Cine Set reserva os últimos dias dos anos para as tradicionais listas. Uma delas existe desde 2013 e enumera os filmes que não chegam aos cinemas de Manaus. Infelizmente, não se trata de uma tarefa difícil, pois muito mais produções deixam de chegar na cidade do que acabam estreando.

Veja as listas de 20142013 e 2012

Grandes atores e diretores não tiveram filmes lançados em Manaus. Trata-se de gente do naipe de Woody Allen, Paul Thomas Anderson, Tim Burton, Jean-Luc Godard, Jafar Panahi, Nanni Moretti, Ava DuVernay, Gaspar Noé, Emma Stone, Joaquin Phoenix, Kristen Stewart, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Jessica Chastain, Mark Ruffalo, Channing Tatum, Steve Carell, Reese Whiterspoon, Jesse Eisenberg, Gael García Bernal, Julianne Moore, Charlize Theron, Naomi Watts, Ben Stiller, Viggo Mortensen, Jake Gyllenhaal, Carey Mulligan e Meryl Streep.

Brasileiros? Tem sim, senhor: Walter Salles, Marina Person, Petra Costa, Jorge Furtado, Cristiano Burlan, Chico Buarque de Holanda, Cauby Peixoto, Othon Bastos, Irandhir Santos, Daniel Oliveira, Mariana Ximenes, Vladimir Britcha e Adriana Esteves.

Sem mais delongas, vamos ao TOP 10 das ausências nos cinemas de Manaus (a lista não leva em conta a qualidade dos filmes, mas o que representam, seja no cenário artístico, seja para ilustrar o panorama do circuito local de exibição):

O Homem Irracional, de Woody Allen

10. O Homem Irracional

Direção: Woody Allen
Elenco: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey
Estreia nacional: 27 de agosto

Pelo segundo ano consecutivo, Manaus ficou sem ver o novo filme de Woody Allen – em 2014, foi com “Magia ao Luar”. E isso porque a produção voltou a contar com uma atriz popular (Emma Stone) e um ator respeitado pelo público (Joaquin Phoenix). O cineasta novaiorquino, entretanto, não foi o único entre grandes diretores americanos sem ter filmes exibidos na cidade: Tim Burton e Paul Thomas Anderson, respectivamente, com “Grandes Olhos” e “Vício Inerente”, enfrentaram o problema. Se está difícil para eles, imagina para os outros nove.

O Clã (El Clan), de Pablo Trapero

9. O Clã

Direção: Pablo Trapero
Elenco: Antonia Bengoechea, Gastón Cocchiarale, Guillermo Francella
Estreia nacional: 10 de dezembro

“Relatos Selvagens” custou a chegar nos cinemas de Manaus. Teve uma chance no projeto Cinema de Arte do Cinépolis e fez bastante sucesso, sendo um dos mais comentados e vistos da mostra. Aliado à boa recepção da produção argentina, “O Clã” podia ter tido melhor destino do que ficar nesta mal fadada lista. Ganhador do prêmio de Melhor Direção no Festival de Veneza e representante dos hermanos para uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a produção é um suspense muito bem contado por Pablo Trapero, responsável por sucessos como “Abutres” e “Elefante Branco”. Símbolo da escassez do ótimo cinema latino pelas telas locais.

Straight Outta Compton - A História do N.W.A

8. Straight Outta Compton – A História do N.W.A

Direção: F. Gary Gray
Elenco: O’Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell, Marlon Yates Jr.
Estreia nacional: 29 de outubro

“Straight Outta Compton” surpreendeu ao estrear no mês de agosto nos EUA e permanecer três semanas na liderança das bilheterias. Como se já não bastasse, os elogios da crítica especializada sobraram e o filme sobre a trajetória do N.W.A, grupo responsável por popularizar o Gangsta Rap e nomes como Ice Cub, Dr. Dre, Eazy-E e The D.O.C, está cotado para o Oscar 2016. Além disso, representa a força dos negros na indústria após a esnobada da Academia em relação a “Selma” (outra ausência nas salas locais). A produção, entretanto, não conseguiu força no mercado nacional e não expandiu o mercado, sobrando para Manaus que perdeu um dos longas mais importantes do ano.

Dheepan - O Refúgio

7. Dheepan – O Refúgio

Direção: Jacques Audiard
Elenco: Antonythasan Jesuthasan, Kalieaswari Srinivasan, Claudine Vinasithamby
Estreia nacional: 29 de outubro

Vencer os principais festivais de cinema da Europa – Cannes, Veneza e Berlim – é quase como assinar um pacto para o filme não ser exibido nos cinemas de Manaus. Dúvida? O último ganhador do Leão de Ouro exibido na cidade foi “O Segredo de Brokeback Mountain”, em 2005, enquanto “Tropa de Elite”, em 2008, foi o derradeiro vencedor do festival alemão a chegar na capital. Quem leva a Palma de Ouro tem um pouquinho mais de sorte: “Azul é a Cor Mais Quente” foi exibido após conquistar a Riviera Francesa em 2013. O atual campeão, o francês “Dheepan”, não teve a mesma sorte, assim como o antecessor dele, “Sono de Inverno”, ambos lançados no Brasil (mas não em Manaus) em 2015.

O Ano Mais Violento, com Jessica Chastain e Oscar Isaac

6. O Ano Mais Violento

Direção: J.C Chandor
Elenco: Jessica Chastain, Oscar Isaac, David Oyelowo
Estreia nacional: 2 de abril

Como fazem falta bons filmes para adultos. “O Ano Mais Violento” preencheu essas lacunas com um suspense de primeira linha, escrito e dirigido por um diretor promissor e um elenco de primeira liderado pelos ótimos Jessica Chastain e Oscar Isaac. Mesmo sendo uma produção acessível ao público, a obra não teve vez nas salas locais, o que mostra os critérios cada vez mais estúpidos que predominam para a chegada dos filmes a Manaus.

Casa Grande, de Fellipe Barbosa

5. Casa Grande

Direção: Felipe Barbosa
Elenco: Thales Cavalcanti, Marcelo Novaes, Suzana Pires
Estreia nacional: 16 de abril

Manaus não pode acompanhar o olhar atento do cinema brasileiro ao público adolescente em 2015. Produções como “Califórnia”, “Últimas Conversas”, “Beira-Mar” e “Ausência” ficaram fora de cartaz na cidade. “Casa Grande” é mais uma dessas produções e dialoga com “Que Horas Ela Volta?” ao tratar as mudanças sociais sofridas pelo Brasil ao longo dos últimos anos a partir do ponto de vista de um adolescente acompanhando a derrocada financeira da família rica. Uma obra tão atual sem oportunidade no mercado. Triste.

Olmo e a Gaivota, de Petra Costa

4. Olmo e a Gaivota

Direção: Petra Costa e Lea Glob
Estreia nacional: 5 de novembro

Petra Costa enfrentou dificuldades, mais uma vez, para trazer o filme dela para Manaus. Igual como ocorrera com “Elena”, “Olmo e a Gaivota” ganhou campanha nas redes sociais para a chegada da produção à capital amazonense. Novamente, nada feito. Perdemos ao não ter acesso a uma obra questionadora sobre o direito da mulher em relação ao próprio corpo nestes tempos de tamanha intolerância no Brasil. Aprendemos, infelizmente, que as redes de cinema não estão mesmo atentas aos pedidos do consumidor.

Foxcatcher

3. Foxcatcher

Direção: Bennett Miller
Elenco: Steve Carell, Channing Tatum, Mark Ruffalo
Estreia nacional: 22 de janeiro

Acho incrível, realmente incrível como um filme indicado ao Oscar de Melhor Direção e tendo Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo não consegue ter espaço nos cinemas de Manaus. Se nenhuma das seis empresas com salas de exibição na cidade mostra interesse em trazer uma produção tão fácil de ser vendida como essa, bem, ou 1) há uma incompetência imensa do setor de marketing, ou 2) burrice da pessoa que programa ou, 3) a visão de que o público de Manaus é completamente estúpido para não conseguir apreciar um filme como “Foxcatcher”, ou 4) … (preencha como você quiser).

O Conto da Princesa Kaguya

2. O Conto da Princesa Kaguya

Direção: Isao Takahata
Elenco: Aki Asakura, Kengo Kora, Takeo Chii
Estreia nacional: 16 de julho

“O Conto da Princesa Kaguya” bateu na trave de ser exibido em Manaus. A animação chegou a ser anunciada pelo projeto “Cinema de Arte” do Cinépolis e, sem mais, acabou sendo substituído pela comédia francesa “Beijei uma Garota”. Houve outras especulações sobre a estreia do filme, mas o ano chegou ao fim e ficamos sem o filme. Outra trapalhada da rede mexicana foi a vinda de “Love”. O drama erótico de Gaspar Noé teve sessão especial confirmada para o Dia do Sexo no Shopping Ponta Negra, mas, aos 45 minutos do segundo tempo, tudo foi cancelado. Segundo o portal de notícias G1, a produção enfrentou resistência pelas cenas de sexo explícitas. Vida de cinéfilo em Manaus, definitivamente, não é fácil.

Chico Buarque – Artista Brasileiro

1. Chico – Artista Brasileiro

Direção: Miguel Faria Jr.
Estreia nacional: 26 de novembro

Mesmo com 62 salas de exibição em funcionamento, o documentário sobre um dos maiores compositores da MPB não está em cartaz na cidade. Chico Buarque de Hollanda perdeu o combate para “Victor Frankenstein” e “A Visita”. Na verdade, os derrotados somos nós, o público, que perdemos a chance de ver essas produções nos cinemas para dar espaço a tantas e tantas bobagens.


VEJA MAIS GRANDES FILMES NÃO EXIBIDOS NOS CINEMAS DE MANAUS EM 2015*:

* data ao lado dos filmes corresponde ao lançamento nos cinemas nacionais.

Crítica: Acima das Nuvens

Acima das Nuvens (drama com Juliette Binoche e Kristen Stewart) – 8 de Janeiro

leviatã

Leviatã – (drama russo de Andrey Zvyagintsev) – 15 de Janeiro

Depois da Chuva

Depois da Chuva (drama de Cláudio Marques, Marília Hughes) – 15 de Janeiro

Livre, com Reese Witherspoon

Livre (drama com Reese Whiterspoon) – 15 de Janeiro

Timbuktu

Timbutktu (drama de Abderrahmane Sissako) – 22 de Janeiro

Amor, Plástico e Barulho (drama com Maeve Jinkings) – 22 de Janeiro

Amy Adams em cena de Grandes Olhos, de Tim Burton

Grandes Olhos (drama de Tim Burton com Amy Adams) – 29 de Janeiro

Selma, de Ava DuVernay

Selma (drama indicado ao Oscar de Ava DuVernay) – 5 de Fevereiro

Dois Dias, Uma Noite, com Marion Cotillard

Dois Dias, Uma Noite (drama com Marion Cottilard) – 5 de Fevereiro

O Duplo (suspense com Jesse Eisenberg) – 26 de Fevereiro

Sr. Kaplan (drama uruguaio de Alvaro Brechner) – 26 de Fevereiro

Blind (drama norueguês de Eskil Vogt) – 5 de Março

Gael Garcia Bernal em cena de 118 Dias, de Jon Stewart

118 Dias (suspense de Jon Stewart com Gael García Bernal) – 5 de Março

Dois Lados do Amor, com James McAvoy e Jessica Chastain

Dois Lados do Amor (romance com James McAvoy e Jessica Chaistain) – 12 de Março

Julianne Moore em cena de Mapas Para as Estrelas, de David Cronenberg

Mapas Para as Estrelas (suspense de David Cronenberg com Julianne Moore) – 19 de Março

Joaquin Phoenix em cena de Vício Inerente, de Paul Thomas Anderson

Vício Inerente (suspense de Paul Thomas Anderson) – 26 de Março

Frank (comédia com Michael Fassbender) – 16 de Abril

As Maravilhas, de Alice Rohrwacher

As Maravilhas (drama vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2014) – 16 de Abril

Pássaro Branco na Nevasca (drama com Eva Green e Shailene Woodley) – 23 de Abril

Garotas (drama de Céline Sciamma) – 30 de Abril

Sono de Inverno

Sono de Inverno (drama vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2014) – 30 de Abril

Quando Meus Pais Não Estão em Casa (drama de Cingapura de Anthony Chen) – 30 de Abril

A Estrada 47, com Daniel Oliveira

A Estrada 47 (drama de guerra com Daniel Oliveira) – 7 de Maio

O Exótico Hotel Marigold 2 (comédia com Judi Dench e Bill Nighy) – 7 de Maio

A Gangue

A Gangue (drama ucraniano de Myroslav Slaboshpytskiy) – 14 de Maio

Cena de Um Pombo Pousou em um Galho Refletindo Sobre a Existência

Um Pombo Pousou em um Galho Refletindo Sobre a Existência (comédia vencedora do Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2014) – 14 de Maio

James Brown (musical com Chadwick Boseman) – 21 de Maio

Promessas de Guerra (drama com Russell Crowe) – 28 de Maio

Cauby – Começaria Tudo Outra Vez – 28 de Maio

Cena do filme Sangue Azul, de Lírio Ferreira

Sangue Azul (drama com Daniel Oliveira e Sandra Corveloni) – 4 de Junho

Hamlet (drama de Cristiano Burlan) – 4 de Junho

Retorno à Ítaca (drama de Laurent Cantet) – 4 de Junho

Kurt Cobain: Montage of Heck

Kurt Cobain: Montage of Heck (documentário sobre o líder do Nirvana) – 18 de Junho

Cena de Lugares Escuros, com Charlize Theron

Lugares Escuros (suspense com Charlize Theron) – 18 de Junho

Enquanto Somos Jovens (comédia com Ben Stiller e Naomi Watts) – 18 de Junho

Cena de Jauja

Jauja (drama de Lisandro Alonso com Viggo Mortensen) – 25 de Junho

O Gorila (comédia com Mariana Ximenes) – 25 de Junho

Um Pouco de Caos (drama com Kate Winslet e Alan Rickman) – 2 de Julho

Woody Allen

Woody Allen – Um Documentário (filme sobre a história do cineasta) – 2 de Julho

Phoenix (drama de guerra de Christian Petzold) – 9 de Julho

Uma Nova Amiga (drama de François Ozon) – 16 de Julho

Crítica: Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard

Adeus à Linguagem (experimental de Jean-Luc Godard) – 30 de Julho

Real Beleza (drama de Jorge Furtado com Vladimir Britcha e Adriana Esteves) – 6 de Agosto

Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte (comédia com Fabrice Luchini e Gemma Arterton) – 6 de Agosto

Obra, com Irandhir Santos

Obra (drama com Irahdhir Santos) – 13 de Agosto

A Dama Dourada (drama com Helen Mirren) – 13 de Agosto

O Último Cine Drive-In (comédia dramática com Othon Bastos) – 20 de Agosto

Entourage – Fama e Amizade (comédia baseada na série homônima) – 20 de Agosto

Periscópio (drama de Kiko Goifman) – 27 de Agosto

O Diário de uma Camareira (drama com Léa Seydoux) – 3 de Setembro

Jia Zhang-Ke, um Homem de Feyang (documentário de Walter Salles) – 3 de Setembro

Cena de Nocaute, com Jake Gylenhaal

Nocaute (drama de boxe com Jake Gyllenhaal) – 10 de Setembro

Love, de Gaspar Noé (versão censurada do Cine Set)

Love (drama erótico de Gaspar Noé) – 10 de Setembro

O Clube (drama chileno de Pablo Larraín) – 1 de Outubro

45 Anos (drama premiado com Charlotte Rampling) – 29 de Outubro

Pasolini (drama estrelado por Willem Dafoe) – 5 de Novembro

Cena de Beira-Mar

Beira-Mar (drama de Filipe Matzembacher) – 5 de Novembro

Órfãos do Eldorado (drama baseado no romance de Milton Hatoum) – 12 de Novembro

As Mil e uma Noites – Volume 1 (drama de Miguel Gomes) – 12 de Novembro

Malala Yousafzai

Malala (documentário de Davis Guggenheim)  – 19 de Novembro

Táxi Teerã

Táxi Teerã (docudrama vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim) – 25 de Novembro

Cena de Ausência, de Chico Teixeira, com Irandhir Santos

Ausência (drama de Chico Teixeira) – 25 de Novembro

Califórnia (drama de Marina Person) – 3 de Dezembro

Mia Madre

Mia Madre (drama italiano de Nanni Moretti) – 17 de Dezembro

Cena de Garota Sombria Caminha Pela Noite

Garota Sombria Caminha Pela Noite (terror iraniano de Ana Lily Amirpour) – 17 de Dezembro

Cena de As Sufragistas, com Meryl Streep

As Sufragistas (drama com Meryl Streep e Carey Mulligan) – 24 de Dezembro