A Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes que seguem na disputa pela vaga do país rumo ao Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional. 

Estão no páreo “Pedágio”, da Carolina Markowicz, “Retratos Fantasmas”, do Kleber Mendonça Filho, “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, “Urubus”, de Claudio Borrelli, e “Estranho Caminho”, de Guto Parente. 

A partir deste pré-seleção, eu trago as minhas previsões das chances de cada um destes candidatos à vaga do Brasil. 

SEM CHANCE

De todos os seis candidatos, há um filme surpreendente que acredito não ter chances nesta briga. 

Superando produções com estrelas conhecidas do cinema brasileiro como “O Rio do Desejo” e “Angela”, “Urubus” ficou entre os finalistas.

Dirigido pelo Claudio Borrelli, o drama sobre pixadores de rua fez uma boa carreira em eventos no Reino Unido e EUA, além de trazer Fernando Meirelles como produtor executivo.

Por outro lado, a estreia tímida no circuito nacional o torna uma aposta muito improvável.  

POUCAS CHANCES

Vamos agora para o candidato que é azarão completo. Só um milagre para ser escolhido. 

Cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha, “Nosso Sonho” quer aproveitar o histórico de escolhas brasileiras de filmes do gênero como “2 Filhos de Francisco”, “Olga”, “Lula – O Filho do Brasil”, “Bingo” e “Babenco”.

Por outro lado, a falta de repercussão internacional sem festivais de peso, a categoria não costumar prestigiar obras do gênero nos últimos anos e o foco da produção ser muito mais o público nacional do que o estrangeiro devem dificultar as chances. 

CORRENDO POR FORA

Subindo o sarrafo, o próximo filme corre por fora para ser escolhido. 

Grande ganhador do Festival de Gramado em 2022, “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, não chegou a fazer uma carreira internacional expressiva nos festivais que mais credenciam ao Oscar, o que pode ser um fator decisivo para ser preterido.

O longa, porém, poderia ter o simbolismo de ser o primeiro da Região Norte escolhido para representar o Brasil.

Isso em uma época em que a Amazônia está em foco pode ser um ativo importante ao filme. 

CANDIDATO A SURPRESA

“Estranho Caminho”, do Guto Parente, pode ser a grande surpresa entre os seis candidatos.

A produção traz como principal ativo a campanha surpreendente no Festival de Tribeca, em Nova York: o drama cearense sobre o reencontro de pai e filho durante a pandemia da Covid-19 ganhou Melhor Filme, Interpretação, Roteiro e Fotografia na categoria Narrativa Internacional.

A maior questão é se o longa teria força financeira suficiente para bancar uma campanha milionária para chegar ao Oscar, correndo o risco de ficar pelo meio do caminho. 

OS FAVORITOS

Chegamos aos dois candidatos com mais força para ficar com a vaga brasileira no Oscar 2024. 

“Retratos Fantasmas” é o primeiro deles. O prestígio internacional do Kleber Mendonça Filho ficou provado com o convite do Festival de Cannes para exibir fora de competição o documentário sobre cinemas de rua de Recife.

A produção foi o filme de abertura de Gramado e já está na programação do prestigiado Festival de Nova York.

Como se não bastasse, ainda conseguiu ser uma boa surpresa no circuito comercial com pré-estreias lotadas e números acima da média para produções do gênero. 

Por outro lado, o Kleber Mendonça Filho tem um histórico turbulento com as nomeações brasileiras ao Oscar vide “Aquarius” ter sido preterido pelo fraco “Pequeno Segredo” e “Bacurau” perdido a disputa para “A Vida Invisível”.

Será interessante saber se a Academia Brasileira de Cinema levará em conta este histórico ou não. 

Já o outro candidato com grandes chances é “Pedágio”. O filme é a segunda ficção da carreira de Carolina Markowicz – a estreia aconteceu com o ótimo “Carvão”.

O drama mostra a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. A Maeve Jinkings e o Kauan Alvarenga são os protagonistas. 

Não duvido que muitos estranhem um filme não lançado no Brasil e que muita gente sequer ouviu falar chegar tão forte assim, porém, “Pedágio” faz um caminho sólido para ser o nosso representante e ter alguma chance rumo ao Oscar.

A estreia do filme será no Festival de Toronto, local de onde saíram obras como “O Discurso do Rei”, “12 Anos de Escravidão” e “Green Book”. 

A participação de “Pedágio”, entretanto, vai além da exibição do filme: Carolina Markowicz irá receber o prêmio de Talento Emergente.

A cerimônia será no dia 10 de setembro e, na mesma ocasião, serão homenageados Pedro Almodóvar e Spike Lee. Por fim, o longa é coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures com distribuição da Paris Filmes, ou seja, grana tem para fazer uma boa campanha em Hollywood. 

Diante de tudo isso, aponto “Pedágio” como favorito à vaga do Brasil no Oscar 2024 seguido de perto por “Retratos Fantasmas”.