O destaque dos brasileiros em Hollywood não é algo recente, mas aos poucos nossos atores têm conquistado papéis mais significativos e se tornado protagonistas em grandes produções. Wagner Moura é um excelente exemplo disso: antes de estrelar ao lado de Kirsten Dunst em “Guerra Civil”, ele já havia feito participações menores em outros filmes, ganhando espaço progressivamente. 

Outros nomes em ascensão, como Gabriel Leone, que recentemente participou do filme “Ferrari”, e Bruna Marquezine, que teve uma participação em “Besouro Azul”, indicam que a presença brasileira em Hollywood está aumentando. 

Nesta lista, vamos lembrar e destacar alguns nomes que são destaque e outros que ainda podem ser mais promissores no cinema internacional. 

LENDA: Sônia Braga

Sônia Braga é uma figura lendária do cinema brasileiro com uma carreira que atravessa décadas. Ela ganhou destaque em Hollywood com filmes como “O Beijo da Mulher-Aranha”, pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, “Rookie – Um Profissional do Perigo”, dirigido por ninguém menos do que Clint Eastwood.

MAIS BEM-SUCEDIDA: Alice Braga

Alice Braga é uma atriz brasileira com uma presença marcante em Hollywood. Ela ganhou atenção internacional em “Cidade de Deus” e, posteriormente, em “Eu Sou a Lenda”, ao lado de Will Smith. Alice também teve papéis importantes em produções como “Predadores”, “Elysium“, “Rainha do Sul” e “Novos Mutantes”. 

EM ASCENSÃO: Wagner Moura

Wagner Moura em Narcos - Primeira Temporada

Antes de aparecer em “Guerra Civil”, Wagner Moura já era conhecido internacionalmente, principalmente, pelo seu trabalho como Pablo Escobar na série “Narcos”, da Netflix. Sua atuação foi aclamada pela crítica e espectadores. Além de “Narcos”, Moura também participou de filmes como “Elysium”, no reboot de “Mr. & Mrs. Smith” e também como dublador no filme “Gato de Botas 2: O Último Pedido”. 

ENTRE ALTOS E BAIXOS: Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro é um dos atores brasileiros mais conhecidos em Hollywood. Ele alcançou fama internacional como Xerxes em “300”, demonstrando grande presença e carisma. Santoro também teve papéis em outros grandes sucessos, como “Simplesmente Amor”, “Che”, “Westworld” e “Lost”. A versatilidade permite que ele atue em uma variedade de gêneros, desde ação épica até drama e comédia romântica, tornando-o uma presença respeitável no cenário internacional. 

ILUSTRE DA TURMA: Seu Jorge

Dono de um vozeirão inconfundível, o ator e músico aproveitou o embalo de interpretar Mané Galinha em “Cidade de Deus” para emplacar uma carreira internacional. De cara, formou uma surpreendente parceria com Wes Anderson, tornando-se um dos destaques do simpático “A Vida Marinha com Steve Zissou”. Depois esteve em “O Escapista”, filme de ação protagonizado por Brian Cox, Damian Lewis, Joseph Fiennes e Dominic Cooper. Recentemente fez uma ponta em “Asteroid City”, novamente com Anderson. 

FIGURA CONHECIDA EM HOLLYWOOD: Morena Baccarin

Com uma carreira mais focada nos EUA para onde se mudou quando tinha sete anos, há quem nem lembre que Morena Baccarin nasceu no Rio de Janeiro. Em Hollywood, a atriz teve seu maior destaque em “Deadpool” ao lado de Ryan Reynolds. Ainda fez blockbusters como “Destruição Final” e “Serenity – A Luta Pelo Amanhã”, além de uma participação na série “Homeland”. 

TEM POTENCIAL: Gabriel Leone

Podemos dizer que Gabriel Leone vem crescendo como mais uma promessa do Brasil em Hollywood. Ele chamou a atenção recentemente com sua atuação em “Ferrari”, dirigido por Michael Mann, onde interpretou o piloto de corrida Alfonso de Portago. A expectativa é que o holofote cresça ainda mais interpretando Ayrton Senna na nova minissérie da Netflix. 

DA ITÁLIA A HOLLYWOOD: Maria Fernanda Cândido

Revelada na novela “Terra Nostra”, a atriz paranaense chamou a atenção dos fãs da saga Harry Potter ao ser confirmada como Vicência Santos, personagem fundamental de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”. No longa, ela atua ao lado de estrelas como Eddie Redmayne, Mads Mikkelsen e Jude Law. A carreira internacional de Maria Fernanda Cândido, entretanto, começou a ganhar destaque três anos antes com “O Traidor”, drama do italiano Marco Bellocchio que concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes. 

O COADJUVANTE: Henry Zaga

Pouco conhecido aqui no Brasil, o ator nasceu na capital federal, mas, já vive em Los Angeles há muito tempo com uma carreira toda focada em Hollywood. Igual Alice Braga, esteve no fracasso de “Os Novos Mutantes”. Nas séries, atuou em obras conhecidas como “13 Reasons Why”, “Teen Wolf” e “Quem é Você, Alasca?”.

QUEM SABE?: Sophie Charlotte

Michael Fassbender, Tilda Swinton, David Fincher… Sophie Charlotte?? Quem vê os créditos iniciais de “O Assassino”, na Netflix, até toma um susto ao se deparar com a atriz brasileira. A participação, é verdade, é muito pequena, mas, ainda assim, essencial para os rumos do thriller. Quem sabe não seja uma porta de entrada para futuros projetos? Talento, Sophie tem de sobra. 

PROMISSORA: BRUNA MARQUEZINE

Estrela no Brasil com destaque em novelas e publicidades, Bruna Marquezine resolveu apostar no mercado norte-americano. O resultado veio em 2023 com uma participação de destaque em “Besouro Azul”, da DC Comics. O fracasso do filme, entretanto, atrapalhou os planos para um impulso definitivo. A juventude, beleza e o talento da atriz, porém, permitem acreditar que novas oportunidades virão.