Caio Pimenta apresenta 10 filmes das mostras competitivas do Festival de Gramado 2021 imperdíveis.

A SUSPEITA 

Vamos começar com a categoria de Longas-Metragens brasileiros. O primeiro é o filme de abertura “A Suspeita”. Dirigido pelo Pedro Peregrino, o suspense traz a Glória Pires de protagonista. 

No filme, ela interpreta uma veterana investigadora da polícia que, de uma hora para outra, se vê como a principal suspeita da morte de um escritor responsável pela biografia de um traficante. Nesta confusão toda, ela ainda descobre ter Mal de Alzheimer. 

HOMEM ONÇA 

O Chico Diaz pode ganhar o segundo prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado com “Homem-Onça”. 

A produção comandada pelo Vinicius Reis traz o ator como um funcionário de uma companhia de gás privatizada que precisa demitir seus colegas e também se aposentar. Ele decide voltar a morar na cidade natal, onde descobre que a fera que habitava as matas da região na infância dele continua viva. 

Filme propício em tempos de privatização dos Correios… 

JESUS KID 

Ganhador de Gramado com “Ferrugem” e vindo do sucesso de “O Caso Evandro”, o Aly Muritiba chega forte ao festival com “Jesus Kid”. 

No filme, o Paulo Miklos interpreta um escritor que vê o personagem principal da carreira não vender mais como antes. A salvação pode se torna um roteirista de cinema. 

O projeto é baseado no livro do Lourenço Mutarelli, autor do ótimo “O Cheiro do Ralo” e “Quando Era Vivo”. 

CARRO REI 

Exibido no Festival de Roterdã deste ano, “Carro Rei” leva a ficção científica pernambucana para o Rio Grande do Sul. 

Dirigido pela Renata Pinheiro, o filme traz um protagonista chamado Uno que se comunica com carros desde a infância. Ao crescer, ele resolve revitalizar um veículo antigo que acaba por ganhar consciência e inicia uma revolta envolvendo carros e humanos. 

“Carro Rei” traz o Matheus Nachtergaele no elenco e deve trazer uma bem-vinda loucura a Gramado. 

O NOVELO 

Os dramas familiares também darão as caras no festival e o representante maior deles é “O Novelo”.  

O filme mostra cinco irmãos que recebem a notícia de que um homem que pode ser o pai deles está internado em uma UTI. No corredor do hospital, eles relembram as trajetórias enquanto fazem tricô. Literalmente. 

O elenco conta com o Rocco Pitanga, André Ramiro e o Nando Cunha no longa dirigido pela Claudia Pinheiro. 

ANIMAIS NA PISTA 

Chegou a vez dos curtas-metragens brasileiros. Para começar, tem “Animais na Pista”, adaptação do conto “Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência”, do Rubem Fonseca. 

O drama paraibano mostra as consequências de um acidente de trânsito agravada pela miséria da região. O diretor Otto Cabral conta esta história em um plano-sequência durante os quase 15 minutos de filme. 

Para quem perdeu na Mostra Tiradentes deste ano, é uma boa oportunidade de assistir um filme, no mínimo, instigante. 

MEMÓRIA DE QUEM (NÃO) FUI 

Depois do ótimo “Aquarela”, o Thiago Kistenmacker chega a Gramado com “Memória de Quem (Não) Fui”. 

O curta representando o Rio de Janeiro mostra como a morte de Marina transforma seu passado em herança. Sua memória e o retrato de sua identidade são reféns em uma disputa pelo reconhecimento de seu gênero. 

STONE HEART 

Claro que eu tinha que falar do cinema amazonense. Ano passado, “O Barco e o Rio” trouxe para Manaus cinco Kikitos, incluindo, Melhor Filme do Júri e do Júri Popular.

Quem tentará repetir o feito é “Stone Heart”, do Humberto Rodrigues. 

A animação se passa em um mundo pós-apocalíptico em que os seres humanos se transformam em pedras, presos em seus piores vícios. A oportunidade de um recomeço surge com a presença de uma flor. 

A produtora Petit Fabrik é a mesma de “Lupita no Planeta de Gente Grande”, animação exibida na TV Brasil recentemente. A empresa amazonense realizou “Stone Heart” em parceria com a Druzina Content com coprodução da KFStudios e Bacteria Filmes.

GRAN AVENIDA 

Por fim, tem os filmes da mostra competitiva de longas estrangeiros. Eu começo com um chileno. 

“Gran Avenida” mostra a vida de famílias com os mais diversos interesses – um homem que deseja ser pai, outro que quer passar mais tempo com a família, uma mulher que busca morar no Brasil e outra que planeja viver bem longe dali. Um celular roubado, decisões equivocadas e a falta de jeito deles faz com que os destinos de todos se cruzem. 

PLANTA PERMANENTE 

E chego, finalmente, em “Planta Permanente”, co-produção Argentina/Uruguai do diretor Ezequiel Radusky. 

A história acompanha Lila, uma faixineira que faz sucesso por cuidar do refeitória não oficial dos funcionários de uma empresa ao lado de uma colega. Ao ter a oportunidade de administrar o local oficialmente como chefe a partir de uma reforma, a protagonista se vê alvo da inveja da amiga e a situação só piora. 

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #77

Filme: Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X Direção: Marcus A. Clarke Sinopse: Documentário narra a história extraordinária e trágica da amizade entre duas das figuras mais emblemáticas do século 20: Muhammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos, e Malcolm...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #76

Filme: Quanto Vale? Direção: Sara Colangelo Elenco: Michael Keaton, Stanley Tucci, Amy Ryan, Laura Benanti Sinopse: Ken Feinberg (Michael Keaton) é um advogado que precisa aprender o verdadeiro significado de empatia quando se depara com uma tarefa quase impossível:...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #75

Filme: Desobediência Direção: Sebastián Lelio Elenco: Rachel Weisz, Rachel McAdams, Alessandro Nivola, Anton Lesser Sinopse: A fotógrafa Ronit (Rachel Weisz) retorna para a cidade natal pela primeira vez em muitos anos em virtude da morte do pai, um respeitado rabino....

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #74

Filme: Chico - Artista Brasileiro Direção: Miguel Faria Jr. Sinopse: Chico Buarque é uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Ele conversa sobre toda a sua trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #73

Filme: O Despertar de uma Paixão Direção: John Curran Elenco: Naomi Watts, Edward Norton, Liev Schreiber, Toby Jones Sinopse: Década de 1920. Walter Fane (Edward Norton) é um médico de classe média alta casado com Kitty (Naomi Watts). Eles se casaram pelos motivos...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #72

Filme: A Nuvem Direção: Just Philippot Elenco: Suliane Brahim, Sofian Khammes, Marie Narbonne, Raphaël Romand Sinopse: Suspense acompanha Virginie que mora numa fazenda com os filhos Laura e Gaston, criando gafanhotos como fonte de proteína. Com preocupações de...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #71

Filme: Steve Jobs  Direção: Danny Boyle  Elenco: Michael Fassbender, Kate Winslet, Jeff Daniels, Seth Rogen  Sinopse: Três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #70

Filme: A Última Carta de Amor Direção: Augustine Frizzell Elenco: Shailene Woodley, Felicity Jones, Joe Alwyn Sinopse: Romance acompanha entre o passado e o presente, a jovem Jennifer Stirling (Shailene Woodley) após acordar sem memória, nos anos 60 em Londres. Com...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #69

Filme: A Múmia Direção: Stephen Sommers Elenco: Rachel Weisz, John Hannah, Arnold Vosloo Sinopse: Em 1926, um grupo de arqueologistas descobre uma tumba na cidade perdida de Hamunaptra. Dentro da tumba encontrado o corpo de Imhotep (Arnold Vosloo), o sacerdote do...

7 Grandes Filmes Para Você Descobrir na HBO Max

O serviço de streaming mais aguardado de 2021 finalmente chegou. Após mais de um ano espera, a HBO Max aterrissou ao Brasil com um catálogo que inclui filmes, séries e programas da HBO, Warner Bros, Cartoon Network e DC Extend Universe (DCEU). Ainda que os títulos...