no papel já interpretado por Gene Wilder e Johnny Depp em uma história simples, mas, muito bem contada.

Se as categorias principais seriam, de fato, um exagero, nomeações para direção de arte, figurino e, pelo menos, uma em Canção Original eram muito viáveis. A estranheza maior foi nenhuma das músicas sequer aparecerem na shortlist. 

PASSAGES

“Passages” conta com a grande atuação masculina de 2023.

O Franz Rogowski transforma toda a insegurança e fragilidade de um diretor prestes a lançar um filme em um jogo de domínio capaz de bagunçar a vida dos seus dois amores.

Para além dele, o Ben Whishaw tinha condições fáceis de entrar na briga de coadjuvante, enquanto o roteiro deveria estar na briga entre os originais. 

ASTEROID CITY

O Wes Anderson está na disputa do Oscar 2024 de Melhor Curta em Live-Action com “A Maravilhosa História de Henry Sugar”. Uma pena que a Academia não reservou espaço para “Asteroid City”, o melhor filme do diretor de “O Grande Hotel Budapeste”.

É uma obra deliciosa com um pouquinho de sci-fi, teatro e melancolia com colorido de contrastes. Para mim, apareceria em Figurino, Direção de Arte, Figurino e, se tivesse espaço, trocava “O Conde” e “Maestro” facilmente por ele também. 

Segredos de um Escândalo

Indicado apenas a Melhor Roteiro Original, “Segredos de um Escândalo” foi o grande injustiçado do Oscar 2024 entre as produções mais debatidas.

Se a Natalie Portman sofria com a pesada concorrência, ver o Charles Melton e a Julianne Moore de fora em categorias viáveis dói no coração cinéfilo.

A ausência em Melhor Filme também é sentida até pelo fato da competição interna na Netflix ter sido com o apenas razoável “Maestro”. 

Homem-Aranha Através do Aranhaverso e O Menino e a Garça

Também falando de produções que foram indicadas em menos categorias do que poderiam citoHomem-Aranha Através do AranhaversoO Menino e a Garça. São dois filmes muito acima da média, mas, que ficaram restristas na caixinha de Melhor Animação.

O filme da Sony tinha potencial para chegar em Melhor Montagem, Efeitos Visuais e Som, enquanto seria incrível ver o Miyazaki sendo nomeado a Roteiro Original até como homenagem, afinal, sempre fica o mistério se este será ou não o último trabalho dele.