Caio Pimenta apresenta 10 filmes das mostras competitivas do Festival de Gramado 2021 imperdíveis.

A SUSPEITA 

Vamos começar com a categoria de Longas-Metragens brasileiros. O primeiro é o filme de abertura “A Suspeita”. Dirigido pelo Pedro Peregrino, o suspense traz a Glória Pires de protagonista. 

No filme, ela interpreta uma veterana investigadora da polícia que, de uma hora para outra, se vê como a principal suspeita da morte de um escritor responsável pela biografia de um traficante. Nesta confusão toda, ela ainda descobre ter Mal de Alzheimer. 

HOMEM ONÇA 

O Chico Diaz pode ganhar o segundo prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado com “Homem-Onça”. 

A produção comandada pelo Vinicius Reis traz o ator como um funcionário de uma companhia de gás privatizada que precisa demitir seus colegas e também se aposentar. Ele decide voltar a morar na cidade natal, onde descobre que a fera que habitava as matas da região na infância dele continua viva. 

Filme propício em tempos de privatização dos Correios… 

JESUS KID 

Ganhador de Gramado com “Ferrugem” e vindo do sucesso de “O Caso Evandro”, o Aly Muritiba chega forte ao festival com “Jesus Kid”. 

No filme, o Paulo Miklos interpreta um escritor que vê o personagem principal da carreira não vender mais como antes. A salvação pode se torna um roteirista de cinema. 

O projeto é baseado no livro do Lourenço Mutarelli, autor do ótimo “O Cheiro do Ralo” e “Quando Era Vivo”. 

CARRO REI 

Exibido no Festival de Roterdã deste ano, “Carro Rei” leva a ficção científica pernambucana para o Rio Grande do Sul. 

Dirigido pela Renata Pinheiro, o filme traz um protagonista chamado Uno que se comunica com carros desde a infância. Ao crescer, ele resolve revitalizar um veículo antigo que acaba por ganhar consciência e inicia uma revolta envolvendo carros e humanos. 

“Carro Rei” traz o Matheus Nachtergaele no elenco e deve trazer uma bem-vinda loucura a Gramado. 

O NOVELO 

Os dramas familiares também darão as caras no festival e o representante maior deles é “O Novelo”.  

O filme mostra cinco irmãos que recebem a notícia de que um homem que pode ser o pai deles está internado em uma UTI. No corredor do hospital, eles relembram as trajetórias enquanto fazem tricô. Literalmente. 

O elenco conta com o Rocco Pitanga, André Ramiro e o Nando Cunha no longa dirigido pela Claudia Pinheiro. 

ANIMAIS NA PISTA 

Chegou a vez dos curtas-metragens brasileiros. Para começar, tem “Animais na Pista”, adaptação do conto “Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência”, do Rubem Fonseca. 

O drama paraibano mostra as consequências de um acidente de trânsito agravada pela miséria da região. O diretor Otto Cabral conta esta história em um plano-sequência durante os quase 15 minutos de filme. 

Para quem perdeu na Mostra Tiradentes deste ano, é uma boa oportunidade de assistir um filme, no mínimo, instigante. 

MEMÓRIA DE QUEM (NÃO) FUI 

Depois do ótimo “Aquarela”, o Thiago Kistenmacker chega a Gramado com “Memória de Quem (Não) Fui”. 

O curta representando o Rio de Janeiro mostra como a morte de Marina transforma seu passado em herança. Sua memória e o retrato de sua identidade são reféns em uma disputa pelo reconhecimento de seu gênero. 

STONE HEART 

Claro que eu tinha que falar do cinema amazonense. Ano passado, “O Barco e o Rio” trouxe para Manaus cinco Kikitos, incluindo, Melhor Filme do Júri e do Júri Popular.

Quem tentará repetir o feito é “Stone Heart”, do Humberto Rodrigues. 

A animação se passa em um mundo pós-apocalíptico em que os seres humanos se transformam em pedras, presos em seus piores vícios. A oportunidade de um recomeço surge com a presença de uma flor. 

A produtora Petit Fabrik é a mesma de “Lupita no Planeta de Gente Grande”, animação exibida na TV Brasil recentemente. A empresa amazonense realizou “Stone Heart” em parceria com a Druzina Content com coprodução da KFStudios e Bacteria Filmes.

GRAN AVENIDA 

Por fim, tem os filmes da mostra competitiva de longas estrangeiros. Eu começo com um chileno. 

“Gran Avenida” mostra a vida de famílias com os mais diversos interesses – um homem que deseja ser pai, outro que quer passar mais tempo com a família, uma mulher que busca morar no Brasil e outra que planeja viver bem longe dali. Um celular roubado, decisões equivocadas e a falta de jeito deles faz com que os destinos de todos se cruzem. 

PLANTA PERMANENTE 

E chego, finalmente, em “Planta Permanente”, co-produção Argentina/Uruguai do diretor Ezequiel Radusky. 

A história acompanha Lila, uma faixineira que faz sucesso por cuidar do refeitória não oficial dos funcionários de uma empresa ao lado de uma colega. Ao ter a oportunidade de administrar o local oficialmente como chefe a partir de uma reforma, a protagonista se vê alvo da inveja da amiga e a situação só piora. 

Bruce Willis nos cinemas: 7 Filmes Essenciais da Carreira do Astro

A história do cinema norte-americano dos últimos 40 anos se confunde muito com a carreira de Bruce Willis. Afinal, a estrela foi além do simples astro de filmes de ação repletos de explosões como se tentou rotulá-lo durante um bom tempo. Não que ele não tenha feito...

Top 5 melhores filmes com cenas de jogos clássicos

É verdade que os jogos clássicos são uma das formas de entretenimento mais populares de todos os tempos, mas a maior parte das pessoas encara-os apenas como um divertimento e não como uma ótima fonte para momentos e cenas dramáticas. Essa ideia não poderia estar mais...

Os 9 melhores filmes sobre esportes

Os esportes podem ter desdobramentos incríveis. Por exemplo, hoje em dia é possível encontrar um site de aposta UFC, nós temos músicas inspiradas em esportes e, é claro, temos vários filmes. Não estamos falando de filmes quaisquer, mas verdadeiras obras que marcam...

Top 5 Melhores Séries Animadas para assistir na Netflix

Não, as séries animadas não são feitas apenas para crianças! Na verdade, hoje a maioria desses programas não são destinados ao público infantil e são produzidos para agradar ao público adulto. Neste artigo reunimos algumas das melhores séries animadas da Netflix para...

Os 10 Maiores Ataques do Governo Bolsonaro Contra o Cinema Brasileiro em 2021

A escalada do governo Bolsonaro contra a cultura brasileira não é novidade como apontamos nos especiais feitos em 2019 e 2020 dos ataques ao setor do cinema. Neste ano, assistimos ao ápice deste processo: o incêndio em uma unidade da Cinemateca no dia 29 de julho.   O...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #86

Filme: Sete Prisioneiros Direção: Alex Moratto Elenco: Christian Malheiros, Rodrigo Santoro, Cecília Homem de Mello Sinopse: O jovem Mateus aceita trabalhar em um ferro-velho em São Paulo com o novo chefe Luca para ganha uma oportunidade de dar uma vida melhor à...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #85

Filme: Vingança & Castigo Direção: Jeymes Samuel Elenco: Jonathan Majors, Idris Elba, Regina King, Zazie Beetz, LaKeith Stanfield, Delroy Lindo Sinopse: Quando o fora da lei Nat Love (Jonathan Majors) descobre que seu maior inimigo, Rufus Buck (Idris Elba), será...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #84

Filme: Army of Thieves Direção: Matthias Schweighöfer Elenco: Matthias Schweighöfer, Nathalie Emmanuel, Ruby O. Fee Sinopse: Derivado de Army of the Dead, o filme traz a história a vida do bancário Ludwig Dieter (Matthias Schweighöfer) passa por uma reviravolta quando...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #83

Filme: Gran Torino Direção: Clint Eastwood  Elenco: Clint Eastwood, Bee Vang, Ahney Her  Sinopse: Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos, bebe cerveja e vai mensalmente ao...

Cinema em Tempos de Coronavírus: Dicas de Filmes no Streaming #82

Filme: O Lobo Atrás da Porta  Direção: Fernando Coimbra  Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento  Sinopse: Uma criança é sequestrada e seus pais, Bernardo e Sylvia, decidem ir até a delegacia. O delegado resolve interrogá-los separadamente e descobre...