O Cine Set inicia, nesta sexta-feira (28), mais uma cobertura internacional: o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary!

Nosso correspondente na Europa, Lucas Pistilli irá representar o Cine Set no tradicional evento na República Tcheca.

Aqui no site, você confere as críticas dos filmes em exibição e um Diário de Bordo com Lucas falando curiosidades e impressões pessoais sobre a experiência de cobrir o festival.

Já no Stories, ele apresenta todo o que acontece em tempo real direto da República Tcheca.

Este é o terceiro evento internacional do Cine Set: a primeira aconteceu em 2017 com o Festival de Cannes e a segunda foi em 2017 e 2018 com Festival de Londres.

KARLOVY VARY 2019

O Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary é um dos principais eventos na Europa Central, trazendo muitas produções que se destacaram no Festival de Cannes.

Neste ano, a grande atração será o vencedor da Palma de Ouro, o sul-coreano “Parasite”. O documentário sobre o craque argentino Diego Armando Maradona, “Il Campione”, de Leonardo D’Agostini, “Anos 1990”, de Jonah Hill, “O Traidor”, de Marco Bellocchio, e “After the Wedding”, de Bart Freundlich, também serão outros destaques de Karlovy Vary. 

O evento ainda vai contar com estrelas do cinema mundial, entre elas, Julianne Moore (“Gloria Bell“), Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar“) e Patricia Clarkson (“Sharp Objects“), 

Existente desde 1948, o evento tcheco já premiou o cinema nacional: “Eu, Tu, Eles”, de Andrucha Waddington, levou o Globo de Cristal – Grand Prix, em 2000.

Crítica | ‘O Dublê’ – cinema de piscadela funciona desta vez

David Leitch: sintoma do irritante filão contemporâneo do cinema de piscadela, espertinho, de piadinhas meta e afins. A novidade no seu caso são as doses nada homeopáticas de humor adolescente masculino. Dê uma olhada em sua filmografia e você entenderá do que falo:...

‘Rivais’: a partida debochada e sensual de Luca Guadagnino

Luca Guadagnino dá o recado nos primeiros segundos de “Rivais”: cada gota de suor, cada cicatriz, cada olhar e cada feixe de luz carregam bem mais do que aparentam. O que parece uma partida qualquer entre um dos melhores tenistas do mundo e outro que não consegue...

‘A Paixão Segundo G.H’: respeito excessivo a Clarice empalidece filme

Mesmo com a carreira consolidada na televisão – dirigiu séries e novelas - admiro a coragem de Luiz Fernando Carvalho em querer se desafiar como diretor de cinema ao adaptar obras literárias que são consideradas intransponíveis ou impossíveis de serem realizadas para...

‘La Chimera’: a Itália como lugar de impossibilidade e contradição

Alice Rohrwacher tem um cinema muito pontual. A diretora, oriunda do interior da Toscana, costuma nos transportar para esta Itália que parece carregar consigo: bucólica, rural, encantadora e mágica. Fez isso em “As Maravilhas”, “Feliz como Lázaro” e até mesmo nos...

‘Late Night With the Devil’: preso nas engrenagens do found footage

A mais recente adição ao filão do found footage é este "Late Night With the Devil". Claramente inspirado pelo clássico britânico do gênero, "Ghostwatch", o filme dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, dupla australiana trabalhando no horror independente desde a última...

‘Rebel Moon – Parte 2’: desastre com assinatura de Zack Snyder

A pior coisa que pode acontecer com qualquer artista – e isso inclui diretores de cinema – é acreditar no próprio hype que criam ao seu redor – isso, claro, na minha opinião. Com o perdão da expressão, quando o artista começa a gostar do cheiro dos próprios peidos, aí...

‘Meu nome era Eileen’: atrizes brilham em filme que não decola

Enquanto assistia “Meu nome era Eileen”, tentava fazer várias conexões sobre o que o filme de William Oldroyd (“Lady Macbeth”) se tratava. Entre enigmas, suspense, desejo e obsessão, a verdade é que o grande trunfo da trama se concentra na dupla formada por Thomasin...

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...