Caio Pimenta apresenta 10 filmes das mostras competitivas do Festival de Gramado 2021 imperdíveis.

A SUSPEITA 

Vamos começar com a categoria de Longas-Metragens brasileiros. O primeiro é o filme de abertura “A Suspeita”. Dirigido pelo Pedro Peregrino, o suspense traz a Glória Pires de protagonista. 

No filme, ela interpreta uma veterana investigadora da polícia que, de uma hora para outra, se vê como a principal suspeita da morte de um escritor responsável pela biografia de um traficante. Nesta confusão toda, ela ainda descobre ter Mal de Alzheimer. 

HOMEM ONÇA 

O Chico Diaz pode ganhar o segundo prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado com “Homem-Onça”. 

A produção comandada pelo Vinicius Reis traz o ator como um funcionário de uma companhia de gás privatizada que precisa demitir seus colegas e também se aposentar. Ele decide voltar a morar na cidade natal, onde descobre que a fera que habitava as matas da região na infância dele continua viva. 

Filme propício em tempos de privatização dos Correios… 

JESUS KID 

Ganhador de Gramado com “Ferrugem” e vindo do sucesso de “O Caso Evandro”, o Aly Muritiba chega forte ao festival com “Jesus Kid”. 

No filme, o Paulo Miklos interpreta um escritor que vê o personagem principal da carreira não vender mais como antes. A salvação pode se torna um roteirista de cinema. 

O projeto é baseado no livro do Lourenço Mutarelli, autor do ótimo “O Cheiro do Ralo” e “Quando Era Vivo”. 

CARRO REI 

Exibido no Festival de Roterdã deste ano, “Carro Rei” leva a ficção científica pernambucana para o Rio Grande do Sul. 

Dirigido pela Renata Pinheiro, o filme traz um protagonista chamado Uno que se comunica com carros desde a infância. Ao crescer, ele resolve revitalizar um veículo antigo que acaba por ganhar consciência e inicia uma revolta envolvendo carros e humanos. 

“Carro Rei” traz o Matheus Nachtergaele no elenco e deve trazer uma bem-vinda loucura a Gramado. 

O NOVELO 

Os dramas familiares também darão as caras no festival e o representante maior deles é “O Novelo”.  

O filme mostra cinco irmãos que recebem a notícia de que um homem que pode ser o pai deles está internado em uma UTI. No corredor do hospital, eles relembram as trajetórias enquanto fazem tricô. Literalmente. 

O elenco conta com o Rocco Pitanga, André Ramiro e o Nando Cunha no longa dirigido pela Claudia Pinheiro. 

ANIMAIS NA PISTA 

Chegou a vez dos curtas-metragens brasileiros. Para começar, tem “Animais na Pista”, adaptação do conto “Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência”, do Rubem Fonseca. 

O drama paraibano mostra as consequências de um acidente de trânsito agravada pela miséria da região. O diretor Otto Cabral conta esta história em um plano-sequência durante os quase 15 minutos de filme. 

Para quem perdeu na Mostra Tiradentes deste ano, é uma boa oportunidade de assistir um filme, no mínimo, instigante. 

MEMÓRIA DE QUEM (NÃO) FUI 

Depois do ótimo “Aquarela”, o Thiago Kistenmacker chega a Gramado com “Memória de Quem (Não) Fui”. 

O curta representando o Rio de Janeiro mostra como a morte de Marina transforma seu passado em herança. Sua memória e o retrato de sua identidade são reféns em uma disputa pelo reconhecimento de seu gênero. 

STONE HEART 

Claro que eu tinha que falar do cinema amazonense. Ano passado, “O Barco e o Rio” trouxe para Manaus cinco Kikitos, incluindo, Melhor Filme do Júri e do Júri Popular.

Quem tentará repetir o feito é “Stone Heart”, do Humberto Rodrigues. 

A animação se passa em um mundo pós-apocalíptico em que os seres humanos se transformam em pedras, presos em seus piores vícios. A oportunidade de um recomeço surge com a presença de uma flor. 

A produtora Petit Fabrik é a mesma de “Lupita no Planeta de Gente Grande”, animação exibida na TV Brasil recentemente. A empresa amazonense realizou “Stone Heart” em parceria com a Druzina Content com coprodução da KFStudios e Bacteria Filmes.

GRAN AVENIDA 

Por fim, tem os filmes da mostra competitiva de longas estrangeiros. Eu começo com um chileno. 

“Gran Avenida” mostra a vida de famílias com os mais diversos interesses – um homem que deseja ser pai, outro que quer passar mais tempo com a família, uma mulher que busca morar no Brasil e outra que planeja viver bem longe dali. Um celular roubado, decisões equivocadas e a falta de jeito deles faz com que os destinos de todos se cruzem. 

PLANTA PERMANENTE 

E chego, finalmente, em “Planta Permanente”, co-produção Argentina/Uruguai do diretor Ezequiel Radusky. 

A história acompanha Lila, uma faixineira que faz sucesso por cuidar do refeitória não oficial dos funcionários de uma empresa ao lado de uma colega. Ao ter a oportunidade de administrar o local oficialmente como chefe a partir de uma reforma, a protagonista se vê alvo da inveja da amiga e a situação só piora. 

10 Grandes Atuações Masculinas Infantis nos Cinemas

Existem atores que realizam performances tão extraordinárias que deixam uma marca indelével em gerações inteiras, como Marlon Brando em "O Poderoso Chefão" ou Meryl Streep em "A Escolha de Sofia". No entanto, é importante reconhecer que esses artistas geralmente...

Adanilo nos cinemas: conheça 7 filmes do ator amazonense de ‘Renascer’

A estreia de "Renascer", remake da novela clássica da Globo nos anos 1990, terá um gosto especial para quem acompanha o cinema amazonense: Adanilo, um dos maiores talentos da cultura local dos últimos anos, será um dos protagonistas do folhetim. Interpretando...

Cinema em 2024: as 7 maiores polêmicas certas para o novo ano

O Cine Set antecipou muitas das tretas de 2023 da Film Twitter Brasil e do cinema mundial como um todo em uma postagem logo no primeiro dia do ano. Para criar uma tradição, chegou a hora de apostar quais serão os principais debates do mundo cinematográfico para 2024: ...

Os 10 Grandes Nomes do Cinema Brasileiro em 2023 

Escolher 10 nomes do cinema brasileiro que se destacaram em 2023 é uma tarefa inglória visto que tivemos tantos grandes artistas com trabalhos marcantes e relevantes, conquistando o país e o mundo.   Por outro lado, listas e retrospectivas ajudam tanto do ponto de...

O Melhor e o Pior da Parceria Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio | Ranking Cine Set

“Assassinos da Lua das Flores” está entre nós, e é mais um belo filme do mestre Martin Scorsese, no qual ele faz seus dois grandes “musos inspiradores” contracenarem pela primeira vez num trabalho dele, os astros Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Às vezes, acontecem...

O Melhor e o Pior da Parceria Martin Scorsese e Robert De Niro | Ranking Cine Set

“Assassinos da Lua das Flores” está entre nós, e é mais um belo filme do mestre Martin Scorsese, no qual ele faz seus dois grandes “musos inspiradores” contracenarem pela primeira vez num trabalho dele, os astros Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Às vezes, acontecem...

Cinco em Set | Filmes de Terror do Cinema Brasileiro

A bruxa está oficialmente à solta no Cine Set. Posso adiantar logo de cara, por exemplo, que esta não será a única lista de Halloween que nosso estimado portal terá esta semana. Mas esta é, sim, a primeira lista de filmes de terror nacionais publicada aqui no site,...

Cinco em Set: A Arte Brasileira na Tela do Cinema

O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro encerrou a retrospectiva da obra de Heitor dos Prazeres - compositor, sambista, desenhista de moda, marceneiro, pintor – na última segunda-feira (18/9) e provavelmente estamos esquecendo alguma de suas ocupações. Os...

Cinco em Set | Meus Favoritos de Julio Bressane

É sempre curioso e chocante notar como alguns dos nomes mais importantes do mundo cinéfilo não passam de palavras ao vento à maioria dos ouvidos incautos. Não se trata, naturalmente, de "privilégio" apenas da Sétima Arte. Mas talvez o cinema, por seu caráter massivo e...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 10 Melhor Filme de Ficção

De "Estômago" a "Cidade de Deus", Caio Pimenta traz a segunda parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/gpYDqOHXnNY 10 . BICHO DE SETE CABEÇAS O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pode ter muitos...