MELHOR FILME 

  1. Drive My Car 98 PONTOS 
  2. Aftersun87 PONTOS 
  3. Top Gun: Maverick70 PONTOS 
  4. RRR59 PONTOS 
  5. Licorice Pizza 55 PONTOS 
  6. Marte Um43 PONTOS 
  7. O Acontecimento42 PONTOS 
  8. Não, Não Olhe! 38 PONTOS 
  9. Argentina, 198537 PONTOS 
  10. Avatar: O Caminho da Água35 PONTOS 

Caio Pimenta 

  1. Drive My Car 
  2. RRR 
  3. O Acontecimento 
  4. Não, Não Olhe 
  5. Avatar: O Caminho da Água 
  6. O Milagre 
  7. Marte Um 
  8. Top Gun: Maverick 
  9. Flee 
  10. Carvão 

Comentário 

Se fosse uma maratona, colocaria “Drive My Car” como aquele corredor que se distanciou dos adversários e ganhou sem maior dificuldade. Tinha tudo para ser insuportável, mas, Hamaguchi consegue surpreender o público a cada nova etapa em um dos mais belos filmes recentes. ‘UAU’ atrás de ‘MINHA NOSSA’: assim é possível descrever as experiências proporcionadas por “RRR”, “Avatar” e “Top Gun”. “O Acontecimento” mostra como a guerra feminina dentro da nossa sociedade precisa ser falada a partir delas, enquanto “Marte Um” e “Carvão” são os melhores exemplares do cinema brasileiro em 2022. Por fim, “O Milagre” instiga o espectador sobre o fascínio humano sobre histórias reais ou ficcionais, e “Flee” é belíssimo. 

Camila Henriques 

  1. Top Gun: Maverick 
  2. Aftersun 
  3. Licorice Pizza 
  4. Marte Um 
  5. Pequena Mamãe 
  6. A Pior Pessoa do Mundo 
  7. Não, Não Olhe 
  8. Pinóquio 
  9. RRR 
  10. Avatar: O Caminho da Água 

Comentário  

Se alguém me dissesse, um ano atrás, que meu filme favorito do ano seria a continuação de “Top Gun – Ases Indomáveis”, eu acharia uma loucura. Mas é justamente loucura a palavra perfeita para definir a atual fase da carreira de Tom Cruise, e nada mais simbólico que um velho rebelde como Maverick para mostrar pra essa garotada “como se faz” um blockbuster. Pode botar James Cameron e suas loucas aventuras em Pandora também nesse time. Guillermo Del Toro e Jordan Peele provaram mais uma vez que o futuro do cinemão está em boas mãos, mas há espaço ainda para os mundos mais intimistas de “Aftersun”, “A Pior Pessoa do Mundo”, “Marte Um” e “Pequena Mamãe”, para uma homenagem à Nova Hollywood como “Licorice Pizza” e para a diversão inventiva de “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”. 

Menções honrosas: “O Contador de Cartas”, “Mães Paralelas”, “Ela Disse”, “Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”. 

DANILO AREOSA 

  1. Drive My Car 
  2. Aftersun 
  3. A Pior Pessoa do Mundo 
  4. Noites de Paris 
  5. Roda do Destino 
  6. Armageddon Time 
  7. Contratempos 
  8. Até os Ossos 
  9. Marte Um 
  10. Top Gun: Maverick 

Menções Honrosas: “Não, Não Olhe”, “Pequena Mamãe”, “Red Rocket”, “O Acontecimento”, “Old Henry” e “Carvão”. 

Comentário

Pode ser até devaneio da minha parte, mas considero 2022 um ano teti-a-teti com 2019, o último ano de grandes filmes lançados – “Parasita”, “Era Uma Vez em Hollywood”, “Bacurau”, Assuntos de Família entre outros. “Drive My Car” e “Roda do Destino” são retratos de o quanto o cinema de Ryusuke Hamaguchi é poético e humano na sua essência para analisar as dores da alma. Por sua vez, “Aftersun” discute as fragilidades e potencialidades na relação entre pai e filha através das memórias afetivas. Os relacionamentos familiares ganharam um tratamento tanto realista quanto poético em “Noites de Paris”, “Armageddon Time” e “Marte Um”, três filmes que reforçam a importância dos vínculos familiares e os sonhos pessoais sendo alicerces necessários para lidar com a realidade social dura. “A Pior Pessoa do Mundo” e “Contratempos” apresentaram as inconstâncias que a vida impõe na vida das mulheres. Dois filmes que trazem uma moldura tão complexa do feminino em cena. No campo dos blockbusters quem diria que o filme do ano seria “Top Gun: Maverick”? O cinema espetáculo delicioso para assistir no escurinho do cinema e se emocionar com as imagens e os dramas vividos pelo personagem de Tom Cruise. E para fechar, temos “Até os Ossos” uma obra de horror que fala sobre o canibalismo e ao mesmo tempo discute amor, desejo e necessidade. 

GABRIEL BRAVO DE LIMA

  1. RRR 
  2. Drive My Car 
  3. Licorice Pizza 
  4. Marte Um 
  5. Summer of Soul 
  6. Seguindo Todos os Protocolos 
  7. Avatar: O Caminho da Água 
  8. Batman 
  9. Crimes do Futuro 
  10. Aftersun 

Comentário 

Os dois primeiros filmes da lista são filmes de 3 horas cuja única tristeza minha foi não poder vê-los no cinema. Acredito que a lista está bem variada, embora eu não tenha conseguido assistir tudo que queria esse ano. Gostaria de destacar os dois filmes brasileiros presentes e relembrar o impacto que a arte no país ainda consegue causar mesmo com os anos de desprezo. 

IVANILDO PEREIRA

  1. Titane 
  2. Drive My Car 
  3. O Acontecimento 
  4. Não! Não Olhe 
  5. Top Gun: Maverick 
  6. Pinóquio 
  7. Licorice Pizza 
  8. Argentina, 1985 
  9. Crimes do Futuro 
  10. Marte Um 

Menções honrosas:X”, “Emily the Criminal”, “Memória”, “Boa Sorte, Leo Grande”, “Pequena Mamãe”. 

Comentário 

Na lista de melhores lançados no Brasil em 2022, entram alguns filmes de 2021. De modo geral, um ótimo ano de lançamentos, com filmes que nos levaram a explorar diferentes realidades, tanto no Brasil do presente quanto num futuro estranho e que só poderia ter saído da mente de David Cronenberg. Tivemos espetáculo, animação, e também cinema introspectivo, e em todos os casos as experiências foram marcantes. Também tivemos uma curiosa e criativa homenagem ao cinema disfarçada de ficção-científica pela visão de Jordan Peele, e uma maluquice californiana de PTA que também remete a uma outra era do cinema. 

Acima de todos, na minha opinião, “Titane”: Um filme que se apoia nas imagens e sons, acima de tudo, para criar uma experiência desconcertante e poderosa. Não há outro filme igual, e no momento essa é a característica que mais valorizo. Pelo poder da sua narrativa, pela sua disposição em sacudir o espectador, fazer algo diferente, e por consegui-lo, “Titane” é a minha escolha para melhor filme. 

LORENNA MONTENEGRO 

  1. Aftersun 
  2. Top Gun: Maverick 
  3. O Menu 
  4. Pinóquio 
  5. Kobra Auto-Retrato 
  6. Até os Ossos 
  7. Spencer 
  8. Ruído Branco 
  9. Emily the Criminal 
  10. O Amante de Lady Chatterley 

Comentário 

Optei por listar os filmes que vi que foram lançados esse ano tanto fora quanto aqui no Brasil, já que outros como “Drive My Car e “A Ilha de Bergman” foram vistos em 2021. Considero “Aftersun” o melhor com alguma larga distância e a minha crítica dá conta do impacto emocional e cinematográfico que esse filme de estreia da Charlotte Wells produz. 

LUCAS LOPES AFLITOS 

  1. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo 
  2. A Tragédia de Macbeth 
  3. Argentina, 1985 
  4. Drive My Car 
  5. A Mulher Rei 
  6. Nada de Novo no Front 
  7. Os Primeiros Soldados 
  8. Licorice Pizza 
  9. A Pior Pessoa do Mundo 
  10. Men: Faces do Medo 

Menção honrosa: “Não! Não Olhe”, “X – A Marca da Morte”, “Noites Brutais”.  

Comentário 

Do multiverso da loucura dos Daniels, passando pela elegância de “A Tragédia de Macbeth”, o resgate de si mesmo em “Drive My Car” ou da memória em “Argentina, 1985”. A força da mulher preta em “Mulher Rei”, o discurso ufanista em prol de nada em “Nada de Novo no Front”, a batalha em permanecer vivo em “Os Primeiros Soldados”, passando pela alegria, inconsistência e prazeres da adolescência e do peso de ser um jovem adulto em “Licorice Pizza” e “A Pior Pessoa do Mundo”, respectivamente, é a brutalidade do patriarcado em “Men”. Uma lista pequena e diversa para um apanhado de filmes lançados ano passado que, estando aqui ou não, (alguns) já se tornaram clássicos. 

MARCOS FARIA 

  1. Memória 
  2. Avatar: O Caminho da Água 
  3. Licorice Pizza 
  4. Top Gun: Maverick 
  5. Marte Um 
  6. Crimes do Futuro 
  7. Não, Não Olhe 
  8. RRR 
  9. Encontros 
  10. Era uma vez um Gênio 

Comentário 

É uma pena que o “Walk Up” de Hong Sang-soo, ainda sem lançamento comercial no Brasil, não possa estar nesta lista. De todo modo, o seu “Encontros” dá conta do recado. Em geral, foi um ano de blockbusters fora-da-curva, que trouxeram o senso de espetáculo de volta às telonas após anos de entorpecimento digital e cutscenes pré-fabricadas. Nesse cenário, é sintomático, também, a dominação mundial do indiano “RRR”, muito alardeado como outro possível antídoto contra a mesmice hollywoodiana que se impunha. Pelo menos dois filmes nacionais merecem destaque: o inconfundivelmente mineiro “Marte Um” e o fascinante “A Viagem de Pedro”. No mais, enquanto nos aproximamos do fim do mundo, vou levar “Crimes do Futuro” para meu bunker pós-apocalíptico exclusivo para performance artists. 

PÂMELA EURÍDICE 

  1. Aftersun 
  2. Argentina, 1985 
  3. Amigo Secreto 
  4. O Acontecimento 
  5. RRR 
  6. Flee 
  7. Crimes do Futuro 
  8. A Pior Pessoa do Mundo 
  9. Não, Não Olhe 
  10. Nada de Novo no Front 

Comentário 

Entre os critérios que me levaram a essa escolha destaco o incômodo. Ele é a liga que une todas essas produções, estando no topo, dois filmes que incomodam por apresentarem sem medo e de forma inteligível e didática a história recente de seus países e da América Latina; e uma produção que se preocupa em traçar o peso da memória e da ligação paterna na nossa jornada. Quem não sentiu um arrepio durante as tentativas e o aborto de Anne? Ou ficou apreensivo com a guerra no front ou com as cirurgias fetiches? Entender que não olhar era uma ordem dada aos escravizados que se naturalizou entre os negros americanos até meados dos anos 50 e os horrores de fugir de conflitos contemporâneos também comove e corrói, atormenta. “A pior pessoa do mundo” é leve nessa onda, visto que a crise dos 20/30, nesse contexto, é só chata mesmo e complexa. Por fim, “RRR” é um alento para quem curte números musicais, fantasia, épico e um leve bromance político. Vale a pena conferi-los. 

——————————————————————————————————————————————————

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2022.

Para cada lista, fizemos a pontuação:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!